MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Setor de Patrimônio Missão:
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Administração de Pessoal Processo Terceirizadas São José do Rio Preto, 21 de Maio de 2016.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o SisMoura.
Redes Sociais s Arquivos Portal. OBJETIVOS DESTA CONVERSA Falaremos a seguir de algumas novidades para 2016 IMPORTANTE: ESTE MATERIAL SERÁ ENVIADO.
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA. Apresentação Claudio Luiz Téc. Tecnologia da Informação Coordenador e Instrutor de Treinamentos.
Gedoc. Novo Sistema SIP Sistema atual Informatizar o protocolo.
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇAO DE ADULTOS Escola Secundária de Paços de Ferreira Ano lectivo 2009/2010 Área de competência – Chave: Sociedade, Tecnologia.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Produção Institucional
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
TUTORIAL PARA SOLICITAR DIÁRIAS E PASSAGENS
Centro de Memória CEP CEP.
Base Nacional Comum Curricular
Cadastro de Plano de Trabalho Prestadora
E-COMMERCE – PLANO ODONTOLÓGICO
PATRIMÔNIO.
Pró-Reitor de Pós-Graduação Diretor do Depto. de Pós-Graduação
Ferramentas de análise e melhoria de processos
Estágio: legislação CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2017 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
REUNIÃO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Centro de Letras e Comunicação Reunião de Início de semestre – 18/09/2017 Bem-vindos!!!! 2017/2 Direção do CLC.
O SIGAD e a classificação e avaliação de documentos de arquivo
Mútua Sessão Solene de Assinatura da Lei 6.496/77 Sociedade civil sem fins lucrativos, instituída pela Lei Federal 6.496/77 CRIADA HÁ 38 ANOS POR RESOLUÇÃO.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SIGPP Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Jornadas Técnicas para os beneficiários de projetos aprovados na 1ª convocatória do Programa INTERREG V-A MAC de março de 2017-Las Palmas.
Na Página Inicial Clique em Assinatura
ENCONTRO DE SEÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
Produção Institucional
Auxílios/Solicitações
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
Produção Institucional
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos
Recursos de informação Na UAb
Apresentação do Módulo
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Orientações e Procedimentos para Comissões Inventariantes
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Produção Institucional Produções Importadas da
6º Seminário de Integração de Inspetores e Corpo Gerencial do CREA-SP
O QUE É O PEDAGOGO.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Avaliação Documental em Arquivologia: Conceitos e Instrumentos
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
As Prerrogativas Constitucionais do Auditor Fiscal como Instrumento de Concretização da Autonomia Financeira dos Municípios e da Justiça Fiscal.
Produção Institucional Produções Importadas da
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens Sheila Macari de Pontes
Estrutura Organizacional Câmpus Amajari - IFRR
Produção Institucional Produções Importadas da
1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;WS SINAL - Cadastro de Remetente.
Orientações de preenchimento
GESTÃO DE ARQUIVOS E DOC. Problemática. Conceitos. Introdução ao Estudo dos Arquivos.
Profalansantos.wordpress.com.
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DGP
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Estrutura Administrativa
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq): DUALA PESSOA DO ROSÁRIO – Arquivista ANDRÉIA REGINA ALVES PEREIRA - Téc. em Arquivo KENEA DOS SANTOS RODRIGUES – Téc. em Arquivo 1

ORIENTAÇÕES PRELIMINARES O memorando eletrônico está sendo implantado em cumprimento à legislação estabelecida pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN) e deve ser adotada por toda a Administração Pública (nas diversas esferas). Para verificar a legislação http://www.planejamento.gov.br/pensei/legislacao Uso obrigatório para todos os memorandos criados a partir da data do treinamento. Os memorandos criados antes da data do treinamento continuarão tramitando de forma física. Não será mais aceito memorando enviado por e-mail, correio ou quaisquer outras formas de envio. Portanto, criação (e modificações), envio e tramitação de memorando deverão ser feitos unicamente utilizando o sistema, que é o SIPAC. 2

