Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profª Marcia C. de S. Silva
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Como produzir um jornal escolar
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
I- Concepção de Educação
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edna Maria Barbosa Arrebola
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Essa é minha escola.
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
III Encontro de Boas Práticas
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Sensibilização no IF-SC
CULTURA E CIDADANIA EM NOTÍCIAS ALÉM DAS FRONTEIRAS
PROJETO INTERDISCIPLINAR
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Reunião de Pais 2012.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
1ª Reunião com pais – 2012 Coord. Espnd. Elizabeth Aparecida Olímpia da Silva Coord. Geral Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Goiânia, 11 de fevereiro de.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO:“ VIVENDO E CONVIVENDO NO MUNDO QUE DEUS NOS DEU”
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano 1ª Reunião com pais – 2012 Diretora: Profª. Esp. Maria das Neves da Cunha Teixeira Coord. Profª. Esp. Thatyane Pimentel de Souza Teixeira 11 de fevereiro de 2012 Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para fornecer atualizações para um projeto do projeto. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

Maria das Neves da Cunha Teixeira Diretora Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Coordenação Geral Thatyane Pimentel de Souza Teixeira Coordenadora Pedagógica Divina da Cunha Teixeira e Silva Serviço de Psicologia Educacional Maria Aparecida Silva 1º ano – matutino e vespertino Wanessa Barbosa de Oliveira 2º ano – matutino e vespertino Harkyana Araújo Pinheiro 3º ano– matutino e vespertino Wyara Rodrigues de Moura 4º ano– matutino e vespertino Halline Francelle M. dos Santos Miranda 5º – matutino Michelle Alves da Silva 5º – vespertino

Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa Orientações Gerais Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa Apresentação do Projeto Político Pedagógico – 2012 Informes finais Do que se trata o projeto? Defina a meta deste projeto É semelhante a projetos anteriores ou se trata de um novo esforço? Defina o escopo deste projeto É um projeto independente ou está relacionado a outros projetos? * Observe que este slide não é necessário para reuniões de status semanais

Orientações Gerais Horários; Agenda; Controle de tarefas; Acompanhamento em casa; Comunicação com a Coordenação; Reunião específica com os pais do 1º ano para apresentação da metodologia e orientação de acompanhamento; Coordenação Geral: Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Educação Infantil ao 1º ano – Coord. Ana Flávia 1ª fase do Ensino Fundamental 2º ao 5º ano – Coord. Thatyane Pimentel 2ª fase do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano – Coord. Elizabeth Olímpia

Orientações Gerais: CONDIÇÕES FÍSICAS FAVORÁVEIS: Para conservar a saúde do(a) aluno(a) em boas condições; ☻ Cuidar dos problemas físicos que podem e prejudicam a aprendizagem; ☻ Cuidar da higiene pessoal; ☻ Ambiente de estudo com luminosidade, arejado, preferencialmente em silêncio e mobiliado; * Se qualquer um desses essas questões causaram um atraso de cronograma ou apontaram a necessidade de discussão adicional. Detalhes no próximo slide.

Orientações Gerais ☻ Estudar um pouco todos os dias; ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO ☻ Estudar um pouco todos os dias; ☻ Distribuir um tempo por disciplina diariamente; ☻ Elaborar um cronograma de horário de estudo.

Orientações Gerais TORNANDO O ESTUDO MAIS PRODUTIVO: ☻ Estudar mais a disciplina que menos gosta; ☻ Reduzir o fantasma de tirar nota baixa, PENSAMENTO POSITIVO; ☻ Tentar buscar interesse e sentido nos conteúdos, para que serve? ☻ Fazer da escola um espaço para orientação. Estudo mesmo é individualizado. O professor tira as dúvidas, traz elementos , mas não é o único responsável pela aprendizagem.

Apresentação das Equipes Equipe Gestora Orientação Psicológica Educacional Equipe Pedagógica Equipe Administrativa Equipe Auxiliar "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". ( Anísio Teixeira )   Duplique este slide, conforme o necessário, se houver mais de uma questão. Este slide e slides relacionados pode ser movido para o anexo ou oculto, se necessário.

