Mancais de Deslizamentos. Tuma 1D3B Rogério n° 28 Altino n° 04 Vagner n° 32 Tiago n° 30 Felipe n° 36 Prof.: Roberto Santos.

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Transcrição da apresentação:

Mancais de Deslizamentos

Tuma 1D3B Rogério n° 28 Altino n° 04 Vagner n° 32 Tiago n° 30 Felipe n° 36 Prof.: Roberto Santos

INTRODUÇÃO Os mancais de deslizamento são muito encontrados em máquinas onde um eixo qualquer sofre forças e o mancal serve de apoio e de guia para este eixo. Os mancais se dividem em dois tipos principais: mancais de guia e mancais de fricção. Para um aumento da vida útil dos mancais de deslizamento é indispensável o uso de lubrificantes adequados para cada aplicação. Outro fator importante é a escolha do lubrificante e sua freqüência de relubrificação.

Mancais de deslizamento Geralmente, os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito. O uso de buchas e de lubrificantes permite reduzir esse atrito e melhorar a rotação do eixo. As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, permitindo-lhes uma melhor rotação. São feitas de materiais macios, como o bronze e ligas de metais leves.

Função dos mancais de deslizamento e seus parâmetros de construção A principal função dos mancais de deslizamento, existentes em máquinas e equipamentos, é servir de apoio e guia para os eixos girantes. Os mancais de deslizamento são elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito. Tais forças surgem devido à rotação dos eixos que exercem cargas nos alojamentos dos mancais que os contêm.

A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada se alguns parâmetros de construção forem observados: Os materiais de construção dos mancais de deslizamento deverão ser bem selecionados e apropriados a partir da concepção do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever as facilidades para os trabalhos de manutenção e reposição, considerando as principais funções dos mancais de deslizamento que são apoiar e guiar os eixos.

Sendo elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito, os mancais de deslizamento deverão apresentar um sistema de lubrificação eficiente. Lembremos que as forças de atrito geram desgastes e calor e, no caso dos mancais de deslizamento, opõem- se, também, ao deslocamento dos eixos

É importante que o projeto de construção dos mancais de deslizamento contemple a facilidade de desmontagem e troca de equipamentos, bem como a compatibilidade entre o dimensionamento dos mancais com as cargas que os sujeitarão.

na construção de mancais de deslizamento, o projeto deverá levar em conta, além das funções próprias desses elementos, o meio ambiente no qual eles trabalharão. Normalmente, o ambiente no qual os mancais de deslizamento trabalham é cheio de poeira e outros resíduos ou impurezas.

Inspeção de mancais de deslizamento em máquinas operando A inspeção de mancais de deslizamento em máquinas operando exige que o mecânico de manutenção conheça, previamente, o programa de inspeção. Além disso, o mecânico de manutenção deverá deter, previamente, as informações a respeito dos problemas, tais como: ruídos anormais, excesso de vibrações e gradiente de temperatura dos mancais. Conhecendo previamente o programa de inspeção e de posse das informações a respeito dos problemas, o mecânico de manutenção deverá selecionar as ferramentas e os equipamentos a serem utilizados na manutenção. Após isso, todas as uniões dos mancais terão de ser examinadas quanto aos ruídos, aquecimento e vazamentos de lubrificante. Os eixos deverão ser inspecionados quanto às folgas e vibrações.

Freqüência das inspeções em mancais de deslizamento A freqüência das inspeções em mancais de deslizamento depende, principalmente, das condições de trabalho que eles suportam, ou seja, da velocidade com que os eixos giram apoiados neles, da freqüência de lubrificação, das cargas que eles suportam e da quantidade de calor que eles geram. Essa quantidade de calor é avaliada pela temperatura do conjunto. Para exemplificar a freqüência de inspeções em conjuntos que possuem mancais de deslizamento, observe os seguintes casos: ·mancais de eixos que sustentam polias: uma vez por mês; ·mancais de cabeçotes ou caixas de engrenagens: a cada vinte dias; ·mancais de apoio pequenos: uma a cada dois meses. É importante salientar que os períodos estipulados para as inspeções podem variar de acordo com as condições de trabalho citadas anteriormente.

Limpeza de mancais de deslizamento Os mancais desmontados devem ser lavados com querosene para dissolver o lubrificante usado e eliminar as impurezas. Após a lavagem dos mancais, eles deverão ser Lubrificados com o mesmo tipo de lubrificante anteriormente usado, desde que esse tipo não seja o causador de algum provável dano. No local de funcionamento dos mancais, a limpeza deve ser contínua nas proximidades para eliminar os elementos estranhos que poderiam contaminar o lubrificante, tais como: água, partículas metálicas, pó, abrasivos, ácidos etc.

Alinhamento de mancais de deslizamento O alinhamento de mancais de deslizamento pode ser obtido de dois modos: a) Observar as marcas provocadas pelo eixo contra o mancal. Quando os mancais estiverem alinhados, as marcas deverão ser uniformes.

b) Paralelismo com calibradores e o alinhamento horizontal com um nível de precisão.

Controle da folga de mancais de deslizamento Para o controle da folga de mancais de deslizamento, exige-se o posicionamento correto do conjunto mancal e eixo. O conjunto deverá girar livremente. O controle da folga entre o mancal e o eixo é feito com uma lâmina calibrada verificadora de folgas. O controle da folga, quando se exige maior precisão dimensional, pode ser efetuado com um relógio comparador.

Algumas vantagens e desvantagens dos mancais de deslizamento Segue abaixo algumas vantagens e desvantagens dos mancais de deslizamento : Vantagens; São simples de montar e desmontar; Adaptam-se facilmente às circunstâncias; Apresentam formatos de construção variados;

Desvantagens; Produzem altas temperaturas em serviço; Provocam desgastes em buchas e eixos devido às deficiências de lubrificação; Provocam perda de rendimento devido ao atrito; Não permitem desalhiamentos; Exigem constantes lubrificação;

Conclusões: Reduzir o atrito entre partes que se movem entre si, aumentando assim o rendimento do sistema mecânico.

Bibliografia: maquinas.html