SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Advertisements

Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
Sistema de Cadastro de Alunos
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
O Software Livre na Educação:
Implementação de Sistemas
Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE)
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
PROJETO NOVO SITE DO SIGE
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Fabiano André Vergani
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
Vamos usá-lo ou Trabalhar mais?
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Tecnologia e Educação.
Sistema de Cadastro de Alunos
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Documentação Escolar no SIGE Marcos Lopes - SPE. Objetivo da Oficina Esclarecer a respeito do processo para construção e disponibilização da documentação.
DIÁRIO DE CLASSE E PLANEJAMENTO ANUAL NA WEB
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Sejam benvindos! AGENDA Manhã – 9h as 12h
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 25 e 26/05/2020 MACEIÓ-ALAGOAS.
Gabriel Bastos Machado
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
Laboratório de Ensino a Distância
ESTADO DA PARAÍBA PROINFO INTEGRADO Gilmar José da Silva Coordenação Estadual Maria do Socorro Trindade
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
Reunião Descentralizada do CNAS – São Paulo Automatização dos Processos de Trabalho e Fluxos do Controle Social O SICNASweb
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Bem-vindo!.
Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária
Monitoramento e Avaliação
Superintendência de Gestão da Informação
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Soluções para universidades corporativas
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Matrícula 2016.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
O papel pedagógico do órgão gestor
DAB e-SUS Atenção Básica
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE

O que é o SIGE? É um Sistema de Gestão Escolar, que visa atender necessidades operacionais, administrativas e pedagógicas das unidades escolares, auxiliando a Secretaria de Educação no diagnóstico, nas tomadas de decisões e na formulação de políticas de ensino.

Como funciona? As escolas fornecem dados que são migrados para uma base de dados central na Secretaria de Educação, que podem ser transformados em informações e disponibilizadas as áreas gestoras e comunidade escolar.

Como funciona?

Benefícios para a escola Otimização do trabalho da secretaria; Qualidade de atendimento à comunidade; Padronização de documentação escolar, respeitando os regimentos de cada escola; Economia na confecção de documentos; Disponibilização de relatórios estatísticos do rendimento escolar à equipe pedagógica. Maior satisfação no trabalho do servidor da escola, eliminando necessidades de trabalhos fora do expediente.

Benefícios para a Secretaria de Educação Única fonte de dados com informações diárias, para acompanhamento e avaliação da rede escolar. Identificação imediata da alocação de professores nas escolas. Agilidade na identificação de necessidade de expansão da rede escolar. Integração e automação da rede diminuindo custos operacionais. Indicadores de desempenho: Perfil série idade, freqüência, evasão escolar e outros.

Benefícios da Versão Online Acesso de qualquer lugar a qualquer hora; Possibilidade de Integração com dispositivos móveis; Menor custo com manutenção e suporte (não requer instalação local); Atualizações automáticas; Maior segurança dos dados; Disponibilização de informações como boletim escolar, freqüência e comunicados aos pais e alunos pela internet.

Versão Municípios Versão online; Atende a Educação Infantil e Séries Iniciais; Gerenciamento via Web pela própria Secretaria Municipal; Nenhum custo de hospedagem; Treinamentos para equipe técnica, realizado em Goiânia; Possibilidades de integração ao Censo Escolar e realização de Matrícula Informatizada.

Como aderir? A adesão ao SIGE se dá através de solicitação formal, via ofício, à Seduc. Após a solicitação, a Seduc, através de sua Gerência de TI, entrará em contato para solicitar documentação necessária para assinatura do “Termo de Cessão de uso”.

Como se dá a implantação? Para implantar o SIGE, orientamos que seja seguido as seguintes etapas: Diagnóstico; Formação de equipe de Suporte; Escola Piloto; Adequação da infra-estrutura; Capacitação das Unidades Escolares; Implantação em todas as Unidades.

Como se dá a implantação? Diagnóstico: Análise de aderência das funcionalidades do SIGE com as operações da Secretaria Municipal e o modelo de funcionamento e gestão do município junto aos gestores da educação. Levantamento sobre a quantidade e o tipo de usuários a serem beneficiados com o projeto. Criação de uma equipe pedagógica que irá trabalhar com o projeto, dar apoio aos usuários e sensibilizar as escolas para o uso de novas tecnologias. Um papel importantíssimo para este projeto é o do Coordenador de Projetos, que irá gerenciar todas as etapas de implantação.

Como se dá a implantação? Formação de equipe de Suporte: Criação de equipe que dará suporte as escolas no que se refere a utilização do sistema, recolhimento de dados e manutenção nos equipamentos. Esta equipe deverá estar apta a: capacitar as unidades escolares, tirar dúvidas sobre a utilização do sistema, dar manutenção e efetuar pequenos reparos nos computadores, acompanhar e gerenciar a inserção de dados no banco central para alimentação do sistema gerencial. Interagir com a equipe de tecnologia da Seduc no que se refere a alterações no sistema.

Como se dá a implantação? Escola Piloto: Com o diagnóstico realizado, e a equipe técnica capacitada se faz necessário a escolha de uma unidade de ensino que será o piloto da implantação. Esta unidade deverá estar ciente de que se trata de um piloto e deve ser considerada como parte da equipe de implantação do SIGE. Durante esta etapa é levantada informações sobre adequações em funcionalidades e criada a estratégia para implantação no restante das escolas do município.

Adequação de Infra-estrutura: ESCOLAS Computadores desktops com no mínimo de 2Ghz de memória ram; Sistema Operacional Windows (aconselhamos Vista ou Win7); Internet Explorer 8 ou superior; Impressoras para impressão de documentação; Acesso a internet banda larga;

Adequação da Infra Estrutura: SECRETARIA MUNICIPAL Os requisitos para acessar o sistema é o mesmo que o das unidades escolares, com exceção da banda de internet. A Infra-Estrutura irá depender das características de cada Secretaria, levando-se em conta número de acessos ao sistema, a rede local, etc.

Capacitação das Unidades Escolares: Conscientização e amadurecimento do uso de TI na administração escolar (vantagens do uso de tecnologias e apresentação do SIGE. Treinamento prático, antes do sistema chegar a escola. Usuários no comando. Valorização do servidor na construção do processo.

Implantação: Com a adequação da infra-estrutura, do sistema e a capacitação realizada, o próximo passo é a implantação em todas as unidades escolares, utilizando a equipe de apoio, que no momento, já deverá estar totalmente treinada para a ação. Neste momento o suporte ajudará a escola a fazer o cadastramento básico e poderá também colher os primeiros dados.

Considerações Finais O processo de implantação de um sistema vai muito além do que vimos aqui. A finalidade deste é de apenas sugerir àqueles que querem aderir ao SIGE, etapas importantes para que haja uma harmonia entre os setores envolvidos e para que o processo seja rápido, de qualidade e que seja satisfatório para ambos os lados.