FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVISÃO Comunicação Social.
Advertisements

Pensamento e Linguagem
Pensamento e Linguagem
LINGUAGEM.
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
II Unidade Semiótica.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
HISTÓRIA DA LÍNGUA DE SINAIS E O LETRAMENTO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS BILÍNGUES Profª Ms. Mônica Astuto Lopes Martins (IHA /ISERJ) III ENCONTRO.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
Edilena da Silva Frazão Sausen. A Língua de Sinais - LIBRAS MITOS X REALIDADE - Gestos Soltos - Mímica - Universal - Gramática Própria - Modalidade Diferente.
Linguagem e Pensamento Filosofia 2º Ano. A importância da Linguagem Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal.
Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
Língua Gestual: Verdades e Mitos
- Introdução à Semiótica -
ESTÉTICA.
TIC aplicadas às Necessidades Educativas Especiais
Bíblia na Catequese.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio A língua, seus signos e a gramática
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
e a Nova Identidade Visual do Rotary
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tecnologias da Informação e Comunicação
Língua Gestual Portuguesa
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Edilena da Silva Frazão Sausen
Pronatec – Capetinga MG.
Aristóteles Ética & Política
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Comunicação Empresarial
ÉTICA.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
- Introdução à Semiótica -
Concordância e variação linguística
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Processos de formação de palavras
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
ESTÉTICA 1.
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
Processos de formação de palavras
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
I – inTrodução à linguística:
A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos.
Aspectos de coesão textual
Áreas da Filosofia.
Comunicação.
PROMOÇÃO DE VENDAS. O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem.
I – inTrodução à linguística:
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Olá, eu sou o Rafael Pisani!
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Toda linguagem é um sistema de signos que se combinam visando a comunicação humana. O signo é algo que pode ocupar o lugar de outro com a mesma finalidade. Ex.: Um aceno de mão ou de cabeça, pode ocupar o lugar de um cumprimento verbal. A palavra gato substitui a presença do animal real.

TIPOS DE SIGNO O signo pode assumir diferentes formas de representação do objeto, dependendo da relação que estabelecem entre si. Ícone: Estabelece uma relação de semelhança. Ex.: A imagem se assemelha ao animal real.

2. Índice: Estabelece uma relação de causa e efeito que afeta a existência do objeto ou é por ela afetada. = sinal de chuva

Símbolo: Estabelece uma relação arbitrária, a partir de convenções Símbolo: Estabelece uma relação arbitrária, a partir de convenções. São signos que só permanecem pelo hábito, pela tradição. Ex.: A cor preta representa luto nas sociedade ocidentais e a cor branca o representa na China e no Japão. Essa capacidade humana de convencionar os signos a partir das demandas sociais faz do mundo humano essencialmente simbólico.

Os animais não entendem os símbolos, apenas os ícones e os índices. Ex.: O cachorro é capaz de identificar o seu dono pelo cheiro, pela voz e ainda as indicações de passeio, comida, castigo etc.

Vocês identificam esses signos?

Elementos da linguagem Repertório: Relação dos signos que compõe a linguagem. Ex.: As palavras/signos contidas em um dicionário da língua portuguesa. 2. Regras de combinação: Como se dá a relação entre os signos. Quais podem ser combinados e quais não podem. Ex.: Vou entrar saindo por aquela porta. (Não podem ser combinados). Vou entrar correndo por aquela porta. (Podem ser combinados).

3. Regras de uso dos signos: Determinam as ocasiões em que se empregam os signos. Ex.: Vossa Senhoria, Vossa Santidade, Vossa Excelência. Quando devemos usar o preto para o luto. Com licença, obrigado, por favor.

Tipos de linguagem Matemática Informática Artística Gestual Moda Diversos idiomas Algumas linguagens se estruturam de forma mais flexível que as outras.

Moda: Tem um repertório de signos que é constantemente alterado Moda: Tem um repertório de signos que é constantemente alterado. Alguns caem em desuso enquanto outros são introduzidos a cada nova estação.

2. Informática: As linguagens de computador são muito inflexíveis, visto que são altamente estruturadas. Possuem um número limitado de signos e de combinações entre eles. Ex.: Se errarmos uma única letra ao enviarmos um e-mail, este nos será devolvido.

A linguagem é um sistema de signos e só pode ser criada pelos seres humanos. Não há, nos signos convencionados, nada no seu som ou na sua forma de escrita que me remetam ao objeto que representa. Não havendo relação entre o signo “cachorro” e o animal por ele representado, necessitamos convencionar esta relação, para que toda a sociedade compreenda a que me refiro quando digo cachorro. Somente a partir desta aceitação, poderemos nos comunicar.

A linguagem é um sistema de signos convencionados que possibilita a comunicação entre os membros de um mesmo grupo. Essa capacidade de dar nomes as coisas é a chave para entrarmos no mundo simbólico. O nome simboliza os objetos do mundo natural no nosso pensamento. Ele aproxima aqueles objetos que estão longe. Podemos conversar sobre coisas das quais não estamos diante, ou até mesmo nem conhecemos.

Por meio da linguagem podemos criar um mundo estável de ideias que nos remetem a coisas que não estejam fisicamente presentes.

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Não é a simples gestualização da língua portuguesa, mas uma língua independente. É composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Da mesma forma que na língua oral-auditiva existem palavras, na língua de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

Sua modalidade de articulação, é visual-espacial ou cinésico-visual Sua modalidade de articulação, é visual-espacial ou cinésico-visual. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais, é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. A Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção às variações praticadas em cada unidade da Federação.

A linguagem... ... é bastante complexa e representa um marco na história da humanidade. ... é simbólica, estruturada e diferencia-se de acordo com cada cultura; ... cria o mundo simbólico, indispensável ao ser humano e lhe permite criar sentido para o mundo e para a própria vida.

Referência Bibliográfica ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª ed. Revista. São Paulo: Moderna, 2003. p. 439, pp. 30-35. IMAGENS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Língua_brasileira_de_sinais http://www.sxc.hu/