Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com | 2005.06.30 Edifer Construções, S.A
Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso
Índice A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso
Antecedentes Linhas Orientadoras da EDIFER A função de aprovisionamento (Procurement) é vital no sucesso do negócio da EDIFER, com impacto directo nos resultados da empresa Em 2004 foi definido pela SGPS um programa estratégico abrangente com vista ao aumento da Competitividade e melhoria da Produtividade da EDIFER Estabeleceram-se desde logo pela EDIFER três grandes linhas orientadoras: Aplicação das melhores práticas e estratégias de compra; Utilização das mais modernas tecnologias; Contributo para a modernização da organização numa cultura de inovação. Desenvolvimento de um programa operacional com o apoio de consultores externos – ACCENTURE e VORTAL: Concretização de Melhorias de Produtividade e Competitividade através do Incremento da Capacidade de Procurement Edifer Construções, S.A
Objectivos no novo modelo Principais objectivos a alcançar na EDIFER A redução do Custo Total de Compra (não apenas do preço de aquisição); Reduzir tempo de aprovisionamento e melhorar o planeamento; Maior centralização dos aprovisionamentos; O estabelecimento de relações privilegiadas de médio/longo prazo com fornecedores e subempreiteiros; Incremento da prospecção aos mercados nacional e internacional; O alinhamento dos preços orçamentados com os preços de compra – maior competitividade.
Gestão estratégica e gestão transaccional Porque é que a Gestão Estratégica e Gestão Transaccional de compras devem coexistir ? Estabelece acordos / parcerias com Fornecedores Liberta meios financeiros (€) Gestão Estratégica de Compras Strategic Sourcing Gestão Transaccional de Compras Reduz esforço administrativo Disponibiliza meios humanos Garante o cumprimento dos acordos / parcerias Estratégia Win / Win Edifer Construções, S.A
As estratégias de compra Diferenciação das Estratégica de Compra de forma a explorar o potencial de mais valias de cada especialidade Alta Parcerias Desenvolvimento de Fornecedores Soluções Contratos Chapéu / Compra Centralizada para o Grupo Redução do CUSTO TOTAL DE COMPRA Complexidade do mercado Outsourcing Procurement centralizado Procurement local / Compras descentralizadas Baixa Baixa Criticidade da Especialidade Alta
Funções e Competências Sistemas de Informação As vertentes do projecto Alinhamento das várias vertentes em função da Estratégia definida: Estratégias de Compra Estrutura Organizativa Funções e Competências Indicadores de Desempenho Processos Sistemas de Informação 5 Acções para Implementação: A1 – Melhorar o processo de orçamentação de propostas; A2 – Melhorar o processo de planeamento das necessidades de aprovisionamento; A3 – Consolidar novo modelo de negociação com fornecedores (Strategic Sourcing); A4 – Implementar o novo modelo de compras e o ; A5 – Implementar os indicadores de desempenho. Edifer Construções, S.A
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Estratégias de compra O Clube de Parceiros da EDIFER – Inovação do relacionamento comercial Estabelecimento de relações privilegiadas com condições diferenciadas, em regime de parceria: Aumentar os níveis de qualidade global; Capacitar os subempreiteiros para prestação de serviços de maior valor acrescentado; Encontrar alternativas que gerem mais valias para ambas as partes; Simplificar os processos e o relacionamento comercial; Estabelecer condições comerciais competitivas.
econstroi.com na EDIFER Utilização do econstroi.com pela Produção em Obra, para registo dos pedidos de consulta: 18 obras da EDIFER no novo modelo de compras Utilização do econstroi.com pelos Aprovisionamentos: Aprovisionamento de Materiais; Aprovisionamento de Subempreitadas; Aprovisionamento de peças para Equipamentos e material oficinal Utilização do econstroi.com pela Comercial para elaboração dos Orçamentos.
Principais resultados Destacam-se alguns dos resultados obtidos até ao momento Maior integração e estruturação dos processos de aprovisionamento entre a Produção – DAP – Fornecedores: > 80 % do volume de compras comprado centralizadamente nas novas obras da EDIFER; Fácil alcance de um mercado muito mais amplo: > 2.700 empresas; Aumento do número médio de propostas recebidas: 7,1 Materiais 4,3 Subempreitadas; Maior competitividade decorrente do alargamento da base de fornecedores: 10% do valor de adjudicações a novos fornecedores no econstroi.com; Alinhamento da base de fornecedores entre a Comercial e os Aprovisionamentos.
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Factores críticos de sucesso Patrocínio e envolvimento da Administração; Trabalho em equipas multidisciplinares (Aprovisionamentos, Produção, Orçamentação e outras); Dar espaço à capacidade criativa dos colaboradores que induza a inovação e melhorias de competitividade; Implementar e alinhar as várias acções com os objectivos e estratégia definida; Comunicação efectiva a todos os níveis da organização.
Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com | 2005.06.30 Edifer Construções, S.A