Dimensão profissional I pensamento lógico matemático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
Advertisements

INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
O triângulo didático: o saber e suas relações Temas em Educação Matemática Méricles T. Moretti.
REVISÃO ENEM 2016 – ESTATÍSTICA PROFESSOR DERSÃO.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget Texto Base: A teoria de Piaget, (1975). p
Segundo encontro do terceiro ciclo
Introdução e Conceitos.
Introdução à prática da
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
6 - Ferramentas de análise para melhoria de processos - Tabelas
Fundamentos de Aritmética
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Determinantes do Nível de Atividades
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Planejamento de estratégias:
1.2.8 Configuração eletrónica de átomos
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Estatística Descritiva
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Arranjo Físico Celular
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
A decisão de Concessão de Crédito
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ESTRUTURADOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Complexidade de Algoritmos
Método experimental.
Análise Discriminante
OPERAÇÕES METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PEDAGOGIA
ESTÁGIO I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Técnicas de orçamento de capital
O triângulo didático: o saber e suas relações
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Leitura dos Resultados EXEMPLO
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Trabalho de Conclusão de Curso I
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Variância e Desvio padrão
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Análise Organizacional
Desenho Aplicado à Automação e Controle
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Metodologia Científica e Tecnológica
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Técnicas de análise da conjuntura
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Distribuição Binomial
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Dimensão profissional I pensamento lógico matemático Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Conceitos lógicos matemáticos Para Piaget o conhecimento lógico matemático é uma construção e resulta da ação mental da criança sobre o mundo. É construído a parti das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo. É interno mas precisa ser desenvolvido nos indivíduos. O processo lógico matemático proporciona melhor compreensão do mundo e da sociedade para o indivíduo. O conhecimento dos conceitos lógicos matemáticos são essenciais na formação do conceito do número.

Jean Piaget – Psicólogo Suíço Segundo Piaget o desenvolvimento humano acontece em quatro estágios: sensório motor (0-2 anos), pré operacional ( 2-6 anos), operacional concreto ( 7-11 anos) e operacional formal ( a partir de 12 anos). Estágio pré operacional Esse é o estágio onde a criança começa  a observar e descrever objetos a partir de  suas semelhanças e diferenças físicas (cor, forma, tamanho, peso, espessura …) e é a partir da manipulação de objetos que ela começa a  estabelecer relações de comparação, correspondência, classificação e seriação. Para a construção do pensamento lógico-matemático a criança precisa manipular objetos,  a criança precisa contar tampinhas, pegar bolinhas, apertar brinquedos, separar e agrupar antes de entender o que é quantidade, números e ou sistema de medidas. Quanto mais estimulada a criança for nesse período maiores e melhores serão formadas as relações futuras entre essa experiência e os conteúdos apresentados.

Construção do conceito de Número Classificação Conservação – comparação Sequenciação Seriação Inclusão de classes Representação simbólica do Número

CLASSIFICAÇÃO Classificar é agrupar  considerando semelhanças de objetos  Na classificação de objetos a criança observa e agrupa objetos a partir das características observadas Exemplo: o carrinho azul, o cachorro peludo, o pintinho tem duas patas Comparação de tipos físicos: agrupar por cor/ comprimento do cabelo, cor dos olhos, cor da pele, sexo  Classificar botões por cor, tamanho, furos Blocos lógicos

CLASSIFICAÇÃO

Sequenciação A criança deve fazer sequências com desenhos, letras, números. Deve seguir um padrão de cores, quantidade, formas.

Sequenciação

SERIAÇÃO Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos. Na seriação a criança cria uma escala de tamanho construindo a cada objeto que acrescenta, formando uma linha comparativa do maior para o menor,  do  mais grosso ao mais fino e assim por diante. A seriação antecede (e prepara) a criança para o entendimento da sequência numérica; antes de saber que o quatro é depois  do três, ou cinco antes do seis vai manipular objetos, trocar de lugar, comparar, perceber maior e menor, fazer as correções e assim aprende.

Atividades que podem ser feitas para ajudar no desenvolvimento  da classificação e seriação: Separe brinquedos de várias categorias ( animais,  lápis, bolas, botões, ) e peça que a criança classifique de acordo com um critério específicos (cor ou outra característica) que seja semelhante ou distinta, Jogo da memória com pares iguais; Separar cartões com imagens semelhantes ou quantidades; Organizar filas com bonecos ou pessoas; Ordenar lápis e canudinhos de diversos tamanhos; Separar caixas ou potes com um cartão colorido em cada, disponibilize materiais coloridos  e deixe que a criança coloque cada material no pote correspondente a cor;

A criança vai de um esquema inicial de seriação até a estruturação de uma forma mais elaborada de relacionar os elementos entre si. A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber: FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos (+ - 4 anos); FASE IB - inicia a realizar pequenas séries incoordenadas dos elementos (+ - 5 anos); FASE II- êxito na intercalação dos elementos, por tentativas (+ - 6 anos); FASE III - êxito através da utilização do método sistemático- seriação operacional (+ - 7/8 anos).

Correspondência termo a termo Consiste em associar os elementos de dois conjuntos formando pares. Tem como objetivo a correspondência biunívoca, que é o ato de estabelecer relação “um a um” Mais tarde, a correspondência será exigida em situações do tipo: a cada quantidade, um número (cardinal), a cada número, um numeral, a cada posição (uma sequência ordenada) (Lorenzato, 2006)

CONSERVAÇÃO COMPARAÇÃO

Conservação É o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição. Exemplos: Um copo largo e um copo estreito, ambos com a mesma quantidade de água Filas de tampinhas com a mesma quantidade e disposição diferente

Quantificadores Tem como objetivo, dado um conjunto de elementos, ver se alguns desses elementos possuem uma determinada característica, por exemplo, todos, alguns, nenhum. O primeiro cachorro é _______________ Todos os animais da fila são ________________ O último cachorro da fila é ________________________ Nenhum animal da figura é gato.

Cardinalidade 5 Total de elementos de um Conjunto e representa a relação de inclusão presente no conceito de número 5

Cardinalidade O cardinal refere-se ao total de elementos que possui um subconjunto e significa a relação de inclusão presente no conceito de número. As atividades de cardinalidade têm como objetivo reconhecer o número cardinal de uma determinada coleção de objetos. É necessário relacionar, dentre um conjunto de coleções de diferentes tamanhos, os correspondentes com o seu cardinal.

Ordinalidade Tem como objetivo, dada uma sequência de objetos, indicar a ordem em que aparecem os elementos. O ordinal refere-se a um só elemento, indica a posição desse elemento em um subconjunto ordenado e seu significado remete à relação de ordem presente no conceito do número.

Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características:

Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características: Tamanho, cor, espessura, forma Quantas peças tem?

Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características: Tamanho, cor, espessura, forma Quantas peças tem? 2 tamanhos . 3 cores . 2 espessuras . 4 formas = 24 peças Atividades