Projecto de Strategic Sourcing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
Advertisements

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração de Compras
Processo de Profissionalização
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
PETI Planejamento Estratégico de TI
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
O Processo de Gestão Estratégica
Ideias-chave do controlo de gestão
Gestão Integrada de Negócios
"Nos facemos a Banda Larga Possivel" Implantando TV por Assinatura Visão Geral.
Administração de Sistemas de Informação II
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
Estrutura da cadeia logística
Estratégias de suprimento
Estratégias de suprimentos
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos
Estrutura da cadeia de logística
SNV Moçambique.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Grupo 14 I Subgrupo Y Chafia Abrão – 09/91902 Rachel Soares Rebelo – 10/04557 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
PLENÁRIA FINAL.
Construtora Andrade Gutierrez
E-Business a Nova Economia
Organização Industrial
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Repensando a Logística
Grupo 14c Subgrupo 01 Lígia de Deus Rebeca Teles
Classificação de Materiais
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Logística de Suprimento
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Redesenho do Processo de Compras – Construtora Andrade Gutierrez
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Modelo de Planejamento
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Estratégia Organizacional
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Gestão da Tecnologia da Informação
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Terceirização: Comprar ou Fabricar?
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Novo Regime de Contratação Pública: A Gestão do Ciclo da Contratação Pública Lisboa, Junho de 2008.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
Cadeia de Valor.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
MISSÃO E VISÃO Criar valor acrescentado a todos os Stakeholders, através de um serviço de excelência, proporcionado por uma equipa actual, competente,
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com | 2005.06.30 Edifer Construções, S.A

Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso

Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso

Antecedentes Linhas Orientadoras da EDIFER A função de aprovisionamento (Procurement) é vital no sucesso do negócio da EDIFER, com impacto directo nos resultados da empresa Em 2004 foi definido pela SGPS um programa estratégico abrangente com vista ao aumento da Competitividade e melhoria da Produtividade da EDIFER Estabeleceram-se desde logo pela EDIFER três grandes linhas orientadoras: Aplicação das melhores práticas e estratégias de compra; Utilização das mais modernas tecnologias; Contributo para a modernização da organização numa cultura de inovação. Desenvolvimento de um programa operacional com o apoio de consultores externos – ACCENTURE e VORTAL: Concretização de Melhorias de Produtividade e Competitividade através do Incremento da Capacidade de Procurement Edifer Construções, S.A

Objectivos no novo modelo Principais objectivos a alcançar na EDIFER A redução do Custo Total de Compra (não apenas do preço de aquisição); Reduzir tempo de aprovisionamento e melhorar o planeamento; Maior centralização dos aprovisionamentos; O estabelecimento de relações privilegiadas de médio/longo prazo com fornecedores e subempreiteiros; Incremento da prospecção aos mercados nacional e internacional; O alinhamento dos preços orçamentados com os preços de compra – maior competitividade.

Gestão estratégica e gestão transaccional Porque é que a Gestão Estratégica e Gestão Transaccional de compras devem coexistir ? Estabelece acordos / parcerias com Fornecedores Liberta meios financeiros (€) Gestão Estratégica de Compras Strategic Sourcing Gestão Transaccional de Compras Reduz esforço administrativo Disponibiliza meios humanos Garante o cumprimento dos acordos / parcerias Estratégia Win / Win Edifer Construções, S.A

As estratégias de compra Diferenciação das Estratégica de Compra de forma a explorar o potencial de mais valias de cada especialidade Alta Parcerias Desenvolvimento de Fornecedores Soluções Contratos Chapéu / Compra Centralizada para o Grupo Redução do CUSTO TOTAL DE COMPRA Complexidade do mercado Outsourcing Procurement centralizado Procurement local / Compras descentralizadas Baixa Baixa Criticidade da Especialidade Alta

Funções e Competências Sistemas de Informação As vertentes do projecto Alinhamento das várias vertentes em função da Estratégia definida: Estratégias de Compra Estrutura Organizativa Funções e Competências Indicadores de Desempenho Processos Sistemas de Informação 5 Acções para Implementação: A1 – Melhorar o processo de orçamentação de propostas; A2 – Melhorar o processo de planeamento das necessidades de aprovisionamento; A3 – Consolidar novo modelo de negociação com fornecedores (Strategic Sourcing); A4 – Implementar o novo modelo de compras e o ; A5 – Implementar os indicadores de desempenho. Edifer Construções, S.A

Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso

Estratégias de compra O Clube de Parceiros da EDIFER – Inovação do relacionamento comercial Estabelecimento de relações privilegiadas com condições diferenciadas, em regime de parceria: Aumentar os níveis de qualidade global; Capacitar os subempreiteiros para prestação de serviços de maior valor acrescentado; Encontrar alternativas que gerem mais valias para ambas as partes; Simplificar os processos e o relacionamento comercial; Estabelecer condições comerciais competitivas.

econstroi.com na EDIFER Utilização do econstroi.com pela Produção em Obra, para registo dos pedidos de consulta: 18 obras da EDIFER no novo modelo de compras Utilização do econstroi.com pelos Aprovisionamentos: Aprovisionamento de Materiais; Aprovisionamento de Subempreitadas; Aprovisionamento de peças para Equipamentos e material oficinal Utilização do econstroi.com pela Comercial para elaboração dos Orçamentos.

Principais resultados Destacam-se alguns dos resultados obtidos até ao momento Maior integração e estruturação dos processos de aprovisionamento entre a Produção – DAP – Fornecedores: > 80 % do volume de compras comprado centralizadamente nas novas obras da EDIFER; Fácil alcance de um mercado muito mais amplo: > 2.700 empresas; Aumento do número médio de propostas recebidas: 7,1 Materiais 4,3 Subempreitadas; Maior competitividade decorrente do alargamento da base de fornecedores: 10% do valor de adjudicações a novos fornecedores no econstroi.com; Alinhamento da base de fornecedores entre a Comercial e os Aprovisionamentos.

Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso

Factores críticos de sucesso Patrocínio e envolvimento da Administração; Trabalho em equipas multidisciplinares (Aprovisionamentos, Produção, Orçamentação e outras); Dar espaço à capacidade criativa dos colaboradores que induza a inovação e melhorias de competitividade; Implementar e alinhar as várias acções com os objectivos e estratégia definida; Comunicação efectiva a todos os níveis da organização.

Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com | 2005.06.30 Edifer Construções, S.A