Engenharia Genética DRA. CRISTIANE SUELY MELO DE CARVALHO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOTECNOLOGIA CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
Advertisements

Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Genética no contexto histórico
Vetores de entrada para clonagem gênica Os plasmídios devem possuir uma região designada origem de replicação (ORI), que é essencial para a sua replicação.
Transformação de Plantas Por Quê ?
Resistência de Bactérias a Antibióticos
E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA.
Engenharia genética. A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 27. Vírus.
Introdução a Enzimas Industriais.  Enzimas ◦ Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas.
A genética e os genes. Genética? Biotecnologia? Biologia molecular? Engenharia genética? Transgênicos? Projeto Genoma Humano? Terapia gênica? Clonagem?
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
RESISTÊNCIA BACTERIANA. O QUE É RESISTÊNCIA BACTERIANA? o Resistência Bacteriana é uma situação na qual um agente antimicrobiano não consegue mais destruir.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Licenciatura em Engenharia Biomédica 2008/2009.
Vírus Profª Cinthia Costa
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Thamilis J. Menezes.  GENÔMICA NOVOS CONCEITOS MARCADOR MOLECULAR CHIP DE SNP SELEÇÃO GENÔMICA VIÁVEL EFICAZ PRODUÇÃO Melhoramento Genético.
Profa. Danielle Galvão CTPM-Betim - BIOLOGIA Capítulos 15 e 16.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.
Genética: Prof. Me. Gilcele berber
Cultura de Tecidos Vegetais
BIOTECNOLOGIA.
António, Camilo Bruno1, Militão, Elias Amadeu2 e Buchir, Joelma Leao3
Introdução à BIOLOGIA Prof. Leandro Melo.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
UBAIII Biologia Molecular (MIMD) Biologia Molecular (LCB)
CLONE População de células geneticamente idências
Engenharia Genética.
ENGENHARIA GENÉTICA.
Biotecnologia.
Correção das atividades
UBAIII Biologia Molecular (MIMD) Biologia Molecular (LCB)
TRANSFORMAÇÃO POR Agrobacterium
Prof. Andréa E. M. Stinghen
Regulação Gênica em Eucariotos
Professor: Guilherme Vieira
BIOTECNOLOGIA MODERNA
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Diferenciação celular Maria Armanda Vieira Dias
Determinado gene de interesse
Ciências da Natureza Juçara Bio C
Estrutura e Nomenclatura dos Cromossomos
REPRODUÇÃO ASSEXUADA QUE ESTRATÉGIAS?.
Biotecnologia Prof:Adauto galiza.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Biotecnologia PROF MARCELLO LASNEAUX AULAS: lasneauxcursos.com.br
Biossegurança e Organismo Geneticamente Modificado (OGM) Rosângela Batista de Vasconcelos.
Vacina Genômicas Discente: Cristian Fabiano, Gabriel A. Costa, Gabriel Cornetta, Isadora Santos, Jonathan Almeida, Paloma Yuki.
Replicação do DNA Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Agradecimentos:
ESTUDO DA VIDA BIOLOGIA.
GENÉTICA MICROBIANA.
Introdução à Biologia Molecular
Aplicações do cultivo de células animais
Introdução à Microbiologia Propriedades Gerais dos Vírus
EPIGENÉTICA.
SERES VIVOS.
Células tronco, clonagem e transgênico.
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Biologia Celular.
Professora: Naillin Ruiz
O PROJETO GENOMA HUMANO. O que foi o projeto genoma Humano.
Genética Curso Medicina Veterinária Prof(a): Betânia Glória Campos M. Veterinária – Doutora Produção Animal UFMG Patos de Minas, 2019 Aula 2 – Introdução.
Biotecnologia.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
Professor: Cleuner Freitas BACHARELADO EM FARMACIA DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA Acadêmicos: Lindomar Elias de Sousa José Raimundo Cunha de.
Transcrição da apresentação:

Engenharia Genética DRA. CRISTIANE SUELY MELO DE CARVALHO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOTECNOLOGIA CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O que é engenharia genética  2  Constitui um conjunto de técnicas de análises moleculares que permitem estudos de caracterização, expressão e modificação do material genético (DNA e RNA) dos seres vivos.

