3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Citopatologia Citologia Oncótica
Advertisements

Vera Regina Medeiros Andrade
Vacina HPV Mayana Macedo – MR2 Salvador 25 outubro 2010.
Medicina do adolescente
Câncer de Vulva: como conduzir?
HPV Papilomavírus humano
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Autores: Bulgarelli, Jaqueline Vilela; Diniz, Olívia Cristina.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
Resultados das Políticas Públicas no Câncer de Colo Uterino Maria Inez Pordeus Gadelha São Paulo – 28 de setembro de 2016.
Outubro Rosa.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
RESULTADOS da CIRUGIA DE WERTHEIM-MEIGS no TRATAMENTO do CÂNCER INICIAL de COLO UTERINO : ESTUDO OBSERVACIONAL Karina Elord Castro Ribeiro da Silveira1.
Papilomavírus Humanos (HPV)
Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira
Ana Cristina Cleto Serviço de Radioterapia – CHUC
TUMORES DE CÉLULAS GERMINATIVAS DO TESTÍCULO E QUIMIOTERAPIA
Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Tumor nãoinvasivodaBexiga o quefazer?
PANCITOPÉNIA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE NEOPLASIA DA MAMA Nadine Monteiro, Daniel Romeira, Eduarda Comenda, Ana Sofia Santos, Filipa Moleiro, Helena.
A Jornada da paciente de colo de útero
História Natural da Doença
Diagnósticos e Tratamento do Câncer de Colo Uterino Inicial: situação atual, acesso a rede, oportunidade de ampliação na cobertura diagnóstica.
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
TUMOR NEUROENDÓCRINO DO COLO CASO CLÍNICO A. MENDES, C. MARQUES, A
Componente sarcomatóide
CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA
CASO CLÍNICO- CARCINOMA DA URETRA
Serviço de Urologia - Rui Amorim Director: Dr. Luís Ferraz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Melanoma da uretra 2 casos clínicos Paulo Araújo
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
Transferência de Embriões em Eqüinos
Avaliação nutricional e apresentação de dados de pacientes do ITACI
História da Mamografia no Brasil
CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA.
- Belo Horizonte, abril de 2012
AMBULATORIO DE GINECOLOGIA ONCOLÓGICA
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Curso Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Perda de produtividade devido a mortes prematuras por câncer nos BRICS
VACINAÇÃO CONTRA HPV População elegível para receber gratuitamente a vacinação contra HPV1,2 * Até 2020, a faixa etária masculina será ampliada gradativamente.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Neoplasia.
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
História Natural da Doença
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
SUELEN PEIXOTO MARINHO DE DEUS
Disciplina de Bioestatística
CÂNCER DE MAMA.
Temas Integrados em Biomedicina II Provas de Funções Hepáticas.
OUTUBRO ROSA Serviço de Convivência Sodiprom
Endometriose. Introdução Glândulas e estroma endometrial fora da cavidade uterina Podem ocorrer → pelve, peritônio, diafragma,intestino e também na cavidade.
Vanessa Carla de Moraes Gonçalves Cirino
HPV. ETIOLOGIA Família Papilomaviridae Genoma DNA dupla fita, circular. Não envelopado Multiplicação intranuclear Cerca de 120 tipos reconhecidos A maioria.
HPV: RELAÇÃO PATOGÊNICA COM O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Correção lista de exercícios.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Envelhecimento da sociedade contemporânea
CONCEITO  A vacinação para prevenção do HPV representa potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. O Ministério da Saúde.
Transcrição da apresentação:

3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer 28.09.2016 8h30 às 10h30.

Câncer do colo do útero: doença prevenível, evitável, detectável em estágios precoces, tratavel com ~ 100% de sucesso em estágios iniciais SOBREVIDA GLOBAL DE 5 ANOS APENAS 54% (ICESP-HCFMUSP)

Câncer do colo do útero: Aumento de 4,8% nos novos casos (16.340 vs 15.590) 3,3% de aumento nas taxas de morte (15,85 /100 mil vs 15,33/100 mil mulheres). 01 morte a cada 90 min 5.000 mortes/ano

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Colo uterino normal de uma adolescente Vacinas HPV 6-11-16-18 Eficácia ~ 70% dos cânceres de colo do útero

CÂNCER DE COLO UTERINO: Tipos de HPV ICESP- HCFMUSP 2009-2016 Tipos de HPV?

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Mulher jovem Presença de HPV no colo Vigilância Colposcopia

CÂNCER DE COLO UTERINO: Idade ICESP- HCFMUSP 2009-2016

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Mulher jovem O inicio da doença Colposcopia Biópsia Tratamento simples ambulatorial

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Tratamento das neoplasias pré-invasivas Cauterização Laser CAF

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial A doença começa a progredir... Carcinoma micro-invasivo (<3mm)

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Tratamento da doença incial (até 3 mm) Conização

Mais de uma década de evolução normal intraepitelial Câncer invasor

Câncer de Colo Uterino na Linha da Vida / Tratamento Cirúrgico do Tumor Inicial Carcinoma invasor inicial Restrito ao colo do útero Histerectomia radical Parametrectomia Linfadenectomia pélvica

Carcinoma invasor Extensão da cirurgia

Carcinoma invasor inoperável Paramétrios + Tumor > 4 cm QT + RT