EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Porque ensinar Ciências na Escola?
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
4º B - GABRIEL PENIDO “Deus estava criando várias coisas e uma dessas coisas são os animais aquáticos, por exemplo, água-viva, baleia, piranha, foca, etc.”
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
O EGA chega à Escola.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS*
Construção de Brasília Apresentação feita pelos alunos do 5º ano B
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
EMEF VILA MONTE CRISTO Atividades realizadas com a temática da obra PLANETA CAIQUERIA de Hermes Bernardi com ilustrações do escritor e ilustrador André.
Descubra se você sabe tudo de mares e oceanos.
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
Arca de Noé.
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Projeto Conhecendo Israel
Charges matemáticas.
Escola Técnica Estadual Prof. Fausto Mazzola
A Matemática da cesta básica
A Marca de Amor.
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
O processo de produção açucareira
Pegada Ecológica Memória – execução do projeto (Campanha Publicitária)
Prof.ª Jossiane Boyen Bitencourt EMEF MORRO DA CRUZ II Mostra de Inclusão Digital Eu sou responsável pela minha escola: criando cartazes.
Prof.ª Jossiane Boyen Bitencourt
Judith Macedo de Araújo Peterson Matheus Pacheco Franco B22 Prof Jossiane.
Escola Judith Macedo de Araújo
Escola Judith Macedo de Araújo
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Brincadeiras Indígenas
Professoras: Edna Maria Alves Ferreira
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
APOIO: COLANDO SEM COLA Andréia Blanco Bettoni Marli Pereira de Andrade Araújo PUBLICO ALVO O projeto foi desenvolvido com.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A Arca de Noé Ruth Rocha Ilustrações Cláudio Martins.
Denise Dubiella.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
A Terra pede Socorro.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Escola Participante do Projeto UCA. Objetivos do Projeto UCA Melhoria da qualidade de ensino através da capacitação da equipe.
Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava de um cuidado especial com o que de melhor havia criado: o homem. Pensou, refletiu e resolveu.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
Transcrição da apresentação:

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Cavernas, desertos e terras geladas – múltiplas possibilidades de trabalho Turma B21 Prof.ª Denise Xavier – denisemx@bol.com.br Referência Prof.ª Jossiane Boyen Bitencourt – jboyen@gmail.com Informática

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Proposta pedagógica O que desencadeou o trabalho: O projeto Feira de Ciências na escola – tema sustentabilidade. O que iriam estudar?? Por onde partiu o interesse: vídeo BBC DVD2 - Planeta Terra - O mundo como você nunca viu - filme “Desertos – Cavernas - Terra Geladas”. Os questionamentos foram: Se era possível existir um animal sem olhos, como salamandra cega (Cavernas)? Se as imagens eram montagens, se iriam precisar trabalhar muito para conhecer aqueles lugares...

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Passos da Proposta Mas como trabalhar com esse assunto? Um aluno sugeriu que fizessem maquetes dos ambientes, e neles colocarem todos os animais. O grupo todo concordou. Passou-se, então, a listar os animais de cada ambiente Como eram muitos animais resolveram dividir a turma em três grupos. Cada grupo ficaria responsável por um ambiente e por escolher quais os animais colocaria no mesmo.

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Mãos a obra... A partir das escolhas, cada grupo pesquisou sobre os animais em várias mídias focando nas características principais e curiosidades. Alguns prontamente iniciaram o trabalho, investigando sobre mais de um animal, outros foram mais comedidos, somente auxiliaram os colegas. Aqui entrou o trabalho de pesquisa também na Informática.

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Na Informática Internet: Visualização de vídeos no Youtube e imagens sobre o assunto, principalmente de vídeos da BBC. Pesquisas de mais características e curiosidades sobre os animais. Editor de apresentação (iniciou-se com o powerpoint e depois com a mudança do Sistema Operacional começaram a utilizar o Broffice Apresentação): Sistematização do trabalho: capa e características.

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Da maquete para a Instalação... Surgiu a ideia de trocar a maquete pela instalação para a feira de ciências. Os animais tinham que “crescer” para se adequarem ao tamanho dos ambientes. Assim foram feitos desenhos, pinturas, recorte, colagem no isopor, de cada animal. Tal produção envolveu a maioria da turma. O clima de cooperação foi intenso.

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Como ficou organizado... As instalações: uma caverna escura, uma montanha no deserto e uma montanha coberta de gelo com água em volta apoiados pelas apresentações multimídia. Os animais ficaram assim distribuídos: Cavernas – morcegos, barata, lagarta luminosa, cobra, jacaré, pássaro, águia. Deserto – cabra selvagem, escorpião, sapo, canguru, leão, elefante. Terras geladas – urso polar, pinguim, baleia, boi almiscarado, morsa, foca, lebre ártica, krill.

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Na Feira de Ciências

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Na Feira de Ciências

Últimos retoques antes da apresentação no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Últimos retoques antes da apresentação no Colégio Militar

Últimos retoques antes da apresentação no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Últimos retoques antes da apresentação no Colégio Militar

Apresentação do trabalho no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Apresentação do trabalho no Colégio Militar

Apresentação do trabalho no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Apresentação do trabalho no Colégio Militar

Apresentação do trabalho no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Apresentação do trabalho no Colégio Militar

Apresentação do trabalho no Colégio Militar EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Apresentação do trabalho no Colégio Militar

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Alunos na foto Alexsandro C. da Silva Jr – 11 anos (esse aluno foi transferido recentemente para a EMEF Afonso Guerreiro Lima) Hellen - 11 anos Thainã - 12 anos Iago Lemos Maria – 11 anos Juliana - 11 anos Haderson - 11 anos Professoras Denise e Jossiane

EMEF PROF.ª JUDITH MACEDO DE ARAÚJO Trabalhos Cavernas Haderson e Matheus Desertos Juliana e Alex Desertos - Igor Terras Geladas Fernanda e Hellen Terras Geladas Thainã e Waldemar Terras Geladas Iago e Entonny