Fases no processo de implementação de um SSST ...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Desastres e desenvolvimento
Escola de Saude Publica
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Dirigir uma equipa: As regras de ouro
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Lopes Pereira 3 Novembro O Controlo da Qualidade Profissional.
Práticas de Apoio à Gestão
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SÉCULO XX.
13° Conferência Nacional de Saúde
Conquista de resultados Conquista de resultados Cursos desenvolvidos para auxiliar no estabelecimento e conquista de metas, tanto pessoais como.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Política Nacional de Saúde do Idoso
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Guia Europeu de Desabituação Tabágica para Hospitais Nico-hosp
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
United Nations Development Programme
Reformando o Controle Interno Público: Lições (Não) Aprendidas Raymond Hill, CGAP Comissão Europeia Direção-Geral de Orçamento.
Universidade da Madeira Controlo da Qualidade Da Criação à Certificação Bolsa Bordado Madeira.
A planificação e actividade planificadora
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
02.1 Porquê aderir à RESSST? 11 razões para aderir à RESSST Porquê aderir à Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST)?
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
TRABALHO EM EQUIPE I.
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
10.1 Normas e regras Serviços de Saúde Sem Tabaco: Normas A regra geral é ser proibido fumar nos locais onde se prestam serviços de saúde. Por um período.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
Assistência ao Idoso.
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Directiva 89/391/CEE de 12 de Junho. Esta Directiva é considerada a “Directiva Mãe” é relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria.
Luciana Tolstenko Nogueira
ATENDIMENTO DOMICILIAR
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
Síntese das Discussões do GT Bolsas de Assistência Estudantil e Metodologias de Seleção Ouro Preto– MG de 24 /04/2014 Pauta : 1. Esclarecimento sobre as.
Medicina Natural e Alternativa Grupo 1 – Bárbara, Francisco, Ruben Ribeiro, Ruben Roque e Tiago – 12ºB Apresentação 3ºPeríodo Índice Agrupamento de Escolas.
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
8.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
8.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Evidências em Saúde Pública O que são, o que podem ser e de que tipos de evidências precisamos Fernanda Jafet, Flávia Mendonça e Laís Santana.
Transcrição da apresentação:

Fases no processo de implementação de um SSST ... A processo no sentido de um Serviço de Saúde Sem Tabaco (SSST) passa, sucessivamente, pela adesão e pelos níveis bronze e prata e ouro.

A Rede Europeia adoptou a seguinte definição de Serviço de Saúde: Instituições, com instalações próprias, onde profissionais de saúde exercem a sua actividade, prestando serviços de assistência e tratamento, de promoção da saúde e de prevenção das doenças.

SSST: nível bronze ouro prata bronze Esta é a primeira etapa do processo que conduz a um Serviço de Saúde Sem Tabaco (SSST). Esta fase pode ser alcançada rapidamente (entre 3 meses e um ano) caso a Direcção assuma a causa e, melhor ainda, se tal coincidir com a renovação das instalações ou com uma nova organização da instituição ou com qualquer outra mudança positiva. Contudo, é necessário dar tempo ao tempo quando a instituição sofre conflitos sociais ou problemas. Para atingir o nível bronze é necessário concretizar os pontos 1. (empenho dos dirigentes) e 2. (nomear um dirigente responsável e uma equipa de projecto) da Carta dos SSST. ouro prata bronze

SSST: nível prata ouro prata bronze Alcançar o nível prata requer tempo (entre 1 a 10 anos) e deve ser entendido como um processo com vários passos. Chega-se ao nível prata quando a organização realiza grande parte dos pontos 3. a 9. da Carta Europeia dos SSST. O espírito positivo deve estar sempre presente nesta longa caminhada. O apoio e o empenho de todos é um objectivo a ter permanentemente em conta. Só deve haver recuros à imposição em último caso, mas tal não deve ser excluída quando for inevitável, (conforme é enunciado no ponto 10. da Carta). Convencer primeiro, impor, se necessário, em conformidade com a legislação. ouro prata bronze

SSST: nível ouro Esta etapa é o objectivo final a atingir por um SSST. Consegue-se quando não se fuma em nenhum espaço da instituição, incluindo os espaços exteriores. Atingido este nível, há que: Renovar, periodicamente, as auditorias e tomar as medidas necessárias para assegurar a manutenção das conquistas e do nível ouro. Oferecer a experiência e incentivar outras instituições de saúde ou dacomunidade a chegar ao mesmo nível. ouro prata bronze