Aula 11: Lei de Biot e Savart

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indução Eletromagnética
Advertisements

5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
Magnetismo.
Magnetostática – Lei de Biot Savart
Campos Magnéticos Produzidos por Correntes
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina CINEMÁTICA 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL B:
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
Prof. Iran Lima FTC – Engenharia Civil Física Geral e Experimental III.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
Resultante de um sistema de forças
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
Professor Bruno Nascimento
Estudando para o ENEM de forma Invertida
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
Fundamentos de Eletricidade
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Frente B: Eletricidade
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Movimento Circular.
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
Estabilidade Edilberto BORJA.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
Equilíbrio de um ponto material
Física 3 CAMPOS MAGNÉTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTES
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz
Máquinas de Corrente Alternada
FONTES DE CAMPO MAGNÉTICO 2 PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Introdução à Estrutura Atmosférica
Juazeiro do Norte, Novembro de 2014
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
Modelagem Matemática na Física
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
O dipolo magnético e anomalias magnéticas
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
CAPACITÂNCIA, CAPACITORES E DIELÉTRICOS
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
O que você deve saber sobre
Indução Eletromagnética
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
Engenharia Eletrônica CONVERSÃO ELETROMAGNÉTICA DE ENERGIA 1º semestre 2017 Prof. Alexandre Moreira 4 aulas/semana: 4ª feira às 19:00 h Sábados às 09:30.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Transcrição da apresentação:

Aula 11: Lei de Biot e Savart Aula 01: Apresentação da disciplina e das formas de avaliação Aula 02: Carga Elétrica e Lei de Coulomb Aula 03: Campo Elétrico Aula 04: Lei de Gauss Aula 05: Aplicações da Lei de Gauss Aula 06: Potencial Elétrico Aula 07: Capacitância Aula 08: Dielétricos Aula 09: Corrente, Resistência e Força Eletromotriz Aula 10: Campo Magnético Aula 11: Lei de Biot e Savart FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL III Profª Dra Francelli Klemba Coradin francellikc@hotmail.com

Força Magnética sobre um Condutor Transportando uma corrente O módulo da força magnética: Considerando I = dq/dt:

Exemplo 01 Um barra de cobre retilínea conduz uma corrente de 50 A de oeste para leste em uma região entre os polos de um grande eletroímã. Nessa região, existe um campo magnético no plano horizontal orientado para nordeste (considerando uma rotação de 45° do leste para norte) com módulo igual a 1,2 T. A) determine o módulo, a direção e o sentido da força magnética que atua sobre uma seção de 1,0 m da barra. B) Mantendo-se a barra no plano horizontal, como deve ser orientada para que o módulo da força seja máximo?

Força e Torque sobre uma espira de corrente Os condutores que transportam corrente são em geral em forma de espiras. A força sobre o lado direito: Uma força com mesmo módulo e sentido contrário atua do lado oposto. Os lados com comprimento b formam um ângulo ( ) com o campo magnético A Força Total sobre uma espira é igual a zero. Contudo o Torque é diferente de zero.

Força e Torque sobre uma espira de corrente O Torque é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo. O braço do momento para cada uma das forças: O torque de cada uma das forças: O torque resultante: O produto IA denomina-se momento de dipolo magnético ou momento magnético da espira:

Dipolo Magnético Uma espira de corrente, ou qualquer outro corpo que sofra um torque magnético é chamado de dipolo magnético. Quando o dipolo magnético muda de orientação em um campo magnético, o campo magnético realiza trabalho sobre ele, devido à variação da energia potencial correspondente.

Exemplo 02 Uma bobina circular com raio de 5 cm possui 30 espiras e está situada sobre o plano horizontal. Ela conduz uma corrente de 5 A no sentido anti-horário quando observada de cima para baixo. A bobina está em um campo magnético uniforme orientado da esquerda para a direita, com módulo igual a 1,2 T. Calcule o módulo do momento magnético e o módulo do torque sobre a bobina. Se a bobina girar a partir de sua posição inicial até uma posição na qual seu momento magnético seja paralelo ao campo magnético, qual seria a variação de sua energia potencial?