SINÔNIMOS  Manipulação genética,  Clonagem de genes  Tecnologia do DNA recombinante  Modificação genética  Nova genética 3

FINALIDADES  Investigação básica - função e estrutura dos genes  Produção de proteínas  Produção de plantas e animais transgénicos  Diagnóstico e tratamento médico 4

Perspectiva histórica  Gregor Mendel inicia a “Era da Genética” com os estudos das características da descendência na ervilheira;  Thomas Hunt Morgan demonstra que os genes estão localizados nos cromossomas (Prémio Nobel da Medicina em 1933);  Karl Ereky, um engenheiro húngaro, usa pela primeira vez o termo Biotecnologia;  George Beadle e Edward Tatum demonstram que um gene produz uma proteína (Prémio Nobel da Medicina em 1958); 5

6  Har Khorana, Robert Holley e Marshall Nirenberg decifram o mecanismo que permite ao DNA ser traduzido em proteínas (Prémio Nobel em 1968).  1967 – Isolamento da enzima DNA ligase: esta enzima permite ligar dois fragmentos de DNA  Descoberta das enzimas de restrição por Herbert Boyer (isolou a enzima EcoRI de Escherichia coli).  Início da tecnologia do DNA recombinante. Paul Berg recombina DNA do vírus SV40 com DNA de Escherichia coli (Berg partilha o Prémio da Química com Water Gilbert e Fred Sanger em 1980) James Watson e Francis Crick propõem a dupla hélice como estrutura para a molécula de DNA (Prémio Nobel da Medicina em 1962, que partilham com Maurice Wilkins).

7  Walter Gilbert e Allan Maxam em Harvard e Fred Sanger em Cambrige desenvolvem paralelamente duas técnicas que permitem determinar a sequência exata de bases que fazem um gene (Sanger recebeu o Prémio Nobel em 1980, juntamente com Paul Berg).  Clonagem do primeiro gene humano  A bactéria E. coli é usada para produzir insulina na forma humana pelos cientistas da Genentech Stanley Cohen e Herbert Boyer fazem a primeira experiência de Engenharia Genética aplicada a um microrganismo, a bactéria Escherichia coli. Este foi considerado o primeiro organismo geneticamente modificado (OGM).

8  Primeira planta transgénica: uma variedade de tabaco em que um grupo de investigadores, na Bélgica, introduziu os genes de resistência ao antibiótico canamicina.  A Genentech torna-se na primeira empresa de Biotecnologia a lançar o seu próprio produto biofarmacêutico: a ProTropin uma hormona de crescimento para crianças com deficiências na hormona de crescimento.  Produção da primeira planta com gene de resistência a inseto A insulina humana, a Humulin, torna-se no primeiro medicamento geneticamente modificado aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), nos EUA. Cerca de 5% dos diabéticos eram alérgicos à insulina de porco, anteriormente utilizada.

9  Surge a primeira planta tolerante a um herbicida total  Primeiro cereal transgénico: o milho  Início do Projeto de sequenciamento do Genoma Humano  Primeira ovelha transgénica (Tracey). Contém nserido um gene humano que lhe permite secretar no leite o inibidor da alfa-1 proteinase humana, uma glicoproteína importante no tratamento do enfisema pulmonar.  Primeira utilização de terapia génica para tratar umpaciente humano A Reação em cadeia da polimerase (Polymerase Chain Reaction, PCR) é concebida por Kary Mullis (Prémio Nobel da Química em 1993).

10  Pela primeira vez ocorre uma autorização (da FDA - EUA) para a cultura comercial de um alimento geneticamente modificado: o Flavr Savr (Calgen). Um tomate de vida prolongada com amadurecimento tardio, por evitar a produção de uma enzima envolvida no processo de senescência.  Nascimento do primeiro mamífero clonado a partir de células adultas: a ovelha Dolly.  Primeira planta transgénica com gene humano: o tabaco produtor de proteína c humana, uma enzima (protease) que desempenha um papel crítico no mecanismo anti-coagulação naturalmente presente nas células Aprovação (EUA) de uma hormona de crescimento bovina que aumenta a produção leiteira

11  Sequenciamento do genoma de Drosophila, a mosquinha da fruta.  Sequenciamento do genoma humano parcialmente completa  A área total plantada com plantas transgénicas no mundo inteiro é de 44,2 milhões de hectares (quatro vezes a área de Portugal).  Sequenciamento completa do genoma humano. Para grande surpresa da comunidade científica, só tem cerca de genes, muitos menos do que o arroz (45 000) ou o milho (50 000) Construção do primeiro cromossomo humano artificial, que potencialmente pode vir a ser utilizado na terapia génica

Engenharia genética MELHORAMENTO TRADICIONAL 12 MELHORAMENTO ATRAVÉS DA ENGENHARIA GENÉTICA

Engenharia Genética  Não se limita a organismos de uma mesma espécie;  A compatibilidade sexual torna-se irrelevante;  Permite modificações em uma única geração, o que antes levaria dezenas ou centenas de gerações 13

FERRAMENTAS plasmídeos (vetores) 14 Enzima de restrição DNA bactéria Doadores de DNA

Ferramentas Plasmídeos  Moléculas de DNA circulares que se replicam independentemente do cromossomo 15

PLASMÍDIOS E VETOR DE CLONAGEM 16 ocorrem naturalmente em algumas bactérias; são moléculas de DNA dupla fita e circular; muitas vezes carregam genes para resistência a antibióticos; replicação independente da replicação cromossômica (apresentam uma origem de replicação independente).

Plasmídeos  os plasmídeos possuem genes para a própria replicação, independentemente do “cromossomo” bacteriano;  não são essenciais para a sobrevivência da célula, em condições ambientais normais, podendo ser perdidos sem causar a morte celular. 17

Plasmídeos  eles podem conferir, propriedades essenciais à sobrevivência da bactéria  A sua replicação independente está associada a: - Origem de replicação - Genes de resistência aos antibióticos - devem apresentar múltiplos sítios de clonagem (polilinker) 18

Plasmídeos  Na Engenharia Genética, os plasmídeos são utilizados como vetores de clonagem, transportando genes, ou fragmentos de um DNA a ser clonado para dentro da célula hospedeira.  Os plasmídeos podem ser modificados para carregar novos genes.  O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma.  Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. 19

Plasmídeos  A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse.  Outro uso importante é a produção de grandes quantidades de proteínas.  Neste caso, cultiva-se as bactérias que contém plasmídeos, onde são inseridos os genes que codificam a proteína que se pretende produzir.  Os plasmídeos também são vetores de clonagem.  Para isso, eles são modificados para incorporar genes com as características desejadas. 20

Plasmídeo 21 Origem de replicação Genes para resistência a antibióticos Permite que a célula hospedeira cresça em meio seletivo Múltiplos sítios de clonagem Permite a inserção de DNA exógeno

Primeiro plasmídeo artificial  pBR322  Tem sido um dos mais utilizados vetores de clonagem em E.coli.  Ele foi construído em 1977 e seu nome deriva de:  p (plasmídeo)  BR - Bolivar e Rodrigues, pesquisadores mexicanos, que o construiu 22

Primeiro plasmídeo artificial  possui 4361 pares de bases  origem de replicação (ori)  apresenta o gene amp R, que codifica a proteína de resistência a ampicilina e o gene tet R, que codifica a proteína de resistência à tetraciclina. 23

24

Enzimas de Restrição  São encontradas nas bactérias e são utilizadas para cortar o DNA exógeno que possa penetrar em seu citoplasma  Reconhecem e cortam o DNA em pontos específicos  geralmente em sequências e 4 a 8 pares de bases, chamados palíndromos 25

26

27 Nomenclatura Nome específico do organismo: 1a letra o gênero + 2 letras espécie = 3 letras próximo letra da identificação da cepa numeral romano indica ordem de identificação Escherichia coli = Eco R I Haemophilus influenza = Hin d III EcoR I Escherichia gênero espécie coli cepa RY 13 Ordem de descoberta 1º enzima a ser descoberta nesta bactéria

28 A descoberta das enzimas de restrição revolucionou a biologia molecular, pois possibilitou montar moléculas de DNA recombinantes e manipulá-las com extrema precisão.

Enzimas de Restrição: Tipos de Cortes  Clivagem no eixo de simetria – Corte abrupto (moléculas com extremidades abruptas) 29

Enzimas de Restrição: Tipos de Cortes  Clivagem simétricamente situada ao redor do eixo de simetria - Moléculas com extremidades coesivas