Max Weber Karl Marx Émile Durkheim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
Advertisements

Os teóricos da Sociologia e suas obras
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Contexto histórico - “A modernidade”
Seminario de Sociologia Karl Marx E Max Weber. Karl Marx ● Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Seminario Nomes: Alini Alves n°02 Douglas Milk n° 08 Tema: Karl Marx e Max Weber Prof° Rosilene Stuani Disciplina: Sociologia.
DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de Foi um sociólogo,
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Max Weber Alunos: Ícaro, Matheus, Mariana e Neuri.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
A Ciência dos Fatos Sociais
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
KARL MARX - Marxismo.
Instituto Federal de santa catarina Fundamentos de Economia Karl Marx
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
(Karl Emil Maximilian Weber)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Émile Durkheim- Aula 1.
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
(Karl Emil Maximilian Weber)
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
O HOMEM O ser humano é um ser social.
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Adam Smith. Títulos Filósofo e Professor Universitário Mais Importante Economista Liberal Politica do Laissez-fire Fundador da Ciência Economica Moderna.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
Max Weber  .
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Sociologia Professor Odilon Cuti.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
(Karl Emil Maximilian Weber)
Karl Marx (1818 – 1883).
Direito Penal Sociologia e Teoria do Crime Profa. Msc. Fernanda Dantas
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
A ESCOLA DE CHICAGO.
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
1 A Sociologia de Max Weber 2 Dados biográficos ► Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia.
Transcrição da apresentação:

Max Weber Karl Marx Émile Durkheim Os três sociólogos Max Weber Karl Marx Émile Durkheim

Max Weber Nome: Maximilian Carl Emil Weber Nascimento:Erfurt, 21 de Abril de 1864. Historia:É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.

Contribuição de Max weber a sociologia? Max Weber (1864-1920) ajudou-nos a compreender a natureza da sociedade. Sem negar a importância dos fatores materiais, defendidos por Marx, nem a noção de factos sociais externos aos indivíduos, defendida por Durkheim, ele acrescentou que deveríamos olhar para as idéias. Em especial, para os significados que atribuímos às coisas e para o papel das mudanças nas idéias que contribuem para a sociedade e para as mudanças sociais.

Karl Marx Nome: Karl Heinrich Marx Nascimento: Tréveris, 5 de maio de 1818. Historia:Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor

Qual a contribuição de Karl Marx para a sociologia? Marx diz que história é a história da luta de classes. Sempre houve as imposições da classe dominante sobre a dominada. Por sua vez, há também a revolta da classe dominada contra a dominante. É a favor da revolução dos proletariados (força de trabalho) para que haja a queda do sistema capitalista. Desta forma, chegaremos ao socialismo (tudo pertencer ao Estado). Assim, será mais fácil (ou menos difícil) conquistarmos o comunismo, que é o sistema de uma sociedade ideal para Marx.

Émile Durkheim Nome: Émile Durkheim Nascimento:Épinal, 15 de abril de 1858 . Historia:Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Contribuições de Émile Durkheim para a sociologia? "Durkheim foi o primeiro teórico a estabelecer o objeto e o método especificamente sociológicos, já que antes dele Comte atribuía à Sociologia o estudo de toda a vida social, de forma indistinta, daquilo que ele chamava de Fisiologia Social. Com "As Regras do Método Sociológico", Durkheim delimitou pela 1ª vez, cientificamente, o objeto e o método a ser usado pela Sociologia. Que objeto é esse e qual o método? A Sociologia, segundo ele, tem por objeto o "fato social", que é exterior ao homem, tem poder de coerção e é generalizante, ou seja, se impõe ao todo social. O método estabelecido por Durkheim é comparativo, condizente ao objeto, que deve ser estudado exteriormente. O fenômeno social deve ser visto assim como "coisa", devendo ser analisadas as regularidades com que tais fenômenos se sucedem na vida social.

EREM profª Carlota Breckenfeld Nome:Andréia véras de lima N°05 Disciplina:Sociologia professora: Lívia lima Serie: 1.E.M.”B” Turno: manha e tarde Fonte : http//br.answers.yahoo.com www.scn/mpfc/modules/cla-webp.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/