Informática e Sociedade Prof. André Nasserala
O que veremos ... Introdução Sociedade da Informação TIC no mundo contemporâneo Autoria e compartilhamento
O Mundo é Plano? 3
Processo pelo qual o espaço mundial adquire unidade. GLOBALIZAÇÃO Processo pelo qual o espaço mundial adquire unidade. (MAGNOLI, 1997)
http://www.vw.com/en/corporate/nav/vw_worldwide.html
http://www. nextbillion. net/archive/files/images/india-call-center http://www.nextbillion.net/archive/files/images/india-call-center.jpg
http://www.callcentersindia.com/offshore_call_centers.php
http://computerworld. uol. com http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/12/07/brasil-exporta-us-3-bilhoes-em-softwares-e-servicos-de-ti-em-2009/
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1223571-5598,00-PF+INVESTIGA+DESPEJO+DE+LIXO+VINDO+DA+EUROPA+NOS+PORTOS+DO+BRASIL.html
Mudanças mundiais que alteraram o ambiente empresarial 1. Economia global 2. Transformação das economias industriais 3. Transformação da empresa 4. Empresa digital (LAUDON e LAUDON, 2004)
Economia global • Gestão e controle em um mercado global • Competição em mercados mundiais • Grupos de trabalho globais • Sistemas de entrega globais
Transformação das economias industriais • Economias baseadas no conhecimento e na informação • Produtividade • Novos produtos e serviços • Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico fundamental
http://olhardigital. uol. com http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/google_e_a_marca_mais_valiosa_do_mundo_aponta_estudo
Quem será (ou já é?) o Profissional do Futuro?
Transformação da empresa • Descentralização • Independência de localização • Trabalho colaborativo e em equipe
(LAUDON e LAUDON, 2004)
Empresa digital • Relacionamentos digital com clientes, fornecedores e funcionários • Processos de negócio realizados via redes digitais • Gestão digital dos principais ativos da empresa
(LAUDON e LAUDON, 2004)
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 21
A 1a. Onda – Revolução Agrícola As Ondas do Mundo do Plano A 1a. Onda – Revolução Agrícola ~ 7.000 a.C. Cultivo de trigo, milho, arroz etc. Trabalho manual Produção artesanal e em baixa escala 22
A 2a. Onda – Revolução Industrial As Ondas Mundo do Plano A 2a. Onda – Revolução Industrial Meados do século XVIII (1760) Mecanização da produção Fábricas, produção em série, salários Produção em alta escala Ferro, carvão, tear Aço, energia, químicos 23
Tempos Modernos – Parte 1 Vídeo: Tempos Modernos – Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU
A 3a. Onda – Revolução da Informação As Ondas Mundo do Plano A 3a. Onda – Revolução da Informação Meados da década de 50 Sociedade da informação/conhecimento TV, computadores, telefonia Relações de trabalho, interpessoais e consumo 25
Revolução Pós-Industrial Revolução técnico-científica Nova Economia A 3a. Onda – Revolução da Informação Revolução Pós-Industrial Revolução técnico-científica Nova Economia Sociedade Pós-Industrial Sociedade Informacional (Castells) Era da Informação / Conhecimento Sociedade da Informação / Conhecimento 26
CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Matéria prima: INFORMAÇÃO Uso das “novas” tecnologias Lógica de redes Convergência tecnológica (CASTELLS, 2000) 27
Geração de conhecimento e inteligência (TJADEN, 1996 apud TARAPANOFF et al., 2000).
Características da informação valiosa: Simples Pontual Verificável Acessível Segura Precisa Completa Econômica Flexível Confiável Relevante
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Setores sociais que participam como atores de processos produtivos, de comunicação, políticos e culturais que têm como instrumento fundamental as TICs e se produzem em âmbito mundial. (AGUDO GUEVARA, 2000 apud WERTHEIN, 2000)
FENÔMENOS ORIGINÁRIOS 1) Convergência da base tecnológica – representação e processamento da informação em formato digital (LIVRO VERDE, 2000)
FENÔMENOS ORIGINÁRIOS 2) Dinâmica da indústria – queda dos preços, aumento do poder computacional, popularização (LIVRO VERDE, 2000) 2001 ..................... 2014
FENÔMENOS ORIGINÁRIOS 3) Crescimento da internet Nos EUA: +50 milhões de usuários da internet em 4 anos Para atingir os mesmos 50 milhões de usuários: PC – 16 anos TV – 13 anos Rádio – 38 anos (LIVRO VERDE, 2000)
CONECTIVIDADE INTERNACIONAL (LIVRO VERDE, 2000)
CONECTIVIDADE INTERNACIONAL (LIVRO VERDE, 2000)
http://www.internetworldstats.com/stats.htm
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL Livro Verde (proposta) Consulta à sociedade Livro Branco (plano de ação)
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL O início ... Internet comercial no Brasil: 1995 Privatização do sistema de telecomunicações Atividades comerciais envolvendo a Internet: metade da AL Aplicações do governo Base tecnológica e RH qualificado (LIVRO VERDE, 2000)
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL Oportunidades Comércio eletrônico Empreendedorismo Mais e melhores empregos Desenvolvimento de competências Conteúdo e identidade cultural Governo eletrônico etc. (LIVRO VERDE, 2000)
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL (LIVRO VERDE, 2000)
E QUAL O NOSSO PAPEL NESSA SOCIEDADE ?!?!?
PRODUTOR OU CONSUMIDOR DE CONTEÚDO?
http://scholar.google.com.br/
http://ocw.mit.edu/courses/translated-courses/portuguese/
http://www.coursera.org
http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/
http://cameraweb.ccuec.unicamp.br
http://www.veduca.com.br
Técnicos Econômicos Culturais Social Legal Psicológicos Filosóficos DESAFIOS Técnicos Econômicos Culturais Social Legal Psicológicos Filosóficos (WERTHEIN, 2000)
(WERTHEIN, 2000)
Em termos de múltipla perda de: DESAFIOS Em termos de múltipla perda de: qualificação: devido a automação e desemprego comunicação interpessoal: transformadas pelas TICs privacidade: invasão do espaço individual controle sobre a vida pessoal sentido de identidade: intimidação pela complexidade tecnológica (WERTHEIN, 2000)
Vídeo: Google Street View www.band.com.br/jornaldaband/
Reportagem sobre a Biblioteca Nacional de Brasília Vídeo: Reportagem sobre a Biblioteca Nacional de Brasília www.band.com.br/jornaldaband/