Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas? MENINAS!!!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Instituto Integral Brasil
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Organização Curricular da Escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Teoria das Inteligências Múltiplas
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Inteligências Múltiplas
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Nido Montessori, um espaço para a vida
Aprendizagem Significativa
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Projeto Educar para a vida
A química da PAIXÃO.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Georg Kerschensteiner
John Dewey ( ).
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013.
Pequenas lições para um grande professor.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O sentimento da infância
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
Espiritualidade nas Organizações
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano (Mauro Muszkat)
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Jovens Menin@s ¿Crianças problemáticas ou talentosas? MENINAS!!!! MENINOS/AS do TERCEIRO MILÊNIO Menin@s MENINAS!!!! Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas?

Mudanças surpreendentes nas crianças e jovens de hoje

¿Quem são?  Se refere a pessoas que apresentam talentos inatos excepcionais de maior percepção e sensibilidade nos âmbitos fisiológico, afetivo, emocional, conduta, ética, intelectual, social, psíquico e espiritual.

Características na conduta das crianças de hoje Em geral…

Têem muita energía São velozes e por isso se aborrecem facilmente São resistentes a autoridade Podem fazer várias coisas de uma vez Têem interesses precoces de ordem intelectual e/ou espiritual Podem ser muito teimosos Têem bom senso de humor.

São honestos e íntegros Podem se frustrar fácilmente São propensos a experiências extra-sensoriais Adoram a natureza Têem forte autoestima e autonomia Lhes encantam os computadores e tecnologia de ponta São criativos.

L As crianças de hoje são: Mais sensíveis e perceptivas maduras autônomas

Têem outras formas de ser e de aprender

1. Os meios convencionais da sociedade não lhes satisfazem John White, da Associação de Antropología Americana, dice: 1. Os meios convencionais da sociedade não lhes satisfazem 2. Se preocupam pela busca de novos meios de vida 3. Buscam uma cultura fundamentada em uma consciência mais elevada e uma sabedoria universal.

Em resumo se perfila uma nova humanidade que se caracteriza por: uma psicologia já modificada, baseada na expressão do sentimento, e não em sua repressão.

Resumo As crianças do Terceiro Milênio apresentam: Uma “lógica multinível” e “multilateral” Um sentido de identidade coletiva Capacidades psíquicas utilizadas com propósitos benevolentes e éticos.

Se trata de um processo global que concerne a toda a sociedade.

Um caleidoscópio de personalidades

GT Século XX 2007

GT = a Geração de Transição (1950) Nós, os adultos Crianças e jovens cujo SNV (Sistema Nervioso Central) está em processos de ajustes: déficit de atenção, hiperatividade, “teflón”, autistas, bi-polares.

G1 GT Século XX 2007

G1 = primeira geração (1980) Pioneiros Desafiadores Precoces, rápidos.

G1 G2 GT Século XX 2007

G2 = a segunda geração São mais tranquilos e pacíficos Possuem uma grande força interior Lideram dando exemplo Em geral, um pouco introvertidos São muito sensiveis.

G1 G2 GT G3 Século XX 2007

G3 = a terceira geração São “equilibrados” São determinados Sabem o que querem.

G1 G2 GT G3 G4 G5 Século XX 2007

Tendências da quarta e quinta geração Espiritualidade Consciência aguda Têem uma lógica multinível.

G6 Século XX G7 2007

G: significa geração ou ondas G1: primeira geração (a partir de 1980) Perfil inovador (extrovertido) Vontade - Pioneiro G2: segunda geração (a partir de 1995) Perfil hipersensivel (introvertido) Amor - Sabedoria G3: terceira geração (a partir de 2000) Perfil líder-criativo (inteligência intrapessoal e interpessoal) Inteligência ativa G4: quarta geração (a partir de 2002) Perfil multidimensional Harmonia, pontes, consciência expandida G5, G6, G7: quinta geração (a partir de 2006) Perfil de Inteligência universal

Para os profissionais da psicologia e psicopedagogia Temos um grande incentivo para estudar mais perfis e nos abrirmos as fabulosas características que apresentam as crianças que estão chegando, assim como o que significam para o futuro da humanidade e para nós próprios.

