FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
Advertisements

Curso de Licenciatura em Física DEFESA DE TCC. ESCREVA AQUI O TÍTULO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Subtítulo ( se houver) Nome completo ORIENTADOR:
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Resultados e Discussões
Inclusão no Ensino Superior: Perspectiva da inclusão na percepção de servidores técnico-administrativos FINANCIAMENTO: AUTORES: Carlos Eduardo CANDIDO.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos Resultados e Discussão
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
I SELIPO – I Seminário de Libras e Língua Portuguesa
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Introdução e objetivos
Para onde estão indo nossos alunos?
RESULTADOS E DISCUSSÃO
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Título do Trabalho: Introduções de monografias nas áreas de língua e de literatura:um estudo contrastivo de gênero. Resultados A análise teve como parâmetro.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Ética e Organizações EAD 791
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Fulano da Silva (Orientador)
Argumentação e estratégias argumentativas
XVII Jornada Científica de Jornalismo
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1a, Autor 2b, Autor 3c
Leitura dos Resultados EXEMPLO
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Resultados e Discussão
Título Autores.
III FEIRA DE TRABALHOS DE
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Resposta em frequência e circuitos de seleção de frequências.
Leitura e escrita no vestibular Unicamp
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES.
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Orientador (a); Coorientador (a);
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Metodologia Científica e Tecnológica
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
FEBRACE – 17ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Conceitos importantes para o estudo da História
Resultados e discussão
IV FEIRA DE TRABALHOS DE
Trabalho de Conclusão de Curso
XV Jornada Científica de Jornalismo
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
Logo da Unidade Acadêmica
Introdução à Estatística I
Transcrição da apresentação:

FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA 12 a 16 de Março de 2018 “POR QUE É QUE O PRETO…?”: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS NEGROS EM PIADAS EVELYN DA SILVA SANTOS; LAURA GOMES DA SILVA¹; PROF. ME. RAFAEL PREARO LIMA² ¹Discentes do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática (IFSP-BRA), ²Docente do IFSP-BRA  rprearo@ifsp.edu.br INTRODUÇÃO As piadas são vistas como uma maneira de descontração nos mais diversos espaços sociais. Através delas, podemos identificar ideologias e a visão de mundo de quem as conta. É de grande relevância que o público saiba que, em todo discurso, existe uma opinião velada e que esse mesmo público saiba como discernir e reconhecer essa opinião METODOLOGIA E CORPUS DE ANÁLISE Para o desenvolvimento desse projeto, realizamos pesquisas, leituras de livros e artigos que possuem a análise do discurso como tema. Com base nas leituras realizadas, selecionamos piadas do gênero perguntas e respostas e passamos a analisar essas piadas, observando como a imagem do indivíduo negro é construída nesse gênero. Em seguida, identificamos as representações feitas sobre negro e, por fim, discutimos como alguns fatores atuam para que o discurso não seja neutro, mas marcado e delimitado pela ideologia. RESULTADOS Os resultados preliminares indicam que, com base no que foi pesquisado, o negro não é visto ou mencionado como “alguém” e sim como “algo”. Sua imagem nesse gênero do discurso humorístico é construída a partir de estereótipos estabelecidos há muito tempo, fazendo com que ele seja sempre representado como malfeitor e indigno de ser considerado como humano, sendo muitas vezes criticado não por algo que possui ou pratica de fato, mas pelo o que ele é. Dessa maneira, torna-se possível que ele seja visto como “algo” merecedor do repúdio por parte do outro. IMAGEM DOS NEGROS EM PIADAS SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA à margem da sociedade pobre DELINQUENTE FORA DA LEI ladrão presidiário RACIALMENTE INFERIOR “animal” “incômodo” Fonte: Próprios autores REFERÊNCIAS BRANDÃO, H. H. N.  Analisando o discurso. São Paulo: Museu da Língua Portuguesa, 2005. Disponível em: <http://museulp.org.br/files/mlp/texto_2.pdf>. Acesso em 15 de janeiro de 2015. MAINGUENEAU, D. - Análise de Textos de Comunicação. 6. Ed. ampliada. São Paulo: Cortez, 2013. _____. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. POSSENTI, S. O discurso do humor: temas, técnicas e leituras. In: Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 25-40. _____. Estereótipos e identidade: o caso nas piadas. In: Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2013. PREARO-LIMA, R.; IÓRIO, P. S. L.  Misture-os e arrume problemas": a constituição do ethos discursivo feminino em uma campanha voltada ao público masculino. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 1386-1396, jul./set. 2016. AGRADECIMENTOS