PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Advertisements

Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Violência Doméstica Diagnóstico e Acompanhamento.
Agora é a tua vez. Caracteres sexuais primários Conjunto de características que nos distinguem sexualmente à nascença.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
SHEILA ANTONY 2011 A adolescencia é um fenomeno biológico, psicológico e social que afeta o individuo em sua totalidade organísmica-existencial.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Integrantes: Érika Karoline S. de Freitas Jéssica Félix Moreira Fº Jeffeson da Silva Ferreira Fº Anderson do Nascimento dos Santos Fº Andreza Sousa Nascimento.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Guiando os próximos passos de sua carreira
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
Os estados do EGO PAI (P) – ADULTO (A) – CRIANÇA (C) PAI
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
SEXUALIDADE HUMANA: FASES DISTINTAS Suely V. Ramos
REPRODUÇÃO HUMANA.
História Natural da Doença
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Período de transição entre a infância e a idade adulta.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Almir Dantas da Costa Diretor do Instituto ACM de Educação Diretor Regional do FAER Ceará Mestre em Psicanálise na Educação Mestre em Artes Marciais Especialista.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Educação para a Saúde e Educação Sexual 2011/2012
Personalidade.
Estágio das Operações Formais ou Hipotético-Deditivas
Psicologia do Desenvolvimento I
A questão da Formação Profissional.
O que você quer ser? Como quer se sentir? O que é mais importante na sua vida?
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Análise e Observação Institucional
Socialização e herança cultural
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Puberdade.
FELIZ DIA DAS MÃES! Na prática, todos nós sabemos o quanto o papel da mãe é essencial na família e para o desenvolvimento dos filhos. Pesquisas recentes.
Teorias e Técnicas psicoterápicas
A estruturação da personalidade
Moral e História Moral Significado Função Validade
ADOLESCÊNCIA CONCEITO
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adolescência e puberdade: História, Conceitos e Características
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 5 –
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
O que causa a tendência homossexual?
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
A História do Pedrinho e da Joana
História Natural da Doença
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Pastoral Estudantil/APV
Sigmund Freud  Médico  Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria).  Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo.
O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Diretrizes de um programa de prevenção
Saudação.
Transcrição da apresentação:

PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética) Antigas experiências emocionais (interações no útero) Experiências traumáticas da realidade da vida  

 Ter sensibilidade de codificar e suprir as necessidades da criança Funções dos Pais:  Ter sensibilidade de codificar e suprir as necessidades da criança

Capacidade de continência, que significa conter dentro de si (sem revidar ou deprimir-se em exagero) as angústias,necessidades e desejos que a criança projeta nos pais

 Saber frustrar adequadamente

 O pai é muito importante na formação do psiquismo  O pai é muito importante na formação do psiquismo. O pai impõe limites, normas e evita a simbiose exagerada entre a mãe e o bebê

A relação entre os pais também é importante no que tange a imagem que a mãe faz do pai e transmite ao filho, e vice-versa

As características dos pais são introjetadas pelos filhos   As características dos pais são introjetadas pelos filhos. Estes constroem modelos de identificação que vão acompanhá-los durante a vida adulta. Ocorre o fenômeno da transgeracionalidade, o que é passado de pai para filho. Nesse sentido o papel dos avós e educadores também influencia na formação do psiquismo.

FASES DO DESENVOLVIMENTO Ao longo do desenvolvimento a personalidade se organiza em torno de zonas erógenas, com vivências e sensações muito específicas. São pontes, com as quais as crianças se relacionam com os pais. A predominância das zonas erógenas se modifica ao longo do desenvolvimento caracterizando fases.

Fase oral (1-2 anos) O bebê se conecta através da boca, pele e colo. É o alicerce da personalidade. Organiza-se pelas experiências de prazer/desprazer.

Fase anal (2-3 anos) Ocorre o crescimento, a marcha, maior autonomia  Sistema Nervoso Central mais maduro e adquire a capacidade de controlar os esfíncteres Agradar/Desagradar.

Descobre a relação com os pais e sua exclusão.   Fase fálica (3-5 anos) Ocorre o controle dos esfíncteres e a descoberta das diferenças de sexo. Descobre a relação com os pais e sua exclusão.

Fase de latência (6-9 anos) Demonstra uma aparente diminuição do interesse sexual. Tende a juntar-se em grupos do mesmo sexo. Ocorrem as primeiras histórias de amor entre os meninos e meninas.

Puberdade (9 - 12 anos) Luta do hormônio do crescimento contra o hormônio sexual, e acaba com o completo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Conjunto de transformações fisiológicas que traduzem a passagem da infância para a adolescência.

Menino: "Estirão” (crescimento repentino), tornando-se um desconhecido para si mesmo e tendendo a se fechar. Desenvolvimento sexual repentino (o pênis aumenta num período de 6 meses). Em torno dos 12 anos o menino já tem o pênis em seu tamanho máximo. Tem ereções com facilidade.

Menina: Aparecem as mudanças corporais. A menstruação para muitas meninas é uma fase conflituosa.

Adolescência As mudanças ocorridas afetam o físico, a personalidade e a capacidade mental do indivíduo. Fatores sociais e culturais podem antecipar, encurtar ou prolongar a adolescência. Fase dividida em 3 etapas: Início (12-14 anos) Transcurso (14-16 anos) Final (16 aos 18 anos) No plano psicológico os fenômenos observados não são os mesmos para todos os adolescentes nem para todas as culturas

Características: Busca de si mesmo e da identidade Formação de grupos Crises religiosas Capacidade de pensar de forma abstrata Maneja conceitos de liberdade justiça e entende metáforas.

Vida adulta Idade cronológica é difícil de demarcar. Características: Identidade formada Viver intimamente com alguém Definido profissionalmente Apto para conviver com outras pessoas em condições de igualdade A idade adulta é divida em duas etapas: adulto jovem e meia idade.

Adulto Jovem (21 a 35 anos) Superação das dificuldades na formação da identidade e enfrentamento das três responsabilidades em relação a si e a sociedade: ajustamento profissional, casamento e paternidade.

Meia idade (35 anos até o início da terceira idade) Adaptação profissional Realização de trabalhos sem sentir-se excessivamente cansado Flexibilidade para mudar Deseja o bem estar do grupo familiar e dos outros Contribuição para o progresso da coletividade na medida do possível

Terceira idade (65 anos)  É natural que a resistência orgânica não seja mais a mesma dos 40 anos, mas a capacidade do comportamento psicológico e social, ou seja, a maneira de se relacionar podem se manter inalterados, dependendo das condições de saúde do indivíduo, que são determinadas pela forma como viveu toda sua vida.