ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TREINAMENTO OFFICE2 CRM - eSOCIAL ASSESSORIA CONTÁBIL ESPECIALIZADA EM ESCOLAS PARTICULARES MARCELO VIEIRA DEPARTAMENTO PESSOAL.
Advertisements

LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Oração subordinada adjetiva Observe os enunciados 1- Eles viajaram para as cidades que ficam no litoral. Eles viajaram para cidades litorâneas. 2- A empresa.
Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Dicas de Português Produção Textual.
1) Defina sequências numéricas.
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Numerais Alunos: Filipe Baldo e Fernando Baldo
Plano de mídia digital João Flávio de Almeida.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
SUBSTANTIVOS COMPOSTOS E ADJETIVOS COMPOSTOS
Revisão morfológica – pág. 23
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
Lógica e argumentação O CONCEITO
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
ATRAVÉS DA NOVA VERSÃO DO BANCO BIBLIOGRÁFICO DA USP – DEDALUS VOCÊ PODERÁ FAZER SEU CADASTRO, RENOVAÇÕES E RESERVAS ON-LINE! PARA ACESSAR O SISTEMA.
AMBIGUIDADE.
Alunas: Bruna Tainara das Neves Mayra Pietra Miliorini
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Prof. Wellington Franco
Funções sintáticas - 1.
A.L. 1.0│Medição em Química.
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
Tecnologias de Informação e Comunicação
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
Congruência semântica
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
VETORES.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
Coordenação e subordinação
QUADRO DE VENDAS.
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
Funções sintáticas.
Aula 02 – Produtos Notáveis
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
A.L. 1.0│Medição em Química.
EM SALA DE AULA Vir com a matéria do dia previamente lida e organizada da seguinte maneira Para as aulas de exatas com exercícios práticos Faça primeiro.
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Indeterminação do sujeito
Classes de palavras.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Coordenação e subordinação
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Artigo Definido e Indefinido.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Variância e Desvio padrão
Vírgula Regras de uso no período simples
A Crítica da Razão Prática
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
O que você deve saber sobre
Orações subordinadas adjetivas
Coordenação e Subordinação
FRAÇÕES DECIMAIS E NÚMEROS DECIMAIS
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Pronome Relativo usos.
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Transcrição da apresentação:

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS RESTRITIVA E EXPLICATIVA

Na relação que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem. 

RESTRITIVA * São chamadas subordinadas adjetivas restritivas aquelas que se referem ao termo, individualizando-o, sem marcação de pausa. Ex.: Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento.

EXPLICATIVA Denominam-se subordinadas adjetivas explicativas orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido. Ex.: O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.                      

IMPORTANTE A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa que, na escrita, é representada pela vírgula.

ATENÇÃO - AS ADJETIVAS POSSUEM VALOR ADJETIVO, OU SEJA, APRESENTAM UMA CARACTERÍSTICA SOBRE O TERMO ANTECEDENTE. - SÃO INTRODUZIDAS POR PRONOME RELATIVO MACETE: TROCAR POR O QUAL/A QUAL. - RESTRIÇÃO: IDENTIFICA A CARACTERÍSTICA DE UMA PARTE . - EXPLICATIVO: IDENTIFICA UMA CARACTERÍSTICA GERAL/ O TODO.

Ex.:Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma. OBSERVE OS EXEMPLOS E FAÇA A INTERPRETAÇÃO CONFORME O ENTENDIMENTO DAS CLASSIFICAÇÕES Ex.:Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma.

No primeiro período, podemos afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem, no mínimo, dois irmãos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A palavra "irmão", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou seja, é preciso restringir seu universo. Nesse período, é possível afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem apenas um irmão, o qual mora em Roma. A informação de que o irmão more em Roma não é uma particularidade, ou seja, não é um elemento identificador, diferenciador e, sim, um detalhe que se quer realçar.

Exemplos e sentidos Os políticos brasileiros que cuidam dos interesses do povo merecem nosso voto. Os políticos brasileiros, que cuidam dos interesses do povo, merecem nosso voto.

PRONOMES RELATIVOS Refere-se a um termo anterior (antecedente) Substitui esse termo na próxima oração. Ex.: Eu comprei a casa./A casa era grande. Eu comprei a casa que era grande. Eu fiz o trabalho./O trabalho foi cansativo. Eu fiz o trabalho que foi cansativo.

PRONOMES – VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS Que/Quem/Onde (invariável) - QUE – SUBSTITUÍVEL – O QUAL/A QUAL Qual(quais)/Quanto (quantos)/Cujo (cujos) – variável

EXERCÍCIOS 1) Reescreva as frases seguintes, transformando em adjetivos as orações subordinadas adjetivas: Nossos alunos estão trabalhando com material que pode ser reciclado. b) Há, em frente à fábrica, uma fila de homens e mulheres que estão sem emprego.

2- Transforme os adjetivos em orações adjetivas a) As geladeiras devem ficar constantemente ligadas, porque nelas estão armazenados alimentos perecíveis. b) Todo o cuidado é pouco com os materiais  inflamáveis. c) As bibliotecas escolares precisam renovar seu acervo com livros estimulantes e instrutivos.

3- Analise o enunciado Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviará pelo correio os carnês para pagamento. Indique a interpretação que o cliente daria à informação do diretor, no caso dos seguintes empregos de vírgula:

INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS Os clientes, que já são cadastrados, receberão os carnês de pagamento pelo correio. b)Os clientes que já são cadastrados receberão os carnês de pagamento pelo correio.

Considere o trecho abaixo: "Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento." ... Nesse trecho, as orações adjetivas permitem afirmar que: I. nem todas as células produzem novos galhos. II. algumas gemas se localizam nas extremidades dos galhos. III. todas as gemas internas nascem em outros pontos do galho. Está(ão) correta(s) apenas a I. apenas I e II. apenas a II. d) apenas a III. e) todas.

a.Quantas orações subordinadas adjetivas há no anúncio? b.De acordo  com as regras de concordância verbal da variante  padrão da língua,  se um verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordará em número e pessoa com o antecedente deste pronome.  Responda: O emprego do pronome que no anúncio obedece a esta regra? 

 Iluminamos o caminho que liga a tradição à inovação. a. Identifique o pronome relativo e substantivo que ele retoma no anúncio. b. Como se classifica a oração subordinada? Por quê? c. O sujeito da forma verbal ‘iluminamos’- nós - está subentendido. Considerando o contexto, é possível identificar a quem esse pronome se refere?

Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso. a. Qual o substantivo é retomado pelo pronome relativo que? b. Nesse caso, o pronome relativo restringe ou explica o substantivo o qual ele retoma? Explique. c. Como você interpreta a expressão “cabe no seu bolso”. Pode-se dizer que há duas interpretações possíveis?  Justifique sua resposta.