Desenvolvimento Comercial de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
EA976 – Engenharia de Software AULA 3 O Processo de Software.
Introdução a Ergonomia. Objetivos gerais Os formandos deverão estar aptos a reconhecer os principais conceitos de ergonomia.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Trabalho de Administração
Introdução e Conceitos.
A Seman atua á 28 anos no mercado industrial e é pioneira em soluções de manipulação de cargas, com fornecimentos nacionais e internacionais. Os produtos.
Introdução ao Comportamento Organizacional
Qualidade de Software Aula 3
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL MONTAPC
METODOLOGIA DE PESQUISA
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ambiente para desenvolvimento de sistemas baseado no conceito MBUIDE
A pesquisa na escola.
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Programa de Operadores de Alto Desempenho
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado
4 – Políticas de Segurança
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Benchmarking.
Comportamento do Consumidor
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
Elaboração de Casos de Teste Funcionais RUP
Roteiro de Planejamento Estratégico
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 3.3.
EMPRESARIAL.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
elaboração de plano de ação
Planejamento Estratégico para Exportação
EMPRESARIAL.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
DESIGN THINKING.
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
Manuais Administrativos
Análise Organizacional
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Padronização / Especificação
A docência na educação superior
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
Manuais “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos.
Liderança e Supervisão
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Comercial de Sistemas Ergonomia e as Interfaces Professor: Charles Leite

Conceitos A Ergonomia é uma disciplina científica que estuda o relacionamento das interações entre os seres humanos e os demais elementos de um sistema. Também tem como objetivo a identificação de problemas de usabilidade como: uso, curva de aprendizado e satisfação do usuário.

Conceitos Colocando-a “em prática”, atingiremos um de seus outros objetivos, que é de resolver os “problemas” entre a tecnologia e o homem. Fadiga Doenças Lesões Temporárias Permanentes Desempenho Dentre outros tantos que impactam na: Produtividade Qualidade do trabalho Em sua utilização.

(ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY apud LIDA, 1990) Conceitos Existem vários conceitos sobre a Ergonomia, um deles é que: “Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e o seu ambiente.” (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY apud LIDA, 1990)

A Ergonomia é uma área ampla e se relaciona com diversos domínios A Ergonomia é uma área ampla e se relaciona com diversos domínios. Tais como: Proporcionar boas condições de trabalho, evitando doenças ocasionais; Aumento da produtividade dos seus funcionários; Direcionar seus esforços para melhorar a satisfação de seu grupo de trabalho.

Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces Nosso foco será numa área específica da Ergonomia, chamada “Ergonomia de Software” A Ergonomia de Software também busca observar como os usuários de sistemas: Se comportam ao executarem uma tarefa; Interagem na frente das interfaces; Pensam, ao serem expostos às respostas do sistema, dentre outros pontos.

Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces

Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces Para realizar tudo isso, a Ergonomia de Software analisa os seguintes segmentos: Utilidade; deve verificar se o produto atende às necessidades funcionais e operacionais desejadas Usabilidade; quão fácil e rápido é o sistema na execução das tarefas Utilizabilidade de produtos. diz respeito à facilidade da aprendizagem e utilização

Sim, mas quais são os aspectos específicos para desenvolvedores de sistemas

Aspectos Ergonômicos de Interfaces Gráficas Algumas etapas para a definição ergonômica de interfaces: Levantamento das necessidades do sistema; Coleta de informações; Questionários consulta a usuários Definição de conceitos gerais do sistema; Levantamento das necessidades dos usuários; Especificação dos meios de entrada e saída;

Aspectos Ergonômicos de Interfaces Gráficas Requisitos do sistema/interface Performance regras de negócio Determinação dos estilos de diálogo; Realização de testes; Desenvolvimento propriamente dito; Implementação;

A contribuição da Ergonomia para a IHM/IHC As práticas ergonômicas têm muito o que agregar para o desenvolvimento de projetos, não somente na fase de concepção e planejamento das interfaces, mas também na produção e avaliação de aplicações que façam uso de interfaces gráficas. Grandes organizações como IBM, Microsoft e até o MIT fazem uso da Ergonomia como parte importante em projetos desse tipo. As práticas e conceitos ergonômicos fazem com que possamos conhecer os limites, capacidades, características físicas e psíquicas do homem (usuário), o que nos ajudará a melhor elaborar nossas interfaces.

A contribuição da Ergonomia para a IHM/IHC É sensato pensarmos que teremos mais chances de elaborar melhores interfaces, as quais venham atender às necessidades dos clientes, se os conhecermos melhor. Esse conhecimento pode ser obtido sob diversos aspectos, como, por exemplo, saber como pensam, o que pensam, o que querem em determinados momentos, quando expostos à determinadas situações, como irão proceder, dentre outros pontos importantes.

Áreas de envolvimento Observemos algumas especializações da Ergonomia: Ergonomia Física - trata das respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Ex.: repetições de procedimentos, manuseio de equipamentos, força, postura estática, dentre outros. Ergonomia Cognitiva - compreende os processos mentais Ex.: controle motor, percepção, atenção, memória. Ergonomia Organizacional - se relaciona com a otimização de sistemas, incluindo sua estrutura organizacional, processos e políticas. Ex.: satisfação do trabalho, trabalho em equipe, trabalho em turnos.

Áreas de envolvimento A Ergonomia traz consigo uma multidisciplinaridade caminhando por diversas áreas importantes:

O que precisamos saber

Todos que desejam elaborar projetos e desenvolver interfaces interativas de sucesso devem se aprofundar no estudo da Ergonomia, como parte fundamental para o encaminhamento e decisões do projeto. Precisamos ter em mente que o envolvimento da Ergonomia em nossos projetos irá gerar um valor agregado de alto impacto e poderá determinar o fracasso ou o sucesso de nossos projetos. Se observarmos algumas pesquisas acadêmicas e projetos de mercado existentes, constataremos que há uma forte relação entre projetos de sucesso e envolvimento com a Ergonomia e suas práticas (recomendações).

DÚVIDAS ...

CERTEZA QUE NÃO TEM MAIS DÚVIDAS ?

Vamos praticar !!!...