Departamento de Inglês

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
INCLUSÃO EM EAD ACESSO E INTERAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Vídeo Educar – Rubem Alves
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
LÍNGUA PORTUGUESA.
Secretaria da Educação e Cultura
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
As Múltiplas Faces da Pedagogia
Rotina na Alfabetização:
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Trabalho de Conclusão de Curso
Literatura Linhas de Pesquisa
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Linguagem, Formação e Aprendizagem
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COORDENADORES
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Cronograma/Tópicos/Equipes
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Universidade Federal do Amapá
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
Centro de Educação e Ciência Humanas - CECH Produções Científicas
Laboratório de estudos Interdisciplinares das Representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo - LIRE Líder: Prof(a) Dr(a) Luzmara Curcino.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e Universidade De 30 de janeiro a 01 de Fevereiro de 2013 no.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
Docente: Dr. Arthur Vianna
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas MUNICÍPIOESCOLAS Municipais/Estaduais PROFESSORESALUNOS CampinasEMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR.
6º Evento Uca-Unicamp: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci PROGRAMA uM cOMPUTADOR POR aLUNO – uca mINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituição de ensino.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Inglês PUC/SP – Orientação de TCC 2011

Grupos e linhas de pesquisa: o prazer do trabalho conjunto Três grandes focos de interesse e pesquisa: Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa (presencial e EAD) Tradução, Interpretação e suas interfaces Estudos culturais e literários dos povos de língua inglesa. Grupos e linhas de pesquisa: o prazer do trabalho conjunto

Linha de pesquisa: Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa (presencial e EAD) Elaboração e avaliação de material didático Leitura e produção escrita/ Produção e compreensão oral com base em gêneros Inglês instrumental Análise de necessidades Linguagem e identidade Atividades teatrais como proposta pedagógica Componente afetivo no processo ensino-aprendizagem. Inclusão linguística em cenários de atividades educacionais Ensino de línguas para alunos com dificuldades de aprendizagem Linguagem da inclusão social escolar Ambientes de aprendizagem mediados pelo computador Inclusão digital/Letramento digital

1. Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE) Exemplos de TCCs orientados: “A construção da identidade de alunos de inglês em instituição de ensino complementar”. (Mara Cristina Ferreira Cunha) “O ensino de inglês como língua estrangeira para alunos cegos ou com baixa visão em associações de apoio ao aluno com NEE” (Miriam Cristina da Silva) “Teatro e Educação: um estudo sobre atividades teatrais e o ensino de língua inglesa” (Mariana Bertolin Teixeira) Docentes: Profa. Dra. Angela Brambilla Cavenaghi T. Lessa (líder do grupo) Profa. Dra. Maria Fachin Soares Profa. Dra Vera L. Cabrera Duarte Prof. João Batista Teixeira

2.Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED) Exemplos de TCCs orientados: “A origem do blog e seu papel na educação”. (Marcelo Pereira de Carvalho) “O uso dos games eletrônicos no processo de aprendizagem de língua inglesa”. (Roberto Alexandre Machado Albornoz) 2.Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED) Docentes: Profa. Dra. Angelita Quevedo (líder do Grupo) Profa. Dra. Maximina M. Freire Profa. Dra. Rosinda de Castro Ramos

3.Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) Exemplos de TCCs orientados: “As diferentes formas de ‘contar histórias’ no Ensino Bilíngue”. (Ekatherina Ugnivenko) “O planejamento na Educação Bilíngue: Ensinar em inglês para ensinar além do inglês”. (Viviane de Souza Klen Alves) Docente: Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberalli

Exemplos de TCCs orientados: 4. A Formação Contínua do Professor de Inglês: um contexto para a reconstrução da prática Exemplos de TCCs orientados: “Atividades Teatrais como Proposta Didática para o Ensino da Língua Inglesa.” (Anna Luísa Nunes Andrade) “O Componente Afetivo no Processo de Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa: uma experiência com crianças de uma creche”. (Claudilene Deboni V. Neiva) “O processo reflexivo na interação coordenador e professor “. (Tânia R.Pataias de Oliveira) Docentes: Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani (líder do grupo) Profa. Dra. Angela Brambilla C. Lessa Profa. Dra. Rosinda de Castro G. Ramos Profa. Dra. Vera Lucia Cabrera Duarte Profa. Dra. Maria Fachin Soares Profa. Dra. Maximina M. Freire

Linha de pesquisa: Estudos da Tradução e da Interpretação Historiografia da tradução no Brasil e no mundo Historiografia da interpretação no Brasil e no mundo Formação de tradutores: o ensino da tradução; profissão; identidade do tradutor; Formação de intérpretes; o ensino da interpretação Interpretação em conferências e congressos, videoconferências, focus groups, em entrevistas por telefone ou virtuais; atuação do intérprete Tradução à prima vista. Linha de pesquisa: Estudos da Tradução e da Interpretação Legendagem, dublagem e voice over; Tradução: literária; de textos especializados de áreas técnicas, acadêmicas e científicas (TI, telefonia, meio ambiente, games, etc); jornalística; jurídico-comercial; juramentada Aquisição e desenvolvimento da competência tradutória

5. Estudos da Tradução e da Interpretação (ESTI) Exemplos de TCCs orientados: “A completude do texto nas legendas, na versão em DVD do filme Entre dois amores”. (Claudilene Debone Neiva) “Tradução de Literatura Infanto- Juvenil e implicações linguístico- culturais”. (E. Ugnivenko) “Os neologismos de Roald Dahl e suas traduções na obra The Big Friendly Giant” (Mariana Teixeira) “O Menino de Pijama Listrado: Uma tradução domesticadora ou estrangeirizadora?” (Fernanda Gomes Alexandre) Docentes: Profa. Dra. Leila Cristina Darin ( líder do grupo ) Profa. Dra. Glória R.Loreto Sampaio (vice-líder) Prof. Dr. Reynaldo José Pagura Profa. Ma. Victoria Claire Profa. Ma. Luciana Carvalho

6. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) Exemplos de TCCs orientados: “Conceituando a Interdisciplinaridade: uma pesquisa bibliográfica”. (Luana Santos ) 6. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) Docente: Prof. Dr. Cláudio Picollo (Grupo da Faculdade de Educação)

Literatura dos povos de língua inglesa Tópicos de pesquisa: Cultura colonial e pós- colonial Literatura colonial e pós- colonial Absurdo na Literatura Paródia e Paráfrase Estudo histórico das literaturas dos povos de língua inglesa Literatura dos povos de língua inglesa

Exemplos de TCCs orientados: “Metalinguagem, Intertextualidade e Contrastes: a construção da unidade do poema The Waste Land, de T. S. Eliot”. (Rodrigo Andrade da Silva) “Panorama dos Mitos da Sociedade Norte-Americana através da Literatura”. (Paula Luciano ) 7. Linha de Pesquisa: Estudos culturais e literários dos povos de língua inglesa Docentes: Prof. Dr. Reynaldo Pagura Profa. MA. Victoria Claire Weischtordt Prof. MA. João Batista

Thank you for your attention!