Campo Magnético de uma carga puntiforme O campo magnético depende da carga, da velocidade e da distância: Permeabilidade do vácuo:

Campo Magnético de um elemento de corrente O campo magnético total produzido por diversas cargas que se movem é a soma vetorial dos campos produzidos pelas cargas individuais. Para cada elemento de carga, temos um elemento infinitesimal de campo magnético: Porém: Lei de Biot e Savart

Exemplo 03 Um fio de cobre conduz uma corrente constante de 125 A para um tanque de eletroposição. Determine o campo magnético produzido por um segmento de fio de 1,0 cm de comprimento e um ponto situado a uma distância de 1,2 m do fio, considerando que o ponto seja: A) um ponto P1 situado sobre a perpendicular superior do fio. B) um ponto P2 situado sobre uma linha que forma um ângulo de 30° com o fio, como indicado na figura.

Campo Magnético de um Condutor Retilíneo transportando uma corrente Pela Lei de Biot e Savart: Usando substituição trigonométrica ou tabelas de integrais: Quando o comprimento é muito maior que a distância entre o ponto P e o condutor, podemos dizer que o condutor possui um comprimento infinito:

Força entre Condutores Paralelos Dois segmentos de fios retilíneos paralelos longos estão separados por uma distância r e conduzem correntes I e I’ no mesmo sentido. Cada condutor está sob a influência do campo magnético do outro e sofre a ação de uma força. A força: A força por unidade de comprimento:

Campo Magnético de uma Espira Circular Pela Lei de Biot e Savart: As componentes em y se cancelam e dBx = dB sen θ Para N espiras: No centro da espira:

Exercícios para casa  1) Um condutor retilíneo longo conduz uma corrente de 100 A. Para qual distância a partir do eixo do condutor o módulo do campo magnético produzido pela corrente é igual ao módulo aproximado do campo médio na superfície da Terra? (Considere um valor aproximadamente iguala 0,5 x 10-4 T) Resp.: 0,4 m 2) Dois fios supercondutores retilíneos e paralelos separados por uma distância de 4,5 mm conduzem correntes iguais porém em sentidos contrários com módulo igual a 15,0 A. Determine a força por unidade de comprimento. Resp.: 0,01 N/m 3) Uma bobina conduzindo uma corrente de 5,0 A é constituída por 100 espiras circulares com raio igual a 0,60 m. (a) Determine o campo magnético ao longo do eixo da bobina, situado a uma distância de 0,80 m do seu centro. (b) Em que ponto do eixo da bobina o campo magnético se reduz a 1/8 do valor do campo magnético no centro da bobina? Resp.: 1,1 x 10-4 T; 1,04 m 4) Duas cargas puntiformes positivas q = + 8,0 μC e q’ = + 3,0 μC se movem em relação a um observador situado no ponto P. A distância d é igual a 0,12 m. Quando as cargas estão nos pontos indicados na figura, qual é o módulo, a direção e o sentido do campo magnético resultante que elas produzem no ponto P? Considere v = 4,5 x 106 m/s e v’ = 9,0 x 106 m/s. Resp.: 4,38 x 10-4 T, entrando na página. 5) Um fio retilíneo longo está situado sobre o eixo 0y e conduz uma corrente de 8,0 A no sentido -0y. Além do campo produzido pelo fio, existe um campo magnético uniforme com módulo igual a 1,5 x 10-6 T apontando no sentido +0x. Calcule o módulo, a direção e o sentido do campo magnético total nos seguintes pontos sobre o plano xz: x = 0, z = 1,0 m; (b) x = 1,0 m; z = 0; (c) x = 0, z = -0,25 m. Resp.: (-1,0 x 10-7 T)î; (2,19 x 10-6 T) a 46,8° de x para z; (7,9 x 10-6 T)î