Introdução à Estrutura Atmosférica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Advertisements

Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Física Geral Experimental III Ívina Assis Bibliografia Adotada HALLIDAY, D.; RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos da Física – Eletromagnetismo. Vol. 3,
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Processos de eletrização
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Interações Interatômicas
Eletrostática: Conceitos Básicos
Cinemática de uma partícula
Geometria Molecular e Teorias de Ligação
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Professor Bruno Nascimento
Frente 1: Modelos atômicos
Sistemas de Controle III N8SC3
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fundamentos de Eletricidade
ELETROSTÁTICA Lei de Coulomb FORÇA ELÉTRICA PROF. Lucas Xavier.
Fundamentos de Eletricidade
Sistemas de Controle III N8SC3
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
Frente B: Eletricidade
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
Introdução à Estrutura Atmosférica
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Ondas Eletromagnéticas (EM)
Prof. Nilsonmar Estrutura Atômica.
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS REAIS
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
DIODOS a Diodos.
TRABALHO E CALOR.
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo – Aula 2
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Professor Antenor Araújo
Física III Potencial Elétrico Prof. Alexandre W. Arins.
ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade.
Indução Eletromagnética
Ligações metálica, iónica e covalente
FORÇA ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
ELETROSTÁTICA PROF. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019.
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Profª Jusciane da Costa e Silva
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Processos de eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Estrutura Atmosférica Revisão de Eletricidade e Magnetismo : Lei de Coulomb

A carga elétrica é uma propriedade fundamental das particulas elementares, as quais são descritas como: elétrons, prótons e neutrons. Elétron Me = 9.1 x 10-31 kg qe = -1.6 x 10-19 coulomb (C) Proton Mp = 1.7 x 10-27 kg qp = +1.6 x 10-19 coulomb Neutron Mn = 1.7 x 10-27 kg qn = 0 (neutro)

Uma das mais importantes propriedades das cargas é: As cargas não podem ser criadas nem destruidas. Portanto: Se observamos uma carga: ela é proveniente de algum lugar; Se a carga desapareceu: ela se moveu para outro lugar. Esta propriedade implica em uma lei básica da física: “A conservação de cargas”

Em eletricidade atmosférica é comum utilizarmos os termos: “geração de cargas” e “separação de cargas”. Basicamente, isto significa que haverá uma re-distribuição sistemática das cargas existentes. Como a conservação de cargas não pode ser violada, isto implica que existe um balanço de cargas. As moléculas são uma combinação de dois ou mais átomos que estão juntos devido a forças inter-atômicas. Sendo que as moléculas são eletricamente neutras. Os íons por sua vez, são o resultado da adição ou remoção de elétrons de átomos ou moléculas e têm dimensões atômicas e moleculares.

Lei de Coulomb - Campo Elétrico A lei de Coulomb foi baseada em medidas experimentais e foi expressa matematicamente através de observações. A força exercida por dois pontos de carga é proporcional à magnitude de cada uma destas cargas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas; Esta força tem direção ao longo da linha que separa as duas cargas. A força é atrativa se as cargas são de sinais opostos e repulsiva quando iguais

Onde F21 é a força exercida pela carga 2 (q2) sobre a carga q1 (1) Equação de Coulomb: Onde F21 é a força exercida pela carga 2 (q2) sobre a carga q1 r é a distância entre as duas cargas ar é o vetor unitário apontando de q2 a q1  permissividade di-elétrica do ar k = 4 = cte de Coulomb ou cte Eletrostática Sendo que 1/k (MKS) = 10-7c2 (c = velocidade da luz = 3x108 m/s)

(2) O campo elétrico é um conceito abstrato que define a força que uma carga (usualmente definida como carga de teste) experimentaria quando deslocada a uma distância (r) relativa a carga q2. Dessa forma, como somente uma carga está sendo analisada, o campo elétrico pode ser definido como: (3)

A polaridade (sinal) da carga define a polaridade (sinal) do Campo Elétrico, e conseqüentemente a direção. Então a partir das equações (1) e (3), a força da carga de teste q1 sob a ação de um campo elétrico causado por outra carga é definido como: (4)

as linhas do campo elétrico podem ser descritas como: + -

Exemplo do E sobre um ponto no plano

Exemplo do E sobre um ponto no plano

Q=+1C

Q=-1C

Super-posição de cargas Vamos assumir que existam N cargas em vez de uma carga; Logo cada ponto de carga irá contribuir para o Campo Elétrico sobre o ponto P.

Etotx=E1x + E2x + E3x Etoty=E1y + E2y + E3y

Campo Elétrico Sobre um Condutor Este exemplo é similar a uma nuvem carregada sobre a superfície da terra.

r z -z r

z -z

Q=+2C

Q=-2C

Exercício em Aula: Calcule o campo elétrico de uma nuvem em função da distância r sobre a superfície da Terra, assumindo as seguintes configurações: z r X

Dipolo Negativo Dipolo Positivo

Potencial Eletrostático A diferença de potencial entre dois pontos é definida com a energia que necessita ser repassada (trabalho) para que uma carga de teste seja deslocada a um outro ponto, dividido pela magnitude da carga de teste. Portanto uma carga +q’ a uma distância r da carga q experimentará uma força: Dessa maneira, se queremos manter esta carga q’ nesta posição, necessitamos de uma força oposta para mante-la naquela posição. E  1/r2

Se movermos q’ a uma distância pequena, dl, na presença de q, o trabalho realizado pelo campo elétrico no sistema será:

Por outro lado, temos que o trabalho é definido como a força agindo sobre a distância. Sendo que uma força aplicada, realiza trabalho sobre q’ quando age contra a força elétrica que resiste em mover q’. Portanto, define-se a energia que sai do sistema elétrico(trabalho realizado pelo campo elétrico) como uma mudança negativa e a que vem (trabalho realizado por forças externas) com uma mudança positiva. Logo, re-escrevendo o trabalho realizado pela mudança de energia, dW, temos:

Portanto podemos definir o potential eletrostático, , como: Como d é uma diferencial exata, temos: ou seja, o potencial só depende da posição inicial e final, de onde a carga q’ sai (A) e chega (B).

Como o potencial é uma diferença, então é conveniente definir um potencial referencial, no qual assume-se como potencial zero. Neste caso, assume-se que A está no Infinito, logo A=0.

O potencial é escalar, logo não tem direção O potencial é escalar, logo não tem direção. Então o potencial de várias cargas em um ponto é a soma algébrica dos potenciais individuais.

Potencia de uma carga positiva sobre a superfície de um condutor

Lista: Entrega 5 de Abril de 2017 Calcule e plote o campo elétrico de uma nuvem em função da distância r sobre a superfície da Terra, assumindo as seguintes configurações: z z Z3=-q Z2=+q Z2=+q r r Z1=-q Z1=-q X X