REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
REGULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SANTA CATARINA
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
SANTA CATARINA Santa Catarina ,2 km hab.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
Saúde-RIO no Celular no Auto Atendimento no Computador.
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Dificuldades e soluções na administração de um programa de Asma Saúde Pública.
O porquê de um plano nacional de difusão da Banda Larga.
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Brumado, Serrinha, Santa Maria da Vitoria, Barreiras e Ibotirama
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Ministério da Cultura.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Angelo Augusto Paula do Nascimento
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
ORGANOGRAMA.
Regionalização Solidária.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
Avaliação da Implantação da LCGP
PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2004 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Outubro – Dezembro 2004.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Enfermagem em Trauma e Emergência
(Maria de Fátima Souza – Enfermeira) Atenção Básica na SMS - Rio.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Encontro Estadual do PMAQ
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Macroprocesso e Dificuldades Reunião do Gabinete e Diretores dos hospitais gerais e de emergência da SMS com o Prefeito Cesar Maia, no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro em 01/08/2002 Mauro Marzochi (currículo) Secretário Municipal de Saúde em exercício

REESTRUTURAÇÃO DA SMS MACROPROCESSOS 1. DESCENTRALIZAÇÃO 2. AMPLIAÇÃO DA COBERTURA EM ATENÇÃO BÁSICA 3. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4. INVESTIMENTOS

REESTRUTURAÇÃO DA SMS MACROPROCESSOS Produtos Produtos 1. D ESCENTRALIZAÇÃO 5 Subsecretarias (proposto) 10 CAP (definido) Produtos Fortalecimento gerencial local (subsistemas) Estabelecimento de redes e parcerias 2. AMPLIAÇÃO DA COBERTURA EM ATENÇÃO BÁSICA PSF/PACS Ambulatórios Postos e Centros de Saúde Policlínicas Produtos Resolutividade e capilaridade Prevenção de agravos Promoção de Saúde

REESTRUTURAÇÃO DA SMS MACROPROCESSOS Produtos 3. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Midia escrita: informes, internet, periódicos Voz: telefonia Dados: Controle de insumos – código de barras Controle de procedimentos – C. Regulação Controle gerencial Regulação de oferta e complexidade de Serviços Imagem: Teleconferência – Centros de Estudo Telemedicina Diagnóstico por imagem em Rede Produtos Envolvimento e redistribuição de RH Diminuição de custos Racionalização com ampliação oferta de serviços

REESTRUTURAÇÃO DA SMS MACROPROCESSOS Produtos 4. INVESTIMENTOS Novas unidades – Materno-infantil – Zona Oeste Recuperação dos hospitais municipalizados Recuperação do parque tecnológico Educação continuada Produtos Acessibilidade Modernização

REESTRUTURAÇÃO DA SMS DIFICULDADES NÍVEL CENTRAL Descentralização de Gerência Cooperação entre Superintendências NÍVEL LOCAL Evitar superposições Aumentar produtividade REDES Subsistemas Blocos de competências (reorganização dos serviços conforme perfil de especialidades) Articulação e cooperação local e sistemica de projetos e programas Programas Especiais

REESTRUTURAÇÃO DA SMS DIFICULDADES DEMANDAS GERAIS Estrutura Incentivo Gerencial - Economia Orçamento descentralizado Fundo Rotativo Recursos Humanos Mecanismos de controle Investimento em capacitação Conflito de culturas Transferência de competências interunidades Autonomia de interlocução na Rede Apoio Logístico (transporte) DEMANDAS ESPECÍFICAS Competência gerencial – novos talentos Abastecimento e Gerência de Contratos Manutenção predial e de equipamentos