ORIENTAÇÕES PARA FORMATURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
Advertisements

Colação de Grau Direito Julho de Data: 27 de julho de 2010, terça-feira - Direito Local: Teatro Topázio – Minascentro Endereço: Av. Augusto de Lima,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 2 provas escritas: P1 (2,0 pontos)= 28/set (gravitação,
SOLENIDADES DE IMPOSIÇÃO DE GRAU 2016/17
Reunião Geral de Formandos 2012/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing.
Seminário de GTDE. Integrantes André L. LemesRA: Tiago G. RochaRA: Vitor Moreira PeresRA:
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho, MSc Vice-Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Natal/RN, TRABALHO FINAL DE CURSO.
Curso de Sistemas de Informação Estágio Supervisionado Trabalho de Conclusão de Curso.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
FORMANDOS 2010 Eng. Elétrica / eletrônica turma
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
INSTITUTO DE ESTUDOS DE XINGU - IEX CAMPUS SÃO FÉLIX DO XINGU
A Dimensão Teórica da Elaboração da Monografia
Confiabilidade Estrutural
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável
PROCEDIMENTOS CONVITE DE FORMATURA
Sistema de Proteção Escolar
Colação de Grau 2º Sem Turmas 800 Alunos.
Produção Institucional Produções Importadas da
Reunião Geral de Formandos
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
10º FEPEG - FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO
IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PRIMEIRO AUTOR¹, SEGUNDO AUTOR¹, TERCEIRO AUTOR²
Manual Embarque Carga IMO
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Projeto “Profissões” 2016/17
Certificação de Operadores na ISA CTEEP
Auto Escola Santa Elisa
A postura profissional é formada por aspectos como 
APRESENTAÇÃO PRÉ APR.
Inscrição no SICAPE – SISTEMA DE CAPACITAÇÃO
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Estágio Curricular Supervisionado 2018
CRVCC Almodôvar Bem-vindos!.
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Aula 3.3.
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
Produção Institucional Produções Importadas da
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Produção Institucional Produções Importadas da
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
Avaliação de Cargos É o processo através do qual a empresa imprime o seu julgamento de valor sobre cada um dos cargos que compõem o seu organograma permitindo.
ELEMENTOS DE ELETROTÉCNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Manuais Administrativos
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Mestrado Profissional em Física Médica
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Pesquisa Bibliográfica
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
PROCEDIMENTOS CONVITE DE FORMATURA
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO CCB
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Manuais “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos.
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA FORMATURA

FORMATURA – reunião 01 CERIMÔNIA DA SESSÃO SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS

FORMATURA COLAÇÃO DE GRAU As informações a seguir orientam os alunos quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos oferecidos pela Instituição. O que é colação de grau? Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público e deve seguir o Regulamento da Instituição. Quais os alunos que podem Colar o Grau durante a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau? Os alunos pertencentes as respectivas turmas que tiverem cumprido com pelo menos 80% das suas atividades acadêmicas e participarem da reunião e efetuarem a inscrição para a participação do evento em tempo hábil.

FORMATURA Quem será responsável pela Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau? E do baile? A Instituição NEPAM Demais Serviços: Responsabilidade do Formando -Tomar ciência das informações -Participar das reuniões -Fazer a inscrição -Locação de Beca -Anel

FORMATURA .Definições dos alunos: -Juramentista O Juramento é um dos momentos de maior seriedade e respeito da Colação de Grau. Deve ser proferido pelo formando escolhido democraticamente pela turma que melhor represente o perfil do profissional. O texto do juramento é de responsabilidade da Instituição. -Orador O discurso do orador é o ápice do simbolismo de uma Colação de Grau. Por se tratar de momento tão primordial, este Manual apresenta, em anexo, documento especial de orientação ao orador. O formando escolhido pela turma deve ser aquele que se destaca como aluno, profissional e amigo tanto dos colegas de sala, quanto dos professores e colaboradores da Instituição. Tempo máximo do discurso: 5 (cinco) minutos. -Patrono ou patronesse O Patrono é o professor que se destaca do Corpo Docente do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento, escolhido pelos formandos para ser homenageado. O Patrono não faz discurso na cerimônia de colação de grau. Cada turma de formandos tem direito a escolher apenas um Patrono. -Paraninfo O Paraninfo é uma pessoa que os formandos escolhem como padrinho para ser homenageada e que fará homenagem aos formandos, através de um discurso, no dia da Colação de Grau. O paraninfo pode ser professor que tenha contribuído para a formação acadêmica do aluno ou uma pessoa pública de renome na área do Conhecimento do Curso. Se a formatura for coletiva, as turmas da mesma área do conhecimento têm direito a escolher apenas um Paraninfo para representar os cursos. Tempo máximo do discurso: 5 (cinco) minutos. - Homenagens Além do(a) patrono/patronesse e paraninfo(a), os formandos podem homenagear, no máximo, 2 (dois) professores e 1 (um) funcionário da Instituição. Essas homenagens não são obrigatórias. Não são permitidos discursos. A homenagem pode ser simbolizada pela entrega de um presente, como flores, placas ou objeto característico da profissão.   b) Contactar e mobilizar a turma para as reuniões e ensaios da solenidade. c)Informar aos formandos e seus convidados que durante a cerimônia de formatura é proibido o uso de bebidas alcoólicas, faixas, buzinas, confetes, balões, apitos ou similares; no caso de insistência, tais materiais serão recolhidos.

