Por que permanece elevada?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 11ª AULA.
Instrumentos de Política Macroeconômica
Economia Brasileira_26/02/2007
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Introdução Análise IS-LM: Visão geral
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Objetivos e Instrumentos
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
INFLAÇÃO E A CURVA DE PHILLIPS. CONCEITO DE INFLAÇÃO Inflação é definida como o aumento persistente e generalizado no índice de preços.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
DÉFICITS PÚBLICOS: CONCEITOS, IMPLICAÇÕES E FINANCIAMENTO PROF. DR. SIEGFRIED BENDER DEPARTAMENTO DE ECONOMIA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Economia Monetária II 3ª aula
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
PIB – TAXAS DE CRESCIMENTO 1950/2017
Disciplina: Economia Internacional
A Dívida Pública e a política de juros
Conceitos Macroeconômicos
Resumo Caso nada seja feito, com hipóteses otimistas, Dívida/PIB vai estar acima de 120% em 10 anos; Aprovar a PEC do gasto, sem alterar regras da previdência.
Prof. Elisson de Andrade
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Inflação brasileira.
Formação Econômica e Social do Brasil II (REC 2402)
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Formação Econômica e Social do Brasil II (REC 2402)
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
INFLAÇÃO.
Política Macroeconómica
Administração do Capital de Giro
Panorama dos Negócios da América Latina
Economia Monetária II 22ª aula
Políticas expansionistas e políticas contracionistas
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
INSCRIÇÃO INTERNACIONAL
Investimento, Financiamento e Planeamento Financeiro
Seção Estrutura de análise macroeconômica
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Disciplina: Tópicos Especiais em Economia Internacional (I)
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Contabilidade Social e Macroeconomia
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Economia para Computação
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
LES0675 – Economia Monetária
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Por que permanece elevada? Taxa de inflação Por que permanece elevada? Daniel Herrera Rafael Peixoto

Abordagem Ortodoxa Diagnóstico: 1. A expansão excessiva dos meios de pagamento origina altas dos preços internos, por pressões de demanda – produto acima do produto potencial/ desemprego abaixo da taxa natural; 2. A inflação é fenômeno monetário, devido ao aumento mais rápido, determinado pelo governo, da quantidade de moeda do que da produção.

Abordagem Ortodoxa Excesso de emissão monetária: 1. O rápido crescimento das despesas do governo: o maior dispêndio do governo não é inflacionário se os gastos adicionais forem financiados por impostos ou dinheiro tomado por empréstimo junto ao público; nesse caso (crowding out), o governo tem mais para gastar e o público menos; ocorre que essas são medidas impopulares; portanto, o método politicamente mais atraente é aumentar a quantidade de moeda, através da venda de títulos de dívida pública do Tesouro Nacional ao banco central. 2. Adotar objetivos indevidamente ambiciosos de pleno emprego: isto é politicamente atraente, se o aumento de dispêndio ocorrer sem aumentar impostos e endividamento junto ao público não-bancário e se financiar o déficit daí resultante com aumento da quantidade de moeda; porém, isso é inflacionário e não mantém o pleno emprego a longo prazo, quando ocorre a superação da ilusão monetária.

Abordagem Ortodoxa Medidas de combate: 1. Reduzir ou eliminar o déficit fiscal, principalmente mediante a limitação do gasto público e o aumento de tarifas nos serviços públicos deficitários. 2. Conter a expansão monetária e creditícia, adequando-as apenas às necessidades reais (e não nominais) do aumento da atividade econômica. 3. Eliminar o controle de preços de diversos produtos de primeira necessidade que entorpece a operação do sistema de preços relativos. 4. Diminuir ou postergar os reajustes das remunerações da força de trabalho

Abordagem Ortodoxa

Componentes da inflação (2006-2014)

Decomposição da Inflação (2001-2014)

Pergunta

Resposta