Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

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Transcrição da apresentação:

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos AULA 8 Assunto: Plano Operacional (IV parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing 3. 1 2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços 3.2. Preço 3.3. Estratégias promocionais 3.4. Estrutura de comercialização 3.5. Localização do negócio 4. Plano Operacional 5. Plano Financeiro

4. Plano Operacional 4.1. Layout O que significa layout de uma organização ?

4. Plano Operacional 4.1. Layout Por meio do layout (arranjo físico) define-se como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, matéria-prima etc.) e das pessoas no espaço disponível.

Quais benefícios Um arranjo físico bem estruturado traz a uma organização?

Um arranjo físico bem estruturado traz uma série de benefícios, como: Benefícios internos: aumento da produtividade e conseqüentemente lucratividade; diminuição do desperdício e do retrabalho; redução ou aumento de grupos informais; melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas. Benefícios externos: maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas e melhoria de imagem da empresa.

DICAS Verifique se há exigências específicas quanto ao layout, conforme a legislação vigente para o seu tipo de negócio; Certifique se é possível adequar o layout da empresa para pessoas portadoras de necessidades especiais, pois dependendo do ramo de atividade existem exigências em forma de lei. O ideal é contratar um profissional qualificado para ajudá-lo nessa tarefa, se isso não for possível, rascunhe você mesmo um esquema, distribuindo as áreas da empresa, os equipamentos, móveis e as pessoas de forma racional e sensata.

4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços: É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso é possível diminuir a ociosidade e o desperdício. Seja realista e considere na projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços,o tipo de produto ou serviço, as suas instalações e maquinários, sua disponibilidade financeira, o fornecimento de matérias-primas e ou mercadorias, o tamanho do mercado e a sazonalidade (as oscilações do mercado).

4.3. Processos operacionais É o momento de registrar como a empresa irá funcionar, ou seja, como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa: Como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas. Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários. OBS: Sugere-se a elaboração de um roteiro com essas informações (fluxograma).

4.4. Necessidade de pessoal Trata-se da projeção do pessoal necessário para o funcionamento do negócio: o(s) sócio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas. DICAS: Verifique a disponibilidade de mão-de-obra qualificada na região. Se não for essa a situação, procure investir no treinamento de uma (sua) equipe. Lembre-se de consultar os sindicatos de classe a fim de obter informações sobre a legislação específica, acordos coletivos, piso salarial, quadro de horários, etc.

EXERCICIO VIII 4. Plano Operacional 4.1. Layout Obs: rascunho do layout 4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços: Qual será a capacidade máxima de produção (ou serviços) e comercialização? Qual será o volume de produção (ou serviços) e comercialização iniciais? 4.3. Processos operacionais Descreva como serão feitas as principais atividades do negócio. 4.4. Necessidade de pessoal: cargo, função, qualificações necessárias