? APRENDIZAJEM Mudanças Ação Int. Emocional Int. Múltiplas H. Direito H. Esquerdo

As crianças de hoje têem ADEPIx

Crianças de hoje apresentam ADEPIx A Auto-desenvolvimento D Uma sincronização natural do hemisfério direito e esquerdo E Uma inteligência emocional supra-desenvolvida P Um maior nível de percepção e sensibilidade Ix Uma tendência a utilizar várias Inteligências múltiplas

Autônomo, Autodidata Explorar Investigar Espontaneidade Autonomia, autodidatas Bom humor Criatividade. Dr. Maslow

Uma sincronização natural de ambos hemisférios cerebrais Teoria do Hemi-Synch Dr. Monroe Teoria do fluir Dr. Mihalyi Csikzentmihalyi Teoria do Brain Gym Dr. Dennison  

Uma sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais 2. Una sincronización natural de ambos hemisferios cerebrales Es decir que manejan por igual sus hemisferios cerebrales derecho e izquierdo Hemisfério cerebral direito Tálamo Córtex visual Hemisfério cerebral esquerdo Cruzamento óptico Glândula Pituitária

Inteligência emocional supra-desenvolvida Se encontra no cérebro emocional, na parte central do cérebro humano. Está composto de tecido neurônico da estrutura límbica.

Maior percepção e sensibilidade Fisiológica Afetiva Emocional Cognitiva Social Ética Psíquica e espiritual.  

Inteligências múltiplas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Lingüística Lógico-Matemática Visual-Espacial Corporal-Kinestética Musical Interperssoal Intrapessoal Naturista Trascendente ou espiritual 10. Energética ou intuitiva 11. Emocional 12. Prática 13. Co-criativa

Coração = Cor-ação Pequeno cérebro do coração Dr. David Servan-Schreiber Pequeno cérebro do coração

¿Então?

Como educo uma criança que é: Mais sensível e perceptiva madura autônoma Dar três exemplos: - …………

Características das crianças de hoje Características a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Autodidata

Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional Educação ativa e produtiva 5 Autônomo, Auto-didata

Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional Educação ativa e produtiva 5 Autônomo, Auto-didata Autodidata, responsabilidade Independência

Apoia o bem bem estar dos pais e professores Desenvolvimento bio-integral e ação (Educação Produtiva) Baseada nas novas pautas de aprendizajem e de ser das crianças, e jovens de hoje Ferramentas bio-inteligentes e bio-mórficas Sábio / Ser Da boasvindas a todos os métodos educativos alternativos ativos e integrais já existentes ou em formação, com tanto que atendam com carinho as necessidades holísticas das crianças do Terceiro Milênio. Inteligências múltiplas energética emocional prática co-criativa Promove as experiências educativas dos povos indígenas originários e a multiculturalidade em todos seus aspectos.

Físico, mental Bio inteligênte Bio mórfico Bio reconector Essência pura

Brain Gym Cinesiologia educativa

Científica - Espiritual: Deepak Chopra, Gregg Braden (Walking Between the Worlds, The Science of Compassion, Spontaneous Genetic Mutation), David Servan-Schreiber Parapsíquica: Paul Dong y Thomas Raffill, Monroe (Hemi-Synch), Barbara Ann Brennan Psicológica: Abraham Maslow, Transpersonal (Pierro Serrucci, Stanislav Grof), sicosíntesis (Roberto Assagioli), corriente regresionista (Brian Weiss), Ken Wilber, Manuel Almaendro, Carl Jung A nona inteligência: Wendy Chapman

Johann Heinrich Pestalozzi, 1746-1827, Suiça. Montessori, Maria, 1870, Italia. Rudolf Steiner (Waldorf) 1861 – 1925, Austria e Alemanha. Célestin Freinet, 1896-1966, França. Vigostky, 1924, Rússia. William Kilpatrick (Dewey), 1871, USA. Nathalie de Salzman (Etievan, Gurdjieff), 1950, Rússia e Venezuela. Rolando Toro, 1965, Chile. Georgi Lozanov, 1966, Bulgária. Sheila Ostrander, 1979, USA. Pierre Weil y Unipaz, 1980, Brasil. Thomas Armstrong y Howard Gardner, 1980, USA. Makoto Shichida, 1980, Japão. La Creática, Natalio Domínguez, 1982, Venezuela. Mirza, Fernando, IDEJO, 1986, Uruguai. La Educación Liberadora. Paolo Freire 1992, Brasil. Paul Dennison, 1996, USA. ASIRI Ivette Carrión, 2000, Peru.

Summerhill – 1921, A.S. Neill, USA / Inglaterra . Escola da Ponte – 1970, José Pacheco, Portugal.

Aisenberg, Sandra y Eduardo Melamud Aube, Santiago Bluestone Polich, Judith Cabobianco, Flavio M. Cañete, Ingrid Degoumois, Danielle Espinosa Manso, Carlos, Walter Maverino y Noemí Paymal Kühlewind, George Lauren, Phoebe Paoli, Maria Dolores Paymal, Noemí Twyman, James F. Tober, Jan y Lee Carroll Virtue, Doreen Dr. Egidio Vecchio, Argentino – residente no Brasil

Sem descuidar o Saber, focamos o Ser

Tradução e contatos: Glaucia Cerioni glauceri@terra.com.br