COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
ROTEIRO DE ESTUDOS 2º. ANO Ensino Médio
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
CONTO analisando a estrutura
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
Professora: Rosana Santos
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Gêneros Discursivos Tipos de Composição
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISSERTAÇÃO.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
GênerosTextuais Tipos textuais.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Prof.ª Irislane Figueiredo
Elementos da Narrativa
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Narração: personagem/ espaço/ enredo
A Narrativa e seus Elementos Básicos
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
REDAÇÃO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A NARRAÇÃO.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
R EDAÇÃO. D ESENVOLVENDO UMA REDAÇÃO Ter domínio do idioma; Conhecer o assunto a ser tratado; Seleção das informações; Organização das informações.
Estrutura do documento:
Categorias da Narrativa Sistematização
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
As marcas ideológicas dos textos
GÊNEROS TEXTUAIS.
Descrição,narração e dissertação
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Leitura e interpretação de texto
TIPOLOGIA TEXTUAL.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
O primeiro beijo.  Público alvo - 9º ano  1ª Etapa:  Leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.Antonio Barreto.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Gêneros textuais Modos de organização discursiva Professoras: Ten. Jaqueline Profª. Gláucia

Habilidades a serem desenvolvidas: H 21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido – Vol. 1 Leitura – Cap. 22, 23 e 24 Exercícios – P. 374 e 375/ 396 Nota de aula

DISCURSO E TEXTO Discurso – refere-se ao uso da língua em um contexto histórico e social específico. É de natureza extralinguística. Abstrato, pois é a “voz” de um grupo social. Texto – materialização do discurso. É de natureza individual.

MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Emília (samba) Haroldo Lobo Eu quero uma mulher, que saiba lavar e cozinhar  Que de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar  Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz  Emília, Emília, Emília, eu não posso mais  Ninguém sabe igual a ela Preparar o meu café Não desfazendo das outras Emília é mulher Papai do céu é quem sabe A falta que ela me faz Emília, Emília, Emília, eu não posso mais...

INTERLOCUÇÃO E CONTEXTO Interlocução – Conversação entre duas ou mais pessoas (interlocutores); diálogo. Contexto - é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que um texto se refere.

OS LEITORES DOS TEXTOS Interlocutor universal – impossível lhe identificar um perfil específico. Interlocutor específico – definição específica do outro ao qual o texto se dirige.

GÊNEROS DISCURSIVOS Obedecem a certos padrões de composição em função do contexto de produção, do público-alvo, da finalidade discursiva, do contexto de circulação etc. Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas; da emergência ou desuso de certas práticas sociais.

GÊNEROS DISCURSIVOS Carta Bilhete Receita Anúncio Ensaio História em quadrinhos

TIPOS DE COMPOSIÇÃO Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.

NARRAÇÃO Conta histórias com personagens e acontecimentos. Texto de progressão. Elementos da narração: Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários). Personagem: quem vive os acontecimentos. Narrador: quem narra a história. Espaço: onde os acontecimentos ocorrem. Tempo: quando os acontecimentos ocorrem. Foco narrativo: (1ª ou 3ª pessoa do discurso).

DESCRIÇÃO Apresenta características de alguém ou algo. Texto de simultaneidade. Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto. Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

DISSERTAÇÃO Expõe ideias, debate um tema com ponto de vista e argumentação. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento

REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.