O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.

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Transcrição da apresentação:

O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil. E O CORAÇÃO VAI JUNTO. Reflexões para a educação infantil.

QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE VAI ENSINAR, GOSTAR DO ASSUNTO E INTERESSAR OS APRENDIZES. O EDUCADOR DEVE SER AFETUOSO .

A importância do cérebro, INDISPENSÁVEL, tANTO NA COGNIÇÃO Todas são apropriadas, Faltando acrescentar A importância do cérebro, QUE DESEMPENHA pAPEL INDISPENSÁVEL, tANTO NA COGNIÇÃO QUANTO NA AFETIVIDADE.

1- Temos baseado o processo PRESSUPOSTOS QUE JUSTIFICAM O TEMA 1- Temos baseado o processo ensino-aprendizagem mais no controle autoritário, do que no afeto, com amorosidade!

3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração.. 2-Mais na transmissão de informações do que na autoria de pensamento, 3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração..

A história do “ presta a atenção”...

Com o coração na escola. O que pretendemos? Analisar, criticamente, o encontro ou o desencontro que ocorre na relação entre o aluno, o professor e os “objetos” de conhecimento, favorecendo ou não, a efetivação da aprendizagem. Em outras palavras: TRATAR DA INCLUSÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO, prazerosamente.

Pedagogia da Afetividade. A afetividade é um componente básico no processo ensino-aprendizagem porque dinamiza as interações, facilita a comunicação, afeta os participantes, promove a união e multiplica as potencialidades .

ALGUNS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEMONSTRAÇÕES DE AFETIVIDADE EFUSIVAS POR MEIO DE PALAVRAS E DE GESTOS, PARA ALGUNS ALUNOS; REPREENSÕES PÚBLICAS; ENCAMINHAR O ALUNO PARA FORA DA SALA DE AULAS; FAZER QUEIXAS AOS PAIS.... OS EXEMPLOS QUE OFERECEMOS !

Criança imita os adultos...

Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos, em detrimento de outros.

A prática educativa na escola implica na presença de um professor e de um aprendiz, interagindo nas mais diversas situações, afetando e sendo afetados um pelo outro.

O CÉREBRO NA ESCOLA

NO DIA-A- DIA DA SALA DE AULA, PARA QUE SE EFETIVE A APRENDIZAGEM O EDUCADOR DEVE DESENVOLVER: ALGUNS PROCESSOS COGNITIVOS COMO : ATENÇÃO PERCEPÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM E PENSAMENTO ALGUMAS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS COMO: CONTROLE DA ATENÇÃO PLANEJAMENTO, FLEXIBILIDADE COGNITIVA, FLUÊNCIA VERBAL, RACIOCÍNIO...

ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA Priorização no emprego da energia psíquica para o processamento de certas categorias de informação ATENÇÃO SELETIVA CONCENTRADA E SUSTENTADA ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA

A ATENÇÃO, SEGUNDO VYGOTSKY

Vamos testar nossa atenção e percepção?

O QUE PODEMOS VER NESTA FIGURA? Percepção visual O QUE PODEMOS VER NESTA FIGURA? FOCALIZE AQUI, E VEJA O SAPO A percepção é uma função cerebral que nos permite atribuir significados a estímulos sensoriais, a partir do histórico de nossas vivências passadas.

SÓ FOCALIZE ONDE APONTADO E VEJA A CABEÇA DE UM CAVALO SAINDO DA ÁGUA NARINAS FOCINHO BOCA OLHOS ORELHAS PESCOÇO

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E A PERCEPÇAO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LINGUAGEM E PENSAMENTO

A PROFESSORA SOLICITA ÀS CRIANÇAS QUE BRINQUEM COM AS PALAVRAS, DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COM ALITERAÇÃO: FONÊMICA E SILÁBICA

CHARADA ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50 , O TOTAL É 11? VAMOS TESTAR NOSSO PENSAMENTO LÓGICO? CHARADA ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50 , O TOTAL É 11? No relógio quando marca 10h e 10 minutos. Somando-se 50 minutos.... temos 11 horas!!!

as áreas de Wernicke e de Broca.. Se a charada é apresentada verbalmente são estimuladas muitas regiões cerebrais, com destaque para as áreas de Wernicke e de Broca.. 4 3 2 1 5

As funções executivas São aquelas que nos diferenciam dos animais porque compreendem os processos cognitivos orientados a determinada meta. Para tanto nós, seres humanos, temos a habilidade de processar atividades com atenção sustentada, memória operacional, inibição de impulsos, fluência verbal e, especialmente, pensamento abstrato.

SUGESTÕES PARA COLOCAR JUNTOS- CÉREBRO E CORAÇÃO- NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A educação precisa estimular a cultura do pensamento na vida dos alunos; desenvolver atividades de cooperação (trabalhos em grupo) e as de comunicação (como o teatro ou outras manifestações artísticas).

livre expressão dos alunos Estimular a cooperação e a solidariedade... Facilitar a livre expressão dos alunos

Estabelecer limites, com amorosidade.

Criar um clima de alegria, em ambientes enfeitados pelos próprios alunos para tornar a aprendizagem prazerosa.

O educador deve servir de exemplo como pessoa que constrói conhecimentos –usando o cérebro -e que trabalha com amorosidade – usando o “coração”.

Depende de nós

MUITO GRATA ! Rosita Edler Carvalho edler@centroin.com.br Tel: 21 2548 5186