Transporte e Logística

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Transcrição da apresentação:

Transporte e Logística Armazenagem Transporte e Logística Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Armazenagem Um método adequado para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados permite: Diminuir os custos de operação; Melhorar a qualidade dos produtos; Acelerar o ritmo dos trabalhos; Redução nos acidentes de trabalho; Redução no desgaste dos equipamentos de movimentação; Menor número de problemas de separação de entrega = Cliente Satisfeito Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Fatores Básicos que Determinam Armazenagem Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção; Garantia da continuidade de produção; Redução dos custos de mão de obra; Redução das perdas por avarias; Melhoria na organização e controle da armazenagem; Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Princípio de Estocagem de Materiais Carga Unitizada: uma carga constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade Permite a utilização de empilhadeiras de garfo. Paletização: permite a manipulação em lotes de caixas, engradados e sacos. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Cargas Unitárias - exemplos de arranjos Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Métodos Amarração – Carga Unitizada Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Sistemas de Armazenagem Verticalização de cargas: tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem; Podem ser: Estático Dinâmico Armazenagem Leve Armazenagem Pesada Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Sistema Estático Sistema Dinâmico Os produtos estocados não sofrem movimentos internos, após serem colocados nas estruturas de armazenagens. Exemplos: porta –paletes convencional, drive-in drive-thru, cantilever e esteiras leves Os produtos colocados sofrem algum tipo de movimento interno, após serem colocados nas estruturas de armazenagens. Exemplos: porta-paletes dinâmico, push-back e flow-rack. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Armazenagem Leve Armazenagem Pesada São estantes metálicas leves, constituídas por colunas em cantoneiras em “L” e prateleiras que suportam até 300 Kgf. Geralmente dispostas em módulos Usadas em arquivo morto, almoxarifados de pequenas peças São estruturas metálicas robustas para suportarem cargas unitizadas. Utilizam equipamentos para movimentação como empilhadeiras, pontes rolantes ou transelevadores. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Paletes Normas de ABNT Confeccionado em madeira de lei. Brasil: dimensões 1,00 x 1,20 m Pode ser dividido em: Quanto número de entrada: 2 entradas 4 entradas Quanto número de faces: 1 face 2 faces Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Palete Fatores que influenciam o tipo de palete a ser utilizado: Peso, resistência, tamanho, capacidade e custo necessidade de manutenção material empregado na sua construção umidade (para os de madeira) tamanho das entradas para os garfos tipo de construção tipo de carga de movimentação capacidade de empilhamento possibilidade de manipulação por transportador viabilidade para operações de estiva Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Um sistema de paletização bem organizado permite a formação de pilhas altas e seguras, oferece mais proteção as embalagens, economiza tempo nas operações de carga e descarga de caminhões. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-Palete Convencional Ganho na velocidade de armazenagem para cargas com alta rotatividade; Compatível com a maioria dos equipamentos de movimentação; Possibilidade de movimentar qualquer palete sem a necessidade de moverem outros paletes. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-Palete Autoportantes (não necessita de edifício) Dupla Profundidade Autoportantes (não necessita de edifício) Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-Palete Auto verticalizado Vantagens Combinam elevada densidade de carga com rapidez de movimentação e máxima seletividade. Grande aproveitamento do pé direito de grandes alturas. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-Palete Drive in e Drive Thru Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-palete Drive in e Drive thru Vantagens Desvantagens Alta densidade de armazenamento, pois elimina corredores; Pode utilizar empilhadeiras comuns; Não há superposição direta de cargas, evitando o risco de queda de pilhas Para alcançar o palete do meio é necessário movimentar o que está na frente; Perda de velocidade de armazenamento comparado ao convencional. Último palete que entra deve ser o primeiro a sair. Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Porta-Palete Dinâmico – (pista com roletes) Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Cantilever (armazenagem peças compridas) Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Mezanino Rack Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont

Flow Rack (armazenagem manual de caixas) Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont