Terminologia e Elementos Fundamentais do Turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Estudo de Caso: Ibitinga
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Definição do sector de Touring
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Transportes e Turismo: Introdução
Marketing: Introdução
Profª. Selma Maria da Silva
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
LEI Nº /2012 REGULAMENTAÇÃO MOTORISTA PROFISSIONAL
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Fundamentos do Turismo 1
Transporte Público Urbano
OPERADORA Aula 05.
O Cartão Interjovem é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa promover a mobilidade e o turismo dos jovens no arquipélago dos Açores. Destinatários:
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Renata Miwa Tsuruda São Carlos, 07 de Dezembro de 2009
Segmentação de Mercado
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
PLENÁRIA FINAL.
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
MERCADO DE CONSUMO PARA AS PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Equipe: Alessandra, Andressa, Anna Carolline, Hannah. 1.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Profa. Maria Emília Martins Silva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
CATEGORIAS DE.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
CONCEITOS TURISMO.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Segmentação em Turismo (Mtur)
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
PESQUISA DE PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS SOBRE O BRASIL, DURANTE A RIO+20 Instituto FSB Pesquisa Brasília, 3 de julho de 2012.
Logística Integrada Engenharia de Produção
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
AMBIENTES DE MARKETING
Especificações Técnicas
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
TERRITORIALIZAÇÃO.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Fundamentos do Turismo Prof.ª Sonia. Ementa Introduzir o aluno no universo do Turismo e sua gama de atividades, levando-o a perceber o Turismo como gerador.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Dr. Marcos Aurélio T. da Silveira. Alterações nos lugares turísticos ao longo do tempo.
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Administração Mercadológica I
ARMADOR FRENTE a CLT art.150 O tripulante que, por determinação do armador, for transferido para o serviço do outro, terá computado, para o efeito de gozo.
COMPONENTES DO SISTEMA:
Discussão Conceitual e Tipologias das Agências de Turismo
Entendendo a dinâmica do turismo
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Transcrição da apresentação:

Terminologia e Elementos Fundamentais do Turismo AGROTURISMO E TURISMO ECOLÓGICO Prof. Giuliano Tostes Novais

Terminologia “O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. As características mais importantes do turismo são: Introdução dos possíveis elementos motivadores de viagem: lazer, negócios ou outros. Nota temporária do período por um ano, período realmente amplo, máximo se comparado com o tempo normal de duração dos vistos de viagem para turismo dados pelos governos – três meses – ou com a periodicidade prevista por algumas legislações para delimitar o que se considera habitual – seis meses. Delimitação da atividade desenvolvida antes e durante o período de estada. Localização da atividade turística como a atividade realizada “fora de seu entorno habitual”. Com respeito a essa última característica e num intento de precisar o que se entende por entorno habitual, a OMT (1995) esclarece: “O entorno habitual de uma pessoa consiste em certa área que circunda sua residência mais todos aqueles lugares que visita freqüentemente”.

Elementos do Turismo Existe um movimento físico dos turistas que, por definição, são os que se deslocam fora de seu lugar de residência. A estada no destino deve ser durante um determinado período não permanente. O turismo compreende tanto a viagem até o destino como as atividades realizadas durante a estada. Qualquer que seja o motivo da viagem, o turismo inclui os serviços e produtos criados para satisfazer as necessidades dos turistas.

Sistema Turístico Efetivamente, se distinguem quatro elementos básicos no conceito de atividade turística: Demanda: Formada por um conjunto de consumidores – ou possíveis consumidores – de bens e serviços turísticos. Oferta: Composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística. Espaço geográfico: Base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda e em que se situa a população residente, que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação, conforma é levada em conta ou não na hora de planejar a atividade turística. Operadores de mercado: Empresas e organismos cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a oferta e a demanda. Aqui se encontram as agências de viagens, as companhias de transporte regular e aqueles órgãos públicos e privados que, mediante seu trabalho profissional, são artífices da organização e/ou promoção do turismo.

Demanda Turística Turistas, viajantes e visitantes formam a demanda turística e, por trás desse termo, encontra-se um grupo heterogêneo de pessoas (Fig. 2.1); um agregado de personalidades e interesses com diferentes características sociodemográficas, motivações e experiências. Por isso, são várias as classificações que existem dentro da demanda turística e todas elas são de grande interesse, uma vez que, pela identificação dos modelos de demanda, busca-se – além da mencionada homogeneidade de conceitos que facilite a elaboração de estatísticas – formular adequadas estratégias de marketing. VIAJANTES OUTROS VIAJANTES VISITANTES TURISTAS VISITANTES DE UM DIA (VISITANTES QUE PERNOITEM) (EXCURSIONISTAS)

Visitantes Para efeitos estatísticos, a expressão visitante interno designa toda pessoa que reside num país e que viaja, por um tempo não superior a 12 meses, para um lugar dentro de seu próprio país, diferente do seu entorno habitual e cujo motivo principal não seja o de exercer uma atividade remunerada no lugar visitado. Os visitantes internos incluem: TURISTAS (visitantes que pernoitam) Visitantes que permanecem em um meio de alojamento coletivo ou privado uma noite pelo menos. EXCURSIONISTAS (visitantes de um dia) Visitantes que não pernoitam num alojamento coletivo ou privado no lugar visitado.

VIAJANTES VISITANTES EXCURSIONISTAS (1) Tripulação de barcos ou aviões estrangeiros em reparos ou escala e que utilizam os alojamentos.   (2) Pessoas que chegam a um país num barco de cruzeiro (tal como define a Organização Marítima Internacional, OMI, 1965) e que estejam alojados a bordo, ainda que desembarquem para realizar visitas de um ou mais dias. (3) Tripulação que não é residente do país visitado e que permanece nele durante o dia. (4) Visitantes que chegam e saem no mesmo dia por lazer, recreação ou férias; visitas a parentes e amigos; negócios ou motivos profissionais; tratamento de saúde; religião/peregrinações; e outros motivos, incluindo trânsito de visitantes de um dia que vão e voltam de seus países de origem. Incluídos nas estatísticas do turismo VISITANTES TURISTAS (visitantes que pernoitam) EXCURSIONISTAS (visitantes de um dia) Motivo principal da viagem Não residentes (estrangeiros) Passageiros em cruzeiro (2) Membros da tripulação (não-residentes) (1) Tripulação (3) Nacionais residentes em outros locaisr Visitantes de um dia (4) Lazer, recreação e férias Visitas a parentes e amigos Negócios e motivos profissionais Tratamentos de saúde Religião e Pereginações Outros motivos

Oferta Turística Num destino turístico, a oferta à disposição da demanda constitui algo mais que a simples soma dos produtos turísticos que contém, representa um todo integrado por esses produtos, os serviços precisamente turísticos e os não turísticos, a imagem geral do destino, etc. Deve-se levar em consideração, além disso, que a oferta turística pode ser usada de forma não turística pelos residentes ou pelos visitantes não relacionados com a atividade turística, daí a definição de “usuário turístico”.

Atividades e Ofertas Turísticas MARKETING VENDAS VENDAS TRANSPORTE Navio Bicicleta Avião Trem Táxi Automóvel ALOJAMENTO Acampamentos Hotel/Motel Resort Castelo Pensão Apartamento em condomínio Trailler COMPRAS E OUTRAS ATIVIDADES Lojas de souvenir Lojas de artesanato Feiras locais Lojas de materiais esportivos Shopping centers Vendas de estradas Atividades recreativas Visitas a atrações Visitas a amigos/parentes Negócios e convenções Festivais e eventos Entretenimento Estudos Esportes Base de recursos naturais, culturais e elaborados pelo homem.

Atividades e Ofertas Turísticas na Espanha Hotéis .........................................................................................................9.436 Acampamentos .............................................................................................928 Restaurantes ............................................................................................50.055 Agências de viagens (centrais e sucursais) ................................................4.450 Instalações náuticas ......................................................................................335 Estações de esqui ...........................................................................................30 Campos de golfe ...........................................................................................127 Parques aquáticos ...........................................................................................31 Parques de diversões ........................................................................................6 Estações termais .............................................................................................96 Cassinos ..........................................................................................................20

Espaço Geográfico Como tem sido exposto, a atividade turística total é composta por uma combinação de produtos e serviços ofertados para satisfazer às expectativas dos visitantes durante sua experiência turística. Esta experiência turística ocorre em um espaço geográfico e num tempo determinado. Em relação ao primeiro – ao lugar em que ocorre a experiência turística – é possível encontrar, ao longo da literatura turística, os seguintes termos que mesmo que à primeira vista pareçam ter o mesmo significado, têm matizes diferenciadoras: Espaço turístico é um determinado lugar geográfico no qual acontece a oferta turística e de onde flui a demanda. O espaço é subdividido em: zona turística, área turística, complexo turístico, centro turístico ou núcleos turísticos. Município turístico é o termo empregado em algumas normas, como no caso da Lei nº 7/1995 da Organização de Turismo em Canárias. Suas conotações devem-se à delimitação administrativa do espaço com seus limites coincidindo com os limites municipais e definindo assim, por extensão, os limites de competência das entidades locais nas suas atuações em matéria de política turística. Mas, do ponto de vista estritamente turístico, este marco é fictício uma vez que o turista não entende as demarcações. Geralmente, se tem uma idéia mais completa dos termos como zonas turísticas – que podem abranger mais de um município – ou como núcleos turísticos, que podem abranger um âmbito inferior ao municipal.