VULNERABILIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Advertisements

ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Gênero e educação Suélen de Souza Andres. O que é gênero?
Use of social media for sexual health promotion: a scoping review
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
O que são doenças não transmissíveis?
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 24 de abril de 2016 Alunas: Letícia Theodoro 3°Ano A Diretor: Marcos Reichel Professor: Adriano.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Projecto A(risco) Sónia Araújo 05 de Maio de 2009 Parceiros:
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
O desemprego dos jovens
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Quantas crianças na cidade de São Paulo tem alguma alergia alimentar?
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
EPIDEMIOLOGIA.
Deficiência psicológica
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Saúde.
Homofobia é....
Determinantes Sociais de Saúde
1.
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Metodologia Científica
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Comportamento do Consumidor
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
Tipos de estudos epidemiológicos
A importância da SST nas Organizações
História Natural da Doença
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ECONOMIA.
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
FENOMENOLOGIA.
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Tipos de estudos epidemiológicos
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
Vulnerabilidade social: conceito e programas para o desenvolvimento de potencialidades e aquisições. Rosana Morgado Escola de Serviço Social/UFRJ.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Conceitos importantes para o estudo da História
2019 INSTITUCIONAL Template COE
Metodologia do Ensino de Física I
Conheça a Defensoria Pública
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
Relações de Gênero Pag 97.
Transcrição da apresentação:

VULNERABILIDADE

CORRE O RISCO DE ADQUIRIR DST/AIDS QUALQUER PESSOA TEM RELAÇÕES SEXUAIS SEM PRESERVATIVO COMPARTILHA EQUIPAMEN- TOS PARA USO DE DROGAS INJETÁVEIS RECEBE TRANSFUSÃO DE SANGUE NÃO TESTADO TRANSMISSÃO VERTICAL

PORÉM... RISCO é a probabilidade que uma pessoa tem de adquirir alguma doença. É um conceito muito útil na epidemiologia, pois permite a quantificação das chances de adoecimento desses indivíduos ou grupos e, assim, a elaboração de ações ou intervenções que reduzam essas chances. PORÉM... Vivemos em uma sociedade dinâmica, complexa e desigual e, por isso mesmo, nem todos dispõem das mesmas possibilidades e condições de se proteger de todos os riscos de adoecimento que existem. Muitas vezes, as pessoas vivem situações de risco que independem de sua vontade.

Homossexualidade é errado! CRENÇAS: Sexo é feio! Falar sobre sexo estimula os adolescentes a fazerem sexo, então é melhor não falar sobre isso! Homossexualidade é errado! ESTEREÓTIPOS: A mulher tem que se preservar! Homem que é homem pega todas! SITUAÇÃO ECONÔMICA: Desemprego dos jovens x compra de camisinha Sexo???

VULNERABILIDADE é a interação de fatores individuais e coletivos que faz com que diferentes pessoas e grupos estejam mais suscetíveis a infecções e adoecimentos do que outras, uma vez que dispõem de menores possibilidades de se proteger ou se prevenir. Significa dizer, então, que todas as pessoas estão suscetíveis a adquirir doenças ou a sofrer danos no dia a dia de suas vidas, mas algumas têm maiores condições de evitá-las porque dispõem de mais recursos (informações, emprego, renda, escolaridade) do que outras.

Não ter conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção das DST e não usar camisinha VULNERABILIDADE INDIVIDUAL Ter dificuldade de acessar a escola ou os serviços de saúde Ser discriminado em função da orientação sexual Não conseguir negociar o preservativo com o parceiro (idade, situação socioeconomica, gênero) VULNERABILIDADE SOCIAL Não receber informação na escola Ser impedido de realizar o teste no serviço de saúde Inexistência de campanhas de conscientização VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA

Sexo e relações de gênero Atuar na perspectiva das vulnerabilidade significa levar em consideração o contexto de vida das pessoas e suas singularidades: Sexo e relações de gênero Geração Orientação Sexual Condição socioeconômica Escolaridade Estilos de vida

E lembrar que... PROJETOS DE FELICIDADE Homens Mulheres Jovens Idosos Heterossexuais Homossexuais Usuários de Drogas Profissionais do Sexo Profissionais de Saúde Educadores AFETOS DESEJOS PROJETOS DE FELICIDADE CUIDADOS PREVENTIVOS SONHOS PRAZERES FANTASIAS