ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Advertisements

REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
DIREITO PENAL I AULA 19_ TEMA 05: EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE (PÁG. 83 A 86) EM 01/11/2006. ANA PATRÍCIA RODRIGUES PIMENTEL MAURÍCIO I. DA ROSA WEB TUTORA:
Prof. Edgard Freitas.  Recurso é “o remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, esclarecimento ou integração.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
O Vieira Aguiar Advogados foi fundado no ano de 2004 com o propósito de reunir em um único escritório todas as soluções necessárias.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
SABBAG,
pacificador da sociedade e promotor da segurança jurídica
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
Juizado Especial Criminal
SENTENÇA NO PROCESSO DO TRABALHO
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – OAB – Dia 23/11/2016
Título do Trabalho a ser apresentado
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário inicia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
LABORATÓRIO DE PRATICA PENAL
Embargos de Divergência
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 2. Metodologia 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Responsabilidade Civil no NCC com ênfase nos artigos 927 e 931
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
Embargos declaratórios
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
SABBAG,
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
o desafio das especificidades do negócio.
Execução provisória da sentença
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Michel Oliveira Gouveia
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
Funções da Linguagem.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
Florianópolis, SC, 13 de abril de 2018 Cassio Scarpinella Bueno
MEDIDAS ASSECURATÓRIAS
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
GESTÃO DE CONTENCIOSO E IMPACTOS DO CPC NOS DEPARTAMENTOS JURÍDICOS
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO RECURSOS NO CPC DE 1973 E NO NCPC x DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professor: Rodrigo Sodero
COMUNICAÇÃO Parte 1.
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL certezas e incertezas
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
Classes de palavras: CONECTIVOS.
NORMAS FUNDAMENTAIS E FUNÇÃO JURISDICIONAL
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Procurador da Parte: Postulação, Mandato, Direitos e Deveres
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Execução provisória da sentença
Ponto 4-1: Despesas. Custas. Honorários. Gratuidade da Justiça
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Disclosure em instituições de saúde:
Danielle Lima Raul Guilherme
Tutela provisória, recursos e cumprimento de sentença
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Disciplina: Comunicação Empresarial
Prof. Elisson de Andrade
Ponto 6-1: ADVOGADO/GRATUIDADE
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM LINGUAGEM JURÍDICA Prof.ª Dr.ª Clarice Assalim

Função emotiva (ou expressiva) – Na função emotiva, dá-se ênfase à linguagem do emissor. Na linguagem jurídica, exemplos de função emotiva aparecem num boletim de ocorrência ou numa sentença. “DA DECISÃO FINAL Posto isto e por tudo mais que dos autos consta, julgo procedente a presente ação penal para condenar o réu MILTON CÉSAR B.  S. , já qualificado nos autos, ao cumprimento das penas de 6 anos de reclusão, além de 15 dias-multa, estes no mínimo legal, por infração ao art. 157, § 2º, I, II e V, do Código Penal.”

Função referencial (ou denotativa) – Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. Na linguagem jurídica, tem-se função referencial numa qualificação, ou num relatório de sentença: “A  denúncia foi recebida (fls. 50). A defesa preliminar (resposta)  foi apresentada (fls. 63/64). Foram ouvidas a vítima (fls. 80), duas testemunhas arroladas pela acusação (fls. 83 e 84/85) e uma testemunha comum (fls. 79). O réu foi interrogado (fls. 102/103).”

Função apelativa (ou conativa) – Aqui, o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Na linguagem jurídica, encontra-se a função apelativa nas alegações finais, por exemplo. “Ora, Excelência, é inegável que o uso de arma causa maior temor à vítima, o que enseja causa de aumento de pena. O réu preocupou-se em fazer uso de uma réplica fiel de arma de fogo, o que fez surgir a necessidade de exame pericial na mesma. Não obstante a perícia ter excluído a periculosidade da arma utilizada, pois a mesma era de brinquedo, não se diferencia a sensação por ela causada como é pacífico na doutrina dominante, tratando-se, então, de crime comum ...”

Função fática (ou de contato) – Na função fática, enfatiza-se o canal de comunicação ou de contato. A intenção é iniciar um contato por meio de cumprimentos (“Olá”, “Como vai?”, “Bom dia!”) ou de uma abordagem coloquial objetiva e rápida (“Está tudo bem?”). Palavras e expressões como “tá”, “né”, “ok” exemplificam essa função. Em qualquer momento da linguagem falada encontramos exemplos de função fática.

Função metalinguística – A função metalinguística tem como fator essencial o código. O objetivo da mensagem é referir-se à própria linguagem. Toda vez que se define qualquer termo, ou que se explica o significado de uma palavra, tem-se função metalinguística. “Dá-se o nome de agravo ao recurso contra decisão interlocutória ou contra despacho de juiz ou membro de tribunal agindo singularmente.”

Função poética – A função poética ocorre quando se enfatiza a mensagem ou o texto, quando é trabalhada a própria forma da linguagem. A ênfase recai sobre a construção do texto, a seleção e a disposição de palavras no texto. Um juiz da Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul elaborou um acórdão (decisão sobre recursos judiciais) em forma de verso. Coube ao juiz Afif Jorge Simões Neto, 49, analisar um pedido de recurso de uma ação indenizatória por danos morais. Um homem de Santana do Livramento, no interior do Estado, moveu a ação por ter se sentido ofendido com um pronunciamento feito na Câmara do município. O réu da ação teria dito no pronunciamento que o autor do pedido não teria feito uma prestação de contas à prefeitura:

Para a próxima aula: Discussão do texto: DIREITO E LINGUAGEM: OS ENTRAVES LINGUÍSTICOS E SUA REPERCUSSÃO NO TEXTO JURÍDICO PROCESSUAL, de Daniel R. Viana e Valdeciliana da S. R. Andrade. http://www.fdv.br/publicacoes/periodicos/revistadireitosegarantiasfundamentais/n5/2.pdf Obs: O mesmo texto acima deverá ser resenhado como ponto bônus de 1º bimestre