As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Família Professor: Cordeiro.
Advertisements

Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
LIÇÃO 4 - PREPARANDO-SE PARA CONSTRUIR UMA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto.
Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Aula 6: A Educação na Grécia Antiga - Texto: Educação. In: ARANHA, Mª Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, (p.p 49-58)
Gabriela Bezerra Julyana Xavier Nathália de Morais Nathália Santos Paula Jaqueline Aristóteles.
Profª - Giovanna Ribas.  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC.  Formou-se após a migração de.
Etimologicamente Tradicionalmente Características SociaisPedagógicas.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
ABANDONO AFVETIVO *Henrique Montenegro *Maike Paiva.
Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)
vida plena para todos Urgências na Evangelização
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
Autoria: Marina B. Menezes
Débora Anunciação Cunha
O PROPÓSITO DO CASAMENTO !
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto 2016
Lição 4 “Os gêneros na Bíblia”.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
A estruturação da personalidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
1. Viver de acordo com o “dever conhecido”
O Renascimento Humanista
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
Era uma vez... Esta é a Celi... Ela tem 9 anos e gosta muito de brincar na rua da sua casa com seus amigos...
Principais Características:
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
Heredogramas.
As origens da Sociologia
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Comportamento do Consumidor
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
EGITO.
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
Grécia: uma sociedade dividida
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Quem é Jesus Cristo?.
Relacionamento com Deus
Grécia Antiga.
CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA
“O desenvolvimento ou a decadência da sociedade serão determinados pelos costumes e pela moral dos jovens que crescem ao nosso redor. A influência.
Exploração económica do senhorio
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Função social dos sacerdotes
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 – Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa.
Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 – Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa.
EGITO OBJETIVOS: -O conhecimento do Egito Antigo permite analisar algumas ideias preconceituosas em relação à África, baseadas no etnocentrismo. forte.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
A FAMÍLIA E A SAÚDE. A FAMÍLIA E A SAÚDE É MELHOR PREVENIR OU REMEDIAR?
Professor André Lopes 24/01/2018
Danielle Lima Raul Guilherme
DEFINIÇÕES QUE «NÃO ESTÃO» NO DICIONÁRIO.
UM DIA NA GRÉCIA ANTIGA.
Escola Bíblica Dominical
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Relações de Gênero Pag 97.
DEMANDA.
Transcrição da apresentação:

As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense) Maria Bettencourt nº 19 Rafael Cunha Jóia nº 24 Turma: 12º H Professora: Ana Goulart

Grupos sociais Cidadãos; Estrangeiros (metecos); Escravos. Pai (patéras); Mãe(mitéra); Filhos(paidiá). Sociedade Família

A família Preferência de filhos do sexo masculino; Os filhos indesejados eram deixados ao ar livre para morrer; A família era patriarcal; O chefe de família era o pai; O pai tinha absoluta autoridade perante a família; A mulher submetia-se à autoridade de um senhor durante toda a sua vida; Enquanto que o marido passava o dia inteiro fora de casa, a mulher ficava em casa a fazer tarefas domésticas.

O casamento Simbolizava a passagem dos noivos para a idade adulta; Casamento arranjado; Existiam vários rituais de matrimónio tradicionais da época; O casamento era realizado por um sacerdote.

Hábitos alimentares familiares Alimentação com base em queijos, legumes, cereais, peixe e carne; Normalmente ao almoço a alimentação era constituída por pão, queijo e vinho; Ao jantar comia-se carne, peixe, frutos - como figos - e bebia-se vinho. Os mais ricos comiam em casa enquanto os mais pobres comiam em público.

Representação social do homem Os homens viviam para a vida política, económica e militar (cidadãos); Passavam o dia fora de casa, ocupando o tempo com trabalho, compras ou a conversar com amigos sobre política e outros assuntos (cidadãos); Os escravos levavam uma vida precária e direcionada para a satisfação das necessidades dos senhores. Homem - Principal indivíduo na sociedade

Representação social da Mulher A mulher estava proíbida de participar na vida política; Era criada e educada para servir o mundo doméstico e as necessidades familiares; A mulher tinha o papel de educar as filhas para que estas dessem continuidade às tarefas domésticas no futuro. Mulher – Papel passivo na sociedade

Pederastia Relação socialmente reconhecida entre um adulto e um jovem do sexo masculino; Característica social dos períodos arcaico e clássico; Entrada na vida militar e na religião de Zeus; Idealizado e criticado na literatura e na filosofia antigas; Tão propagada que tem sido chamada de "a essência do modelo cultural para relações livres entre os cidadãos“; Abuso de menores.

A pederastia era o amor de um homem (geralmente com idade acima de trinta anos) por um adolescente (entre os catorze e dezasseis anos); A relação sexual entre pessoas adultas do mesmo sexo não era comum; A pederastia dificilmente alterava a imagem do homem perante a sociedade, pois o amor ao belo, ao sublime e o cultivo da inteligência e da cultura não tinha sexo; Havia uma ritualização que envolvia a aproximação do homem que estava interessado por um adolescente; No exército espartano, o amor entre soldados fortalecia o exército.