Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS. Classificação em imagens multiespectrais Imagens multiespectrais Espaço de atributos Classificação Seleção de.
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Juliano Boeck Santos Osmar.
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO RESULTADOS RESULTADOS O índice de desflorestamento na Amazônia legal é um parâmetro ambiental especificamente estudado em diversas.
Metodologias Inovadoras para Estimativa de População em Pequenas Áreas: Geotecnologias e Território em Perspectiva. 26 de Março de 2009 – São José dos.
Aluno: Alfredo Carlos Janke Filho Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELIII Workshop de Energias Alternativas| Out 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
ENP – Engenharia do Produto
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Aumento da AI em 25 anos (%)
X II Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016
Mapeamento Multitemporal da Bacia do Rio Bagagem-MG
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA
As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador
soleira de admitância para o município de teresópolis
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
Carolline Tressmann Cairo SER 300 – Introdução ao Geoprocessamento
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
Título - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição
Migração Humana, Áreas Protegidas e benefícios no âmbito da Conservação na Tanzânia. JONATHAN D. SALERNO, MONIQUE BORGERHOFF MULDER, AND SHAWN C. KEFAUVER.
XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
Técnicas de geoprocessamento para avaliação da segmentação de imagens de sensores orbitais Bruno Montibeller São José dos Campos 2015.
INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
Rafael Damiati Ferreira
GEOPROCESSAMENTO Como se faz? Quem pode fazer?
MINICURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS UTILIZANDO
Interação Rio-Aquífero em um Rio de Médio Porte do Semiárido André R
Cultivo do Milho Segunda Safra e Sorgo no Estado do Tocantins: Situação Atual e Demandas de Pesquisa Emerson Borghi (1); Leandro Bortolon(2); Elisandra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Solos e Manejo da Nutrição da Videira
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
SELEÇÃO DE MDE PARA DELIMITAÇÃO AUTOMÁTICA DE BACIA HIDROGRÁFICA: ESTUDO DE CASO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PERDIDO NO MUNCÍPIO DE JUÍNA/MT.  COSTA Angélica.
HISTÓRICO DO PRODES_DETER_PANAMAZÔNIA
Projeto novos talentos
Denis Corte Vieira; Victor Hugo Rohden Prudente
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEMINÁRIO - ENG 797.
SER300: Introdução ao Geoprocessamento
Análise de Vulnerabilidade Erosiva no Município de Paragominas – PA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas
Arial, Tamanho 56 (Título do Trabalho)
Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe
Autores; Instituição;
O Problema do Sequenciamento Online da Lavra de Minério de Ferro
Autor 1, Autor 2 e Autor 3. (Grifar o autor apresentador do trabalho)
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
Mapeamento e Monitoramento de Impactos Ambientais em
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Thiago Augusto Maziero
Introdução / Problema Avaliação ambiental e educação: responsabilidade, proatividade ambiental e prevenção de doenças; Proliferação do Aedes aegypti (consequência.
GEOPROCESSAMENTO Coordenação Amanda Machado Josemar Silva
SISTEMA DE INFORMAÇÕES
ESTUDO MULTITEMPORAL DO USO DO SOLO E POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO LARANJA AZEDA - MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO - SP Elisa Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras João Paulo Domingos Gonçalves Divisão de Sensoriamento Remoto Dsr/Inpe jpaulo@dsr.inpe.br 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras Motivação Através da Análise de Adequação de Uso Agrícola das terras é possível planejar o uso das terras o que é importante no cenário agrícola atual, que busca maior competitividade bem como a conservação dos recursos naturais. (Silva et al., 2008). 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras Objetivos Materiais e Métodos Resultados e Discussão Considerações Gerais Referências Bibliográficas Sumário 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Objetivos Analisar a adequação de uso agrícola das terras dos municípios de Gilbués- PI e Monte Alegre do Piauí-Pi. Gerar uma escala contínua de adequação de uso agrícola de cada município. Elaborar um mapa de classes de adequação de uso agrícola de cada município. 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Materiais e Métodos Piauí Área De Estudo Gilbués-PI- 3479 km² Monte Alegre Do Piauí- PI- 2412 km² Piauí 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Materiais e Métodos Diagrama- Omtg 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Materiais e Métodos Classes de Aptidão Valores de Adequação Classes de adequação ---------------------- 255 Alta 2abc**-, 2(a)BC, 2(a)bc- e 2(a)bc* 170 Média 4 (p)+ 4(p)+- 85 Baixa 6+ 6 Restrita 19/09/2018 João Paulo Gonçalves Fonte: Corseuil e Campos (2007)

Materiais e Métodos Classes de Declividade (%) Valores de Adequação Classes de adequação 0-13 255 Alta 13-20 170 Média 20-45 85 Baixa >45 Restrita 19/09/2018 João Paulo Gonçalves Fonte: Ramalho Filho e Berek (1995)

Cultivo Anual e Solo Exposto Materiais e Métodos Uso Atual Valores de Adequação Classes de adequação Vegetação Natural 255 Alta Pastagens 170 Média Cultivo Anual e Solo Exposto 85 Baixa Água e Área Urbana Restrita 19/09/2018 João Paulo Gonçalves Fonte: Corseuil e Campos (2007)

Razão de Consistência: 0,006 Materiais e Métodos Matriz de Julgamento Dos Fatores Fatores Uso da terra Declividade Aptidão Agrícola Uso da Terra 1 1/3 1/7 3 7 Pesos Fonte: Corseuil e Campos (2007) Uso da terra 0.008 Declividade 0,243 Aptidão Agrícola 0,669 Razão de Consistência: 0,006 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Resultados 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Resultados 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Resultados 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Resultados 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Adequação De Uso Agrícola Das Terras Resultados Adequação De Uso Agrícola Das Terras 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Considerações Gerais Cidades próximas podem apresentar adequações do uso agrícola das terras distintas. A análise da adequação do uso das terras é importante para aumento da produtividade. A utilização do SIG possibilita a geração de novos mapas com rapidez e precisão, a partir da atualização dos bancos de dados. Técnicas de SIG podem ser aplicadas de maneira eficiente na questão agrícola. Técnicas de SIG são produtoras de informações oportunas e geradores de conhecimento 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Agradecimentos Dr. Eymar Lopes Msc. João Pedro Cordeiro 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Referências Bibliográficas MENEZES, M. D. de; CURI, N.; MARQUES, J. J.; MELLO, C. R. de; ARAÚJO, A. R. de. Levantamento pedológico e sistema de informações geográficas na avaliação do uso das terras em sub-bacia hidrográfica de Minas Gerais. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.33, n.6, p.1544-1553, nov./dez., 2009.   MONCERATT, A.E. & PINTO, S.A.F. Caracterização e adequação do uso da terra utilizando técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 8, 1996, Salvador. Atas... Salvador: Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais-INPE / Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto-SELPER, 1996, CD-ROM.  RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K.J. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. 3.ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1995. 313 p. CORSEUIL W.C, CAMPOS S. Análise de adequação do uso das terras por meio de técnicas de geoprocessamento e de análise de multicritérios Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, Brasil, 21-26 abril 2007, INPE, p. 2471-2478. 19/09/2018 João Paulo Gonçalves

Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras Muito obrigado 19/09/2018 João Paulo Gonçalves