MEMORANDO x MEMORANDO CIRCULAR DEFINIÇÃO: É a correspondência usada para comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente da hierarquia, para tratar de assunto referente à atividade administrativa. Ela preza pela agilidade e deve conter a simplicidade e a concisão. COMPETÊNCIA PARA ENVIAR E AUTENTICAR ATUALMENTE: Reitor, Pró-Reitores, DIEx, Diretores- Gerais dos Campi, Diretores de áreas específicas e Coordenadores, desde que sejam matérias afetas a sua área de atuação e que não interfiram na política institucional do IFRJ. MEMORANDO CIRCULAR DEFINIÇÃO: O memorando circular será usado quando se fizer necessário destinar a mensagem a diversas pessoas simultaneamente, mantendo-se o caráter administrativo inerente ao memorando. COMPETÊNCIA PARA ENVIAR E AUTENTICAR ATUALMENTE: Reitor, Pró-Reitores, DIEx, Diretores- Gerais dos Campi, Diretores de áreas específicas e Coordenadores, desde que em matérias afetas a sua área de atuação. 3

COMPETÊNCIAS NO SIPAC CADASTRO O cadastro refere-se a elaboração da minuta do memorando. Competência para cadastrar: SOMENTE os servidores que tenham login e acesso ao módulo ENVIO O envio diz respeito à destinação do memorando, e pode ser para autenticação ou para o destinatário do documento. Competência de envio para autenticação: servidor que NÃO tenha o perfil de chefia ou responsável pela unidade. Competência de envio para o destinatário: servidor com perfil de chefia ou responsável pela unidade. AUTENTICAÇÃO A autenticação do documento refere-se a sua assinatura. A etapa que finaliza a elaboração do memorando. Competência para autenticar: Chefia ou responsáveis pela unidade.

ALGUNS CAMPOS OBRIGATÓRIOS DO MEMORANDO ASSUNTO Preencher com o assunto principal do documento. É o campo no qual é feita a indicação do assunto principal do documento. Exemplo: Compra de passagem Alteração de férias

ALGUNS CAMPOS OBRIGATÓRIOS DO MEMORANDO (Continuação) CÓDIGO CONARQ Os Códigos de Classificação são instrumentos que devem ser usados na classificação de todo e qualquer documento produzido ou recebido no âmbito da Administração Pública, no exercício de suas funções e atividades. No IFRJ são dois códigos que devem ser empregados: Atividade-meio: Classificação e temporalidade dos documentos relativos às Atividades-Meio. RESOLUÇÃO CONARQ Nº 14, DE 24 DE OUTUBRO DE 2001 Atividade-fim: Classificação e temporalidade dos documentos relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES PORTARIA AN/MJ Nº 092, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 Para selecionar o código correspondente ao assunto do documento, deve-se identificar o assunto do documento, definir qual a categoria de assunto que corresponde ao que é tratado no documento. A classificação é feita conforme o assunto principal do documento que sempre está atrelada à uma atividade. Demais informações sobre esse campo, serão tratadas posteriormente com treinamento, disponibilização de material e auxilio através do e-mail classificacaodoc@ifrj.edu.br

Plano de classificação Atividades-meio 010 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO 020 – PESSOAL 030 – MATERIAL 040 – PATRIMÔNIO 050 – ORÇAMENTO E FINANÇAS 060 – DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO 070 – COMUNICAÇÕES 080 – PESSOAL MILITAR 090 – OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À ADMINISTRAÇÃO GERAL Atividades-fim 100 – ENSINO SUPERIOR 200 – PESQUISA 300 – EXTENSÃO 400 – EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL 500 – ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 7 7

CLASSIFICAÇÃO Lógica do plano: 8 8

Coordenação Geral de Arquivos OBRIGADA! Coordenação Geral de Arquivos