Considerações Conceituais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEAP – 2012 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Advertisements

Disc. Sociologia Geral e Jurídica
CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
Conceitos de Karl Marx.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Pré-socráticos.
KARL MARX - Marxismo.
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Profª Mariana Kaadi Realismo.
Didática das Ciências Experimentais
Faculdade de Saúde Publica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Apostila de Práticas Investigativas
Aula de Sociologia – Karl Marx
Conceitos básicos de Karl Marx
Sociologia Política Prof. André Zanetic
Psicologia: ciência e profissão.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
(Karl Emil Maximilian Weber)
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Racionalismo.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
O MOVIMENTO OPERÁRIO Acreditou-se que este movimento tinha o potencial de acabar com o sistema capitalista. IDEIAS SOCIALISTAS: Desigualdade social e concentração.
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Sociologia da educação
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Mudança de Paradigmas Thomas Kuhn ( ) , físico célebre.
Realidade e Senso Comum
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
A Contribuição de Max Weber
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
13/11/2018 Práticas Judiciárias.
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
LIBERALISMO.
04/12/2018 Práticas Judiciárias.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
AULA 2 – geopolítica clássica
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
KARL MARX ( ) 1861.
INTRODUÇÃO A LÓGICA Prof. André Aparecido da Silva
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Reflexividade e formação de professores
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Introdução à sociologia
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Considerações Conceituais IDEOLOGIA Considerações Conceituais CEAP – 2010 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes

1)O conceito de IDEOLOGIA foi inventado pelo filósofo francês DESTUTT DE TRACY – para quem ideologia é o estudo científico das idéias, sendo essas o resultado da interação entre o organismo vivo e a natureza, o meio ambiente.

2)Em 1812, Napoleão Bonaparte, modificando o conceito de ideologia, considera, ideólogos como metafísicos que vivem numa realidade especulativa, fazendo abstrações da realidade.

3)A partir de 1846, em “Ideologia Alemã”, Karl Marx utiliza o termo com o sentido dado por Napoleão – equivalente à ilusão, falsa consciência, concepção idealista, em que há uma inversão da realidade. Posteriormente Marx amplia esse conceito e sistematiza as formas ideológicas, expressas na religião, na filosofia, na moral, no direito, nas doutrinas políticas etc...

4) A partir do século XX, com Lênin, Ideologia toma outro sentido qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de determinada classe social. Surgindo assim, no pensamento leninista, designações do termo no movimento operário, no movimento comunista, que fala de luta ideológica, de trabalho ideológico, de reforço ideológico etc.

5)Finalmente, K. Mannheim, em “Ideologia e Utopia”, separa o conceito de Ideologia e de Utopia, sendo: Ideologia  o conjunto das concepções, idéias, representações, teorias, orientadas para a estabilização, ou legitimação, ou reprodução, da ordem estabelecida. E Utopia  aquelas idéias, representações e teorias que buscam uma outra realidade, uma realidade que ainda não existe. Indicando, portanto, uma dimensão crítica ou de negação da realidade existente, orientando-se para uma ruptura. A junção dessas duas categorias e seus respectivos significados Mannheim designou como “Ideologia Total”.

6) Michael Löwy (1989) propõe a substituição de “ideologia total” por “visão social de mundo”, que seria de dois tipos: visões sociais ideológicas, quando se relacionasse à defesa e manutenção da ordem social, e visões sociais utópicas, quando se relacionasse a uma realidade a ser modificada /construída.