FORMATURA Responsabilidades dos FORMANDOS: a)Pesquisar um lugar para a locação da Beca e auxiliar a CF na escolha de um único lugar para a locação das becas para os formandos da turma b) Zelar pela infraestrutura disponibilizada para a realização da colação de grau, responsabilizando-se por eventuais danos à mesma. c) Chegar uma meia hora antes da cerimônia para identificar-se ao chegar na sala de recepção aos formandos, vestir beca e capelo, e receber as ultimas orientações da programação da solenidade. d) Zelar pelo controle da entrada somente das pessoas autorizadas no evento. e) Após o término da cerimônia os formandos não poderão se dispersar, e sim, deverão seguir as orientações dadas pela equipe do NEPAM para o registro das fotos oficiais de formatura. f) Informar com antecedência ao NEPAM os nomes dos convidados para participar dos respectivos eventos. g) O aluno que contratar um fotógrafo ou cinegrafista particular deverá informar a Direção da Escola com antecedência para receber as devidas orientações quanto a permanência deste profissional durante o evento. Caso contrário, a entrada do mesmo não será autorizada. No dia do evento haverá fotógrafos disponíveis para fazer os registros das fotos. h) Efetuar a inscrição m tempo hábil para poder participar.

FORMATURA SOBRE O TRAJE PARA A SOLENIDADE: Na cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau, os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, e capelo. Característica das cores para o traje e anel: Técnico em Segurança do Trabalho: vermelho Técnico em Mecânica e Eletrotécnica: Azul safira Beca para a solenidade

FORMATURA .Quem é responsável pelo pronunciamento em nome da turma? Um (a) aluno (a) escolhido (a) pela turma que será o (a) Orador (a). Será também o representante da turma para fazer o requerimento de concessão de grau dirigindo-se formalmente ao Diretor Geral como representante dos concluintes.

FORMATURA Quem é responsável pela definição do juramento do curso? A Instituição utiliza um modelo de juramento tradicional e é proferido por um (a) aluno (a) escolhido (a) pela turma que será o (a) Juramentista.

FORMATURA  Como os formandos deverão estar trajados durante a cerimônia solene de colação de grau? Na cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau, os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, e capelo ou traje esporte fino, de acordo com a escolha feita pela turma.

FORMATURA 17. Característica das cores para o traje e anel: Sobre a beca de formatura: 17. Característica das cores para o traje e anel: Técnico em Segurança do Trabalho: verde claro Técnico em Mecânica e Eletrotécnica : Azul Safira

SEGURANÇA DO TRABALHO MECÂNICA INDUSTRIAL ELETROTÉCNICA Pedra: Turmalina verde O Capacete representa o profissional A gema turmalina apresenta-se em uma grande variedade de cores. Como símbolo de anéis de formatura, elas são representadas normalmente nas tonalidades verde e rosa. De acordo com o misticismo, essa pedra preciosa tem o poder de afastar maus sentimentos, de trazer luz, vida e calma àquele que a utiliza. Ela também é associada aos processos criativos, pois estimula esse lado humano, e diz muito da concentração e equilíbrio espiritual. A verde ajuda a estimular a criatividade e a comunicação, possuindo efeito anti-estresse e relaxante. MECÂNICA INDUSTRIAL Pedra: Safira Azul O Capacete representa o profissional Sua cor faz relação ao céu, em que cujos limites o homem está sempre ávido por superá-los. A pedra simboliza também exatidão, sabedoria e a constante busca pela verdade. Sugere equilíbrio entre a mente e o corpo, ajuda na concentração e estimula as energias positivas e a superação de limites. ELETROTÉCNICA

Espaço Físico Local: Igreja Assembleia de Deus. Endereço: Av. Dalva, n° 132 - Marambaia. Espaço Físico

Espaço Físico Local: Igreja Assembleia de Deus. Endereço: Av. Dalva, n° 132 - Marambaia. Espaço Físico BANHEIROS MESA SOLENE SONOPLASTIA TST TET TMI FILA PARA A ENTRADA DOS ALUNOS DEMAIS CONVIDADEOS DEMAIS CONVIDADEOS

a) Orador (a)da Turma: FORMATURA b) Juramentista: c) Patrono: 16. Definições a) Orador (a)da Turma: b) Juramentista: c) Patrono: d) Paraninfo: e) Nome da turma:

FORMATURA Nome da Turma (opcional): O nome de turma, em geral, é um professor ou profissional da área, que, através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome. A pessoa escolhida não terá tempo disponível para realizar discurso durante a colação de grau. Paraninfo: É o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.   Patrono: É um professor que se destaca do corpo científico da área do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. O patrono significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens; porém, a figura do mesmo não é obrigatória. O patrono não discursa na cerimônia de colação de grau. Professor e Funcionário Homenageados (opcional): Os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos, e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. Cada turma poderá homenagear um professor e um funcionário. Estes, não realizam discurso durante a cerimônia de colação de grau. Orador da Turma: Os formandos escolherão, dentre eles, o seu orador. A responsabilidade do orador é elaborar um discurso à altura da importância da solenidade. É aconselhável que o orador apresente antecipadamente o discurso à turma para aprovação, uma vez que estará falando em nome de todos. O discurso não poderá ultrapassar, sob qualquer hipótese, o tempo limite de dez minutos; sendo que no final do mesmo, o orador fará o requerimento de colação de grau. Juramentista: Os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade de Colação de Grau.