Protocolo de observação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora Doutora: Silvia Elian.
Desenho técnico – Projeto elétrico
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão.
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Simulação de Monte Carlo
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Consumo energético e gasto calórico
Título do Projeto: Crie um título criativo que possa chamar a atenção dos avaliadores e resumir o projeto Integrantes: Integrante 01 Integrante 02 Integrante.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Roteiro de multimídia, rádio e televisão
Morfologia Vegetal Construção do atlas de morfologia da folha
Abordagens Mistas e Triangulação
Distribuição de Freqüência
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Métodos Estatísticos Ano lectivo: 2007/2008
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Escalas de medidas aula 2
Como construir hipóteses?
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Introdução e Coleta de Dados
Título: subtítulo AUTORES.
Oficina de Proteção Infantil
Eletroeletrônica Multímetro.
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Organização de um Relatório
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
Diagrama de Pareto.
Método experimental.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
ESPAÇO SÓCIO-AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO SISTEMA DE PRODUÇÃO.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Estatística: Conceitos Básicos
Profa. Dra. Andreia Adami
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Roteiro – trabalho final
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Avaliação e Especificação de Soluções
Jornadas Científicas Estudantis
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Protocolo de observação Fabiano Fonseca da Silva Universidade Mackenzie

Definição dos objetivos da observação Para realizar observação devem ser definidos: O que será observado; Quem será observado; Onde ocorrerá a observação; Frequência das observações; Como dados serão registrados;

Objetivos da observação O objetivo do estudo deve ser claro e bem estabelecido, pode ser: a. uma pergunta b. uma afirmação (verbo no infinitivo) a. Quais as brincadeiras que ocorrem no pátio durante o recreio? b. Identificar as brincadeiras que ocorrem no pátio durante o recreio.

Planejamento da coleta de dados O que será observado Fazer registro amplo das ações (comportamento motor, expressões, voz) Selecionar determinadas classes/categorias de comportamento (interações, comportamento motor, expressões faciais, agressões) Focalizar registro em determinada parte do corpo (rosto, mãos, boca)

Planejamento da coleta de dados Quem será observado? Número total de sujeitos; critérios de inclusão e exclusão (sexo, idade, nível sócio- econômico, etnia, escolaridade...)

Planejamento da coleta de dados Onde ocorrerá a observação? Locais e situações escolhidas (sala de aula, durante o horário livre, escolas públicas e particulares) Descrever ambiente físico, diagarama do local de observação.

Planejamento da coleta de dados Frequência das observações Dia, horário e duração das observações. Quantas observações serão feitas. Observações podem ser feitas em determinados intervalos (a cada 1 minuto, a cada 30 segundos)

Planejamento da coleta de dados Como serão registrados os dados Dados podem ser coletados formando categorias (depende de observação anterior), ou como descrição detalhada das ações.

Planejamento da coleta de dados Como serão registrados os dados Enfoque do registro: evento (pontual, localizado) ou estado (transcurso da ação)? Planejar as sessões de amostragem: início e término da sessão Indivíduos registrados: focal (acompanhamento de um indivíduo); varredura (todos os indivíduos da ação); episódio (registro, por tempo variável de um episódio)

Protocolo de observação Um protocolo de observação deve conter 3 conjuntos de informações: Identificação geral Identificação das condições em que a observação o corre Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais

1. Identificação geral Nome dos observadores: referência aos observadores Objetivo da observação: referencia ao objetivo para o qual a observação está sendo realizada

2. Identificação das condições em que a observação ocorre QUANDO (dia e horário) ONDE a observação foi realizada – implica na descrição do ambiente físico e social (relato e diagrama)

Relato do ambiente físico – descrição do local em que o sujeito se encontra. Inicia com a identificação do local (pátio da escola, escritório de uma firma etc.) Formato do local (dimensões, se Possível) Numero, tipo e disposição de portas, janelas, móveis e demais objetos presentes Condições de iluminação existente (luminária central acesa, 2 abajures) Condições relacionadas ao funcionamento dos objetos (televisão ligada, ruído de motor etc.) Alguma característica pouco comum à observação (parede esburacada, móvel quebrado etc.)

Relato do ambiente social – focalizar a situação observada Identificar as demais pessoas presentes no local (número de pessoas, funções, sexo, idade – letras maiúsculas; características comuns – grau de escolaridade, nível sócio-econômico, particularidades físicas etc. – Exemplo: jovens de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos, pertencentes ao grupo de jovens da Paróquia Tal) Descrever a atividade geral que está ocorrendo; é uma descrição estática, é uma “fotografia” do ambiente social (aula de matemática, aula de ginástica)

Diagrama: ambiente representado através de um desenho esquemático e de legendas informativas; é uma planta do local Representar a área observada utilizando uma escala Utilizar símbolos de fácil compreensão Reproduzir as portas, janelas e móveis na mesma escala utilizada para representar a área total Localizar corretamente na área, as portas, janelas e móveis Manter a proporção relativa das distancias existentes entre portas, janelas e móveis Apresentar a legenda dos símbolos, números e letras utilizados

Diagrama: ambiente representado através de um desenho esquemático e de legendas informativas; é uma planta do local As paredes são representadas por duas linhas paralelas Para delimitar uma área, dentro de um espaço amplo, são utilizadas linhas pontilhadas As janelas, portas e móveis são representados por símbolos Lados da área são identificados por letras minúsculas Objetos são identificados por números Pessoas são identificadas por letras maiúsculas (S para indicar o sujeito e as letras Obs para indicar o observador)

QUEM (importante discriminar sexo, idade, nível sócio-econômico, grau de escolaridade, portadora de alguma deficiência, se usa aparelhos corretivos) foi observado.

3. Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais Como a observação foi realizada (que técnicas e registro, bem como O QUE foi observado – registro propriamente dito)