Contributos para uma história da Escola Normal do Porto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é CPA? Comissão Própria de Avaliação. Instituída desde 2004 para continuar os trabalhos que a Instituição já tinha referentes à avaliação, desde.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA ESCOLA NORMAL SUPERIOR CURSO PEDAGOGIA METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EQUIPE: Antonia Luzirene Lima Sousa.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL ( ) Polo Camocim.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
depende do nosso olhar”
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Passado, presente e futuro de uma coleção ...
Atividades e sugestões de leitura da
Política e Gestão em EAD
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Geografia Cultural do Século XX Português
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Projeto Político-Pedagógico da escola
Escola de Verão de Física 2008
Informações importantes
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
ARCA Repositório Institucional da Fiocruz:
MUSEU DA ESCOLA PARANAENSE
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Formação para Educação Integral:
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Resolução de problemas em contexto colaborativo e não-formal: estudo de caso de tecnologia espacial no projecto CanSat Açores José António Contente |
Especialização em Docência do Ensino Superior
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
ESTRUTURA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Transportes Escolares
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Economia A 10º ano Maria João Pais Maria da Luz Oliveira
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
 O ensino politécnico para Marx se constitui numa das formas de preparação multifacetória do homem.  Proposta de Marx – A pedagogia socialista pela articulação.
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
em Educação em Direitos Humanos
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
CNPq e o Currículo Lattes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Estatísticas da Educação e Ciência
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
Curso de formação acreditado pelo C.C.P.F.C.
ESCOLAS A rede Municipal de Educação é composta de 7 escolas, sendo 06 na área urbana e 01 na área rural da cidade. EM. Professora Esmeralda Aleixo de.
Lions Internacional Maior organização de serviços do Mundo Fundado nos Estados Unidos da América em 1917 Presença em 210 países Clubes
Transcrição da apresentação:

Contributos para uma história da Escola Normal do Porto Março de 2015 a Dezembro de 2017 Amândio Barros Carla Ribeiro Cristina Maia II Simpósio do InEd 8 de maio de 2015

Da Escola Normal à Escola Superior: contributos para um estudo sociocultural e político LINHAS DE INVESTIGAÇÃO TÍTULO INVESTIGADOR RESPONSÁVEL OUTROS INVESTIGADORES Linha 1 Contributos para uma história da Escola Normal do Porto Cristina Maia Amândio Barros Carla Ribeiro Linha 2 Correntes Pedagógicas/Escola Normal Hugo Monteiro Prudência Coimbra Linha 3 Ensino da Música/Escola Normal Jorge Alexandre Costa   Linha 4 Memórias da ESE: o olhar dos seus Rui Ferreira Maria João Silva Maria José Araújo Linha 5 As políticas: educação e cultura – do IX Governo à atualidade Maria João Moreira Rosário Barbosa Diana Cruz

Que período temporal? I República Período da Monarquia está relativamente bem estudado (estudo realizado por Margarida Felgueiras e Juliana Rocha, Projeto financiado pela FCT – PTDC/CPE-CED/100797/2008) A riqueza legislativa e de correntes pedagógicas encontra-se com grande enfoque no período da I República, conhecida como precursora de inovação pedagógica Interessa desenvolver uma sequência cronológica O período inicial do pós 25 de Abril está estudado na dissertação de mestrado de Maria Celeste Lima “O 25 de Abril no Hipocentro das Mudanças Educativas. O Relacionamento da Direção Geral do Ensino Básico com Escolas do Magistério Primário entre 1974 e 1976: que Roturas?”

Que fontes? Arquivo Central do Instituto Politécnico do Porto (ACIPP) pautas, exames, atividades pedagógicas, álbuns fotográficos com registo de momentos comemorativos, ficheiros com dados individuais dos alunos Biblioteca Erudita da Escola do Ex-Magistério do Porto (BERUD) publicações da Escola Normal do Porto: revistas da instituição ou dos seus alunos; espólio da biblioteca da Escola Normal Espólio físico mobiliário diverso, materiais de ensino, objetos diversos

Que problemáticas/linhas de investigação? o percurso institucional os diretores (estilos de lideranças dos diretores, alterações nos modos de direção, perfis pessoais, percursos de formação, opções pedagógicas e didáticas, etc.) os professores (perfis pessoais, percursos de formação, opções pedagógicas e didáticas dos professores, etc.) os alunos (origens geográficas e sociais, percurso escolar, destino profissional, etc.) a organização do tempo e do quotidiano escolar

Que produtos previstos? Artigos em revistas especializadas Exposição Livro