Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Advertisements

SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
ÁGUA DOCE O ouro de século 21. O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nas últimas cinco décadas.
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
PANORAMA DA COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
A ESCASSEZ DA ÁGUA O alerta da ONU, diz que o cenário atual já é de mais de 1 bilhão de pessoas - cerca de 18% da população mundial - sem acesso a uma.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA – CESIT BACHARELADO DE ENGENHARIA FLORESTAL.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
VENEZUELA Pedro Murilo T. B. Torres n°20
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
Coastlands Hotel – Durban, South Africa
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
Francisco Carlos Suzano Ramos
Aproveitamento de água de Chuva: Aspectos Qualitativos e Quantitativos
Eu poupo água, E TU?.
Universalização – Desafio Comum para o Saneamento no Mundo
Saneamento Básico em Guanambi
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report)
Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE JABOTICABAL/SP
soleira de admitância para o município de teresópolis
Reutilização da água. Projeto Chove, Minha chuvinha.
ÁGUA: um verdadeiro tesouro..
Kit de ferramentas de Advocacy
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
Os CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS e a estratégia para gestão e regulação do saneamento no maranhão Campinas/SP 20/ Junho/ 2017.
RESUMO EXECUTIVO POR SERVIÇO
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Ações para garantir o abastecimento de água permanente em períodos de instabilidade hídrica Milena Rossetti Técnica Química da Comusa – Serviços de Água.
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Outubro Rosa e Novembro Azul - Rastreamentos de câncer, sobrediagnóstico e sobretratamento como questões para a saúde pública Aula Aberta: disciplina HSM0122.
PCC5961 – Cidades, Infraestrutura e Serviços
Conferência de Joanesburgo
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Características da água
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo.
Hoje vamos falar sobre cuidados com a água. Nós somos 70% água.
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
A FAMÍLIA E SUAS LEIS. A FAMÍLIA E SUAS LEIS QUEM MANDA EM SUA CASA? ( )Esposa _______% ( ) Esposo _______% ( ) Mãe_______% ( ) Pai _______% (
Pastoral Estudantil/APV
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
Gestão Sustentável da Água Atlas Abastecimento de Água Atlas Estogos
Thiago Augusto Maziero
ESTUDO DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM DETALHAMENTO POR MUNICÍPIO
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Transcrição da apresentação:

Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão Oficina de Criação Literária Escritor Alcy Cheuiche APCEF/RS Gaia ,a Mãe Terra. Eng. Arnaldo Luiz Dutra Porto Alegre -14 de maio de 2017 Saneamento: para qualidade de vida é a grande questão Imagine por alguns segundos uma vida sem água limpa, confiável e abundante. Água para beber, para lavar as mãos, o rosto, o corpo e as roupas. Para escovar os dentes. Para cozinhar. Para limpar quartos e cozinhas. IMAGINOU? Fonte: revista Wash Em Memória ao Bravo Lutador Rui Porto O DIREITO HUMANO AO SANEAMENTO .

Roteiro da apresentação Mudanças Climáticas (baseada na apresentação de Gabriela caiuby) Resíduos Sólidos Água e Esgoto Um Novo Paradigma de Civilização (baseada na palestra de Leonardo Boff no fórum social mundial -2009)

Mudanças Climáticas Mudanças climáticas - Gabriela Caiuby

Mudanças Climáticas Mudanças climáticas - Gabriela Caiuby

Mudanças Climáticas Mudanças climáticas - Gabriela Caiuby

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Resíduos Sólidos 2016 79.900.000 t/ano PIB retraiu 3,8%

Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

Rio dos Sinos Outubro de 2006

Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

Direito humano A Assembléia Geral da ONU reconheceu em 2010 que, “a água potável, própria e de qualidade e as instalações sanitárias é um direito do homem, indispensável para o pleno gozo do direito à vida"

Os números e o desafio... ...ainda existem no mundo 800 milhões de pessoas que não dispõem de uma fonte adequada de água, 2,5 bilhões sem acesso ao esgotamento adequado, 1 bilhão que defecam a céu aberto e 1,6 bilhão que morrem todos os anos em razão de doenças relacionadas à água e ao esgotamento. fonte prof. Leo Heller -relator especial da ONU sobre água e saneamento

No Brasil dados do Ministério das Cidades indicam que Os números e o desafio... No Brasil dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado é tratado. Aproximadamente 70% da população, que compõem o déficit de acesso ao abastecimento de água, possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador.

A água doce acessível ao homem constitui uma ínfima parte do aporte pluvial. Até mesmo os países que apresentam grandes reservas de água-doce, como o Brasil, já enfrentam problemas.

Dos 1.338 milhões de quilômetros cúbicos de água que existem na Terra, apenas 2,7% é de água doce; Sendo, 99,6% dos 2,7% inacessível em depósitos subterrâneos e geleiras.

Disponibilidade de Água x População Fonte: UNESCO/ IHP Regional Office of Latin América and the Caribbean, 2002

O Brasil possui 46% do potencial de água-doce do mundo, sendo que grande concentração de água encontra-se na Bacia Amazônica

Privatização: a falsa panaceia Estudo elaborado em 2014 mostra tendência global de reestastização dos serviços de saneamento. Segundo o relatório elaborado pela Unidade Internacional de Pesquisa de Serviços Públicos (PSIRU), Instituto Transnacional (TNI) e Observatório Multinacional, nos últimos 15 anos houve ao menos 180 casos nos serviços de água e esgoto em 35 países, em cidades como Paris (França), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Budapeste (Hungria), La Paz (Bolívia) e Maputo (Moçambique). Desse total, houve 136 casos em países de alta renda e 44 casos em países de baixa e média renda.,, ,

Em risco ??? ... Reserva de água doce com mais de 1,2 milhão de km², deverá constar na lista de bens públicos privatizáveis. Fonte Correio do Brasil

Crise Hídrica A possibilidade de uma crise hídrica é real .

Crise Hídrica Segundo a ONU, até 2025, dois terços da população mundial enfrentarão dificuldades com a falta d’água. Mais de 1 bilhão de pessoas que moram em cidades poderão viver com menos de 100 litros por dia – limite da ONU para uma vida saudável – e mais de 3 bilhões terão falta d’água por um mês a cada ano.

Alternativas Construção de Planos de Contingência para enfrentamento da crise, estabelecendo cenários de produção de água e do desabastecimento da população e respectivas ações de contingência, com detalhamento para acesso aos recursos. As prefeituras devem instituir o controle social municipal dos serviços públicos de saneamento básico, mediante a implantação de órgão colegiado de caráter consultivo para a formulação, planejamento e avaliação da política e dos serviços de saneamento básico

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização Leonardo Boff no Fórum Social Mundial 2009

Um novo paradigma de civilização Leonardo Boff no Fórum Social Mundial 2009

Um novo paradigma de civilização Leonardo Boff no Fórum Social Mundial 2009

Um novo paradigma de civilização Leonardo Boff no Fórum Social Mundial 2009

Um novo paradigma de civilização Leonardo Boff no Fórum Social Mundial 2009

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo olhar é necessário

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Um novo paradigma de civilização

Obrigado. Arnaldo Luiz Dutra Ex- Pres. Nacional da ASSEMAE