Apresentação do P.P. P 2012 Metodologia Projetos Avaliação A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

Metodologia O “Orientar Centro Educacional” preocupado com a formação de um aluno crítico e consciente, propõe ações que favorecem o ensino-aprendizagem. Os conteúdos serão vivenciados concretamente de forma interdisciplinar, através de: Conteúdo sistematizado (livros adotados); ☻ Aula Expositiva; Leituras diversas: texto, revista, jornais, livros literários, gibis; ☻ Produção de textos / poesias / música; Dramatização de histórias;

Metodologia ☻ Interpretação da história através de desenhos; Produção de cartazes; Produção de jornais; Produção de livros literários; Visitação a biblioteca; Filmes; Confecção e interpretação de Mapas; Confecção e interpretação de gráficos; Confecção dos sólidos geométricos; Confecção de maquetes; Experiências científicas; Produção de charges; ☻ Trabalhos manuais (dobraduras); Pesquisa; Visita a: museus / parques / cinemas / fazendas / bosques / cidades históricas/supermercados/feiras culturais/ teatro, Concursos de redação; Debates; Eventos comemorativos; Produção e resolução de situações problemas. Projetos (P.P.P); Orientação Individualizada (professores, coordenação, orientação psicológica);

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Metodologia "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" Emília Ferreiro Paulo Freire Vygotsky Emília Ferreiro Piaget Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire Alfabetização significativa e contextualizada PRÁTICA- TEORIA- PRÁTICA COLETIVO (MEIO) – INDIVIDUAL (sócio-construtivismo) INDIVIDUAL-COLETIVO (MEIO) - construtivismo O saber que não vem da experiência não é realmente saber. Lev Vygotsky " O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". Jean Piaget

Metodologia O quê? Conteúdo Como? Metodologia Quem? Aluno Para quê? Avaliação objetivos Quando? Contextualização tempo/espaço Metodologia Os seguintes slides mostrar vários exemplos de linhas do tempo usando gráficos SmartArt. Inclua uma linha do tempo para o projeto, marcando claramente as etapas, datas importantes, e destaque em ponto o projeto se encontra agora.

Relação Sócio-Afetivo Projetos Valores Humanos Linguística Conhecimento Relação Sócio-Afetivo Temas transversais Quais são as dependências que afetam a linha do tempo, os custos e a saída deste projeto?

LINGUÍSTICA Mural Rádio-escola Mala de leitura Jornal

Conhecimento Informática; Atividades extraclasse; Datas comemorativas; Festa junina; Exibição cultural; Feira de Ciências; Simulado (6º ao 9º ano); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Olimpíada Brasileira de Foguetes; Projeto Sustentabilidade (Meio Ambiente);

Relação Sócio-Afetivo; Ação Integradora; Escola de pais; Bullying; Páscoa solidária; Acolhida; Interclasse; Projeto de vida; Orientação sexual;

TEMAS TRANSVERSAIS; Meio ambiente e saúde; Pluralidade cultural; Orientação sexual; Trabalho e consumo

TEMA GERADOR; Valor é definido como qualidade de natureza física, intelectual ou moral que desperta admiração ou respeito. A Educação baseada nos valores humanos é nossa maior certeza de que faremos pessoas de fato, humanas.

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 1º trimestre: Conceituação Dinâmicas Cartazes Acolhidas Rádio Orientar Ação integradora Apresentação teatral: O lixo pode ser luxo

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 2º trimestre: Divulgação Orientar News Folder Desenhos Atividades de sala e casa Dinâmicas

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 3º trimestre: Feira de Ciências Pesquisas Experiências Exposição

4º trimestre: Fechamento do projeto/ integração entre a escola/ comunidade Exibição Cultural , Ação Integradora e Ação de Graças Apresentações teatrais Musicais Poesias Histórias

Avaliação “ Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre !” LUCKESI, 1997. Prepare slides para o apêndice caso detalhes adicionais ou slides complementares venham a ser necessários. O apêndice também será útil se a apresentação for distribuída posteriormente.

Avaliação Qualitativa A cada trimestre o professor elabora um relatório individual sobre o desenvolvimento do aluno durante o trimestre. Após é vistoriado pela coordenação pedagógica que encaminha para a secretaria onde é feito a formatação que será impressa no boletim e entregue aos pais na reunião trimestral:

Avaliação Quantitativa T → Trabalho trimestral Valor:5,0 P → Participação Valor:1,0 C → Comportamento Valor:1,0 Tr → Tarefas Valor:2,0 Ap → Apresentação Pes.e Mat Valor: 1,0 Soma: 10,0 A → Avaliação Valor: 10,0 Média Trimestral → (Prova+Av. diária) / 2=>7,0

SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL Psicóloga Divina da Cunha Teixeira e Silva Em dias e horários pré estabelecidos com o Grupo Gestor, a Psicóloga Divina reunirá com as coordenadoras, onde receberá a demanda elencada por elas, quanto às necessidades dos educandos. Após o plano de trabalho será executado, seguindo atendimento individual no consultório psicológico da escola, acompanhamento e retorno em momento de estudo interdisciplinar. Atendimento aos pais para devidos encaminhamentos, se o caso requer.

INFORMES FINAIS: Cursos Livres: Inglês Karatê Balé Música Consultório Psicopedagoga Lílian 3ª e 6ª feira: 8h às 12h 9627-5217

MENSAGEM FINAL A educação não pode ser delegada somente a escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre! Educação de ENSINO é com a escola. Educação de VALORES é com os pais.