UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria na atenção ao Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde da Família-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso  
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria na atenção ao Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde da Família- Santo Antônio no município de Coronel Ezequiel/RN Especializando: Ermance Fernandes Pinheiro Filho Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento Natal, 2015

Introdução Importância da ação programática: Qualificar a atenção ao pré-natal e puerpério; Melhorar o acolhimento e a adesão das usuárias ao programa; Capacitar a equipe de saúde; Melhorar o serviço prestado pela equipe a toda população.

Introdução Caracterização de Coronel Ezequiel no RN: População de 5.405 habitantes (IBGE); IDH de 0,6; Distância de 140 KM até a capital; Três equipes de estratégia de Saúde da família; Uma unidade mista.

Introdução Caracterização da estratégia de Saúde da família Santo Antônio: Cadastrada na Zona rural do município; População adstrita de 1.725; No Primeiro mês da intervenção havia 12 gestantes cadastradas.

Introdução Caracterização da estratégia de Saúde da família de Santo Antônio: A equipe é formada por um médico, uma enfermeira, um dentista, seis agentes comunitários de saúde, cinco técnicos de enfermagem, quatro auxiliar de serviços gerais e dois diretores da UBS.

Introdução A Unidade Básica de saúde Santo Antônio possui: Um consultório medico; Um consultório para atendimento odontológico; Uma recepção; Uma cozinha; Uma sala de curativos e medicação.

Introdução Unidade Básica de Saúde Cachoeira; Unidade Básica de Saúde Gurjáu; Unidade Básica de Saúde Tronco.

Dificuldades Demanda espontânea; Atendimento às gestantes e puérperas; Referencia e contra referência; Unidade Mista Nelson Solano;

Introdução Situação da ação programática antes da intervenção Pré-natal realizado pelo médico e enfermeiro; Sem Cronograma definido; Sem protocolo definido; Sem ações de promoção a saúde e prevenção; Equipe sem planejamento.

Objetivos Objetivo geral: Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério das gestantes cadastradas na UBS

Objetivos Objetivos Específicos: Ampliar a cobertura do pré-natal; Melhorar a adesão ao pré-natal; Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério; Melhorar registro das informações na UBS Santo Antônio; Mapear as gestantes de risco; Promover a saúde no pré-natal.

Metodologia Implatanção do protocolo do Caderno de Atenção Básica: Atenção ao pré-natal de baixo risco; Implantação da ficha espelho e da Planilha de coleta de dados; Livro de registro da Gestante e Puérpera;

Metodologia Reunião mensal entre todos da equipe para discutir, planejar e avaliar o programa; reunião semanal entre os membros da equipe de cada comunidade; Criação de grupos de gestantes; Capacitação dos funcionários através de aulas periódicas; Busca ativa as usuárias;

Metodologia Agendamento prévio para as consultas; Prioridade no atendimento as gestantes; Dialogo com a comunidade para explicar a importância dessa ação; Dialogo permanente com as usuárias em busca de criticas construtivas que ajudem a melhorar o serviço.

Cronograma Atividades Semanas 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12   Atividades Semanas 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 Capacitação dos profissionais de saúde da UBS sobre o protocolo de atenção à saúde de Gestantes e Puérperas. Definir atribuições de cada membro da equipe, no desenvolvimento da ação programática. Contato com líderes comunitários para informar sobre a importância da ação programática e sobre como ela deve ocorrer. Atendimento clínico das Gestantes e Puérperas. Cadastramento das Gestantes e Puérperas da área adstrita no programa. Capacitação dos ACS para realização de busca ativa de Gestantes e puérperas faltosos. Busca ativa das Gestantes e Puérperas faltosos às consultas. Ações de promoção à saúde Atividade educativa com nutricionista. Grupo de gestantes. Visitas domiciliares das pacientes Gestantes e Puérperas que se encontram impossibilitadas de comparecer à UBS. Reunião da equipe para planejamento e avaliação da ação programática. Elaborar e fixar cartazes sobre Pré-natal e Puerpério. Monitoramento do exame clínico, exames complementares e do acesso às medicações da farmácia básica. Registro das informações. Monitoramento da intervenção.

Resultados Meta 1: Ampliar a cobertura das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde que frequentam o programa de pré-natal na unidade de saúde para 100% No primeiro mês cadastramos 12 gestantes, no segundo 15 e no terceiro 17

Resultados Meta 2: Garantir a captação de 100% das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde no primeiro trimestre de gestação. Houve dificuldades que são próprias da localidade.

Resultados Meta 3: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes durante o pré-natal. Meta difícil de ser atingida nas primeiras semanas devido a resistência de algumas usuárias em realizar o exame.

Resultados Meta 4: Realizar pelo menos um exame das mamas em 50% das gestantes durante o pré-natal. Evolução progressiva durante a intervenção.

Resultados Meta 5: Realizar em 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais conforme protocolo. Exames em dia mesmo antes no inicio da intervenção

Resultados Meta 6: Garantir a 100% das Gestantes a prescrição de ácido fólico e sulfato ferroso. Prescrição em dia antes da intervenção

Resultados Meta 7: Garantir a 100% das gestantes o esquema da vacinação antitetânica completo. Realizado de rotina pela equipe da UBS.

Resultados Meta 8: Garantir a 100% das gestantes a marcação da primeira consulta odontológica Atenção odontológica prejudicado pela negligência da gestão municipal

Resultados Meta 9: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de sorologia para hepatite B (HBsAg). Meta 10: Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes. Meta 11: Garantir em 100% das gestantes faltosas a busca ativa. Meta 12: Garantir a 100% das gestantes avaliação do risco gestacional. Meta 13: Garantir a 100% das gestantes a orientação nutricional. Meta 14: Garantir a 100% das gestantes orientação sobre aleitamento materno

Resultados Meta 15: Garantir a 100% das gestantes orientação sobre cuidados com recém-nascido. Meta 16: Garantir a 100% das gestantes orientação sobre a anticoncepção após o parto. Meta 17: Garantir a 100% das gestantes orientação sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta 18: Garantir a 100% das gestantes e puérperas orientação sobre higiene bucal. Meta 19: Garantir a 100% avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Todas as solicitações de exames atingimos as metas. Dificuldade na demora das sorologias e na não realização de alguns exames preconizados.

Resultados Meta 20: Garantir a 100% das puérperas consultas até 42 dias após o parto. Meta conquistado devido principalmente ao trabalho enfermeira da equipe que realizou visitas domiciliares àquelas usuárias que não puderam comparecer a unidade.

Resultados Meta 21: Realizar em 100% das puérperas o exame das mamas. Meta 22: Realizar em 100% das puérperas o exame do abdômen. Meta 23: Realizar em 100% das puérperas o exame ginecológico. Meta 24: Realizar em 100% das puérperas avaliação do estado psíquico. Meta 25: Realizar em 100% das puérperas avaliação para as intercorrências. Metas atingidas devido ao trabalho em equipe, principalmente da enfermeira e ACS.

Resultados Meta 26: Garantir a 100% das puérperas prescrição de algum método anticoncepcional. Resultado de 0% em todos os meses devido as puérperas estarem em aleitamento materno exclusivo e amenorreia.

Resultados Meta 27: Realizar a busca ativa em 100% das puérperas faltosas. Meta 28: Garantir a 100% das puérperas o registro adequado. Meta 29: Realizar em 100% das puérperas orientações sobre o cuidado com recém-nascido. Realizado por toda equipe enfatizando o trabalho da enfermeira na obtenção dos resultados propostos.

Resultados Meta 30: Realizar em 100% das puérperas orientação sobre aleitamento materno. Meta 31: Realizar em 100% das puérperas orientação sobre planejamento familiar Todas as metas conquistadas devido ao comprometimento da equipe na busca dos objetivos a serem alcançados.

Discussão Importância da intervenção para a equipe: Aumento da interação e do trabalho em equipe; Maior capacitação.

Discussão Importância da intervenção para o serviço: Implantação de cronograma para atendimento a um grupo prioritário; Qualificação da atenção ao pré-natal e puerpério.

Importância da intervenção Importância da intervenção para a comunidade: Melhor serviço prestado aos usuários; Um acompanhamento mais humanizado e qualificado para as usuárias de saúde; Maior interação entre usuários e profissionais;

Discussão A intervenção encontra-se implantada no serviço.

Discussão Perspectivas: A UBS iniciou reforma no mês janeiro/2015; Há espaço para dialogo entre o gestor e profissional para pactuar melhorias como a celeridade na entrega de exames; Tornar permanente a ficha espelho como rotina no serviço; A equipe esta consciente e capacitada para implantar do que não conseguimos durante a intervenção.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Após um ano: Estamos mais qualificado e experiente; Nova visão sobre a estratégia de saúde da família; Troca de experiências com profissionais de todo o Brasil; Melhor visão do processo de trabalho e da importância da promoção da saúde.

Reflexão “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.” Albert Einstein

Muito Obrigado!