Didáticas na sala de aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais são os nossos objetivos?
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
O Ensino de Química a Distância
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Diante a Era Tecnológica.
Área do conhecimento: Biologia
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Curso: Docência do Ensino Superior
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
alfabetização INTRODUÇÃO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Projeto Teia do Saber Plano de aula
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Softwares Educacionais – Cód
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Divulgando a Pesquisa.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Professor(es) Apresentador(es):
Para dinamizar as aulas de Química Liselena Farias Terek PCNP Química.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Matriz de avaliação processual
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Didáticas na sala de aula
Transcrição da apresentação:

Didáticas na sala de aula Liselena Farias Terek PCNP Química

Tema: Soletrando o Br-As-I-L com Símbolos Químicos Objetivo: Este trabalho apresenta as possibilidades didáticas na sala da aula de um material de ensino lúdico, dirigido aos estudantes de Química do Ensino Médio. Esse recurso didático permite a aprendizagem dos elementos químicos da tabela periódica, lembrando os estados do Brasil.

Didáticas na sala de aula Série a ser trabalhada: 1ª EM

Didáticas na sala de aula Contextualização: A memorização dos nomes e símbolos dos elementos químicos sempre foi uma tarefa aborrecida para o estudante por tratar-se de um grande número de termos sem uma aplicação prática na sua vida cotidiana. No entanto, a aprendizagem dos elementos químicos e da tabela periódica constitui uma parte muito importante dos programas de Química no Ensino Médio. O conhecimento do sistema periódico é fundamental na escola, por isso, deve-se começar a trabalhar desde essa etapa educativa tanto os nomes como os símbolos químicos dos elementos mais importantes.   Nesse marco teórico, o objetivo deste jogo é a apresentação das possibilidades didáticas que tem o emprego de um material educativo inovador, que permite praticar e aprender os elementos químicos, ao se utilizar da geografia do Brasil.

Didáticas na sala de aula O material de ensino: O professor deve apresentar o mapa do Brasil junto com os países que fazem fronteiras e um texto, como demonstra a figura 2.

Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/06-RSA-5907.pdf

Didáticas na sala de aula