Edição: 10/11 Maranhão, 09 / Setembro / 11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Advertisements

REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
CURSO DE SMS PARA CONTRATOS
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Ciclo de vida do produto
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Encontro com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari Local: COFIC Data: 18 de novembro de 2010 Novos caminhos para o desenvolvimento.
Gestão Ambiental.
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
dos serviços/processos
Desafios aos Futuros Engenheiros
Norma Regulamentadora – NR 4
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
A EMPRESA A Odisséia Consultoria e Treinamento Ltda – ME está há mais de 04 anos no mercado, sempre no segmento da Qualidade, com Treinamentos e Palestras...
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 3
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
Auditoria da Qualidade
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
VESTIMENTAS ANTICHAMA – UM CASO DE SUCESSO NA CHESF
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Segurança e Saúde no Grupo ArcelorMittal Marcos Fernandes dos Santos Gerente de Saúde e Segurança – Arcelormittal Tubarão Novembro / 2014.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Instrutor: Objetivos:.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
Principais Normas Regulamentadoras
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Marcelo Gomes dos Santos
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
QUALIDADE, CONTROLE E GARANTIA
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Gestão de Projetos Aula 01.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
NORMAS REGULAMENTADORAS
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Profa Alessandra Ap. Sanches
Visão Geral da Gestão de Projetos
PBQP-H.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Transcrição da apresentação:

Edição: 10/11 Maranhão, 09 / Setembro / 11

Mensagem do RD Apesar da NR-18 e NB-1367 regularem e orientarem os canteiros de obras, não existe um padrão pré-estabelecido que determine o dimensionamento adequado de um almoxarifado. Este varia em função das atividades desenvolvidas, das áreas necessárias à funcionalidade do serviço, das áreas específicas de estocagem de acordo com as quantidades e tipos de produtos a serem estocados, da periodicidade das aquisições e intervalo de tempo da entrega dos mesmos pelos fornecedores, do sistema de distribuição e da quantidade de equipamentos e acessórios pertencentes ao setor de Suprimentos. Em uma obra de grande porte e em local afastado dos grandes centros, o planejamento para aquisição de insumos deve ser o mais otimizado possível em relação a tempo e custo, atendendo às especificações dos materiais obrigando a este setor estar em constante sincronia com os demais. A UHE Estreito tem no seu escopo os mais diversos serviços de engenharia, tais como: terraplenagem, concreto estrutural, fundações, estruturas metálicas, edificações, saneamento, pavimentação, entre outros, fazendo com que a equipe seja multidisciplinar e consiga atender às necessidades na aquisição, transporte, armazenamento e distribuição dos materiais. Sérgio Delgado

Q ualidade No CRT – Consórcio Rio Tocantins.... Aprendendo sempre... Para que o processo de Gestão de QSMSRS seja implantado e implementado, há a necessidade da Análise Crítica pela Direção do empreendimento. No CRT, a realização da análise crítica do processo é realizada parcialmente, durante as reuniões do Grupo de QSMSRS e com uma abordagem mais ampla, validando todo o sistema, nas Reuniões de Análise Crítica realizadas nos meses de Fevereiro e Agosto. ualidade Aprendendo sempre... NBR ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos “5.6 Análise Crítica pela Direção 5.6.1 Generalidades A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de Gestão de Qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência e eficácia. Essa análise crítica deve incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no sistema de gestão da Qualidade, incluindo a Política da Qualidade e os objetivos da Qualidade.”

S aúde Ocupacional No CRT – consórcio rio tocantins... São realizados exames periódicos anualmente, conforme a NR-7 exige, e os exames são feitos de acordo com a função e riscos aos quais o trabalhadores estão expostos, o que determina a periodicidade para realizar os mesmos. aúde Ocupacional APRENDENDO SEMPRE... Na NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Exemplo: na NR-7 exige que exames audiométricos sejam realizados, no mínimo, no momento da admissão, no sexto mês após a mesma, e anualmente a partir de então, e na demissão. No caso de demissão em até 90 dias, ter realizado audiometria o mesmo está dispensado de realizar o exame. Os outros exames são realizados conforme está no PCMSO com base no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA O exame periódico é um direito do trabalhador! PORTANTO COMPAREÇA PARA REALIZAR SEU EXAME PERIÓDICO!

M eio Ambiente No CRT – Consórcio Rio Tocantins.... Já foi concluída a primeira etapa do projeto ECO Saber: foram fabricados 200 kit mudas e entregues durante a Semana de Meio Ambiente para a prefeitura de Estreito-MA e para o Colégio Estadual José de Souza Porto em Darcinópolis-TO. A conclusão da segunda etapa do projeto está prevista para outubro (dia das crianças), para isso já foram fabricados 380 brinquedos educativos (até a presente data), para serem entregues durante evento realizado em creches e escolas do município. Para a fabricação dos kit mudas e dos brinquedos foram reutilizados 6 metros cúbicos de madeira. Atitudes Sustentáveis! M eio Ambiente Aprendendo sempre.... O CRT, certo de sua responsabilidade socioambiental, volta sua atenção para o atendimento às pessoas que vivem nas áreas de abrangência de suas obras, investe no bem estar dos seus funcionários e familiares. Preocupado também com a preservação do meio ambiente, realiza a gestão de programas que visam a reciclagem e reaproveitamento de seus resíduos. Como forma de reaproveitar os resíduos de madeira e otimizar seu uso para a formação de uma sociedade melhor, a OAS, na obra de construção da UHE Estreito, está transformando parte dos resíduos de madeira em protetores de mudas e brinquedos educativos para as crianças, que serão doados para creches e escolas municipais.

S No CRT – Consórcio Rio Tocantins.... Comunicação de Emergência No Consórcio Rio Tocantins o meio de comunicação utilizado em caso de emergência é o rádio transmissor de posse dos Engenheiros, Mestres de Obra, Encarregado Geral, Encarregados, Cabos de Turma e Técnicos de SMS. egurança do Trabalho Aprendendo sempre.... Em casos de emergência comunicar imediatamente via rádio nas seguintes faixas operacionais: Faixa 04 - Segurança do Trabalho e Serviço de Saúde: Ocorrências de acidentes de trabalho, atendimento pré-hospitalar ao traumatizado ou poli-traumatizado Faixa 01 - Meio Ambiente: Emergências Ambientais, contaminação do ar, solo ou corpo hídrico. A comunicação deverá ser clara e objetiva e conter as seguintes informações: O que aconteceu; Onde aconteceu Nunca interfira na comunicação em caso de emergência, deixe a faixa livre para as equipes de Brigada de Emergência, Resgate e Primeiros Socorros.

R S esponsabilidade ocial No CRT – Consórcio Rio Tocantins.... Pensando no bem estar, na qualidade de vida e lazer dos funcionários, foi realizado no dia 04/09/2011 às 08h o 5º Torneio de Futebol Society no canteiro de obras da UHE Estreito. Participaram do evento 7 times. Foram premiados os três primeiros colocados: 1º Jovem Aprendiz; 2º Congelseg e 3º Cachaça. R esponsabilidade S ocial Aprendendo sempre.... Qualidade de vida no trabalho, o esporte como fator responsável As iniciativas de QVT têm dois objetivos: de um lado aumentar a produtividade e o desempenho, de outro, melhorar a QVT e a satisfação com o trabalho. Muitos autores supõem que os dois objetivos estão ligados: uma maneira direta de melhorar a produtividade seria a melhora das condições de satisfação com o trabalho, porém a satisfação e a produtividade do trabalhador não seguem necessariamente trajetos paralelos. Isto não significa que os dois objetivos sejam incompatíveis, nem que sejam totalmente independentes de um outro. Sob determinadas circunstâncias, melhorias nas condições de trabalho contribuirão para a produtividade.

Objetivo e Público Alvo OBJETIVO: Promover a uniformização dos temas relacionados a QSMSRS para que as informações relevantes relacionadas diretamente, ou não, à manutenção e certificação da Construtora oas ltd. em Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social sejam apresentadas de forma a acrescentar valor no desenvolvimento dos trabalhos. PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores do CRT – Consórcio Rio Tocantins que possuem acesso (via e-mail) à rede CRT. Valquíria Feltrim Ger. da Qualidade

Ações Diversas – CRT (DDQSMSRS, Treinamentos / Simulados, Ordem / Arrumação / Limpeza, Visitas...)

Os números da UHE Estreito – até 09/09/11 Total de requisições de material = 101.466  Itens no Patrimônio = 4.775  Total de pedidos de materiais = 13.463  Total de fornecedores de materiais = 832 No pico da obra tivemos aproximadamente de 9.000 colaboradores. Em 08/09/11 o número total de colaboradores do CRT é 1.573. Total de Fornecedores de Materiais Críticos = 180 

Este Boletim é elaborado com a participação direta dos seguintes colaboradores da UHE Estreito: RD (Gerente do Contrato) – Sérgio Delgado Qualidade – Valquíria Feltrim / Ewerton Macedo Saúde Ocupacional – Valéria Mônaco / Fábio Batista Meio Ambiente – Aida Mendes / Inádia Oliveira Segurança do Trabalho – Benedito Clayton / Ana Amélia Responsabilidade Social – Terezinha Silva Esta edição do UHE Estreito on line contou com a participação de: Suprimentos / Almoxarifado – Bernardo Maciel

"O único lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." (Vidal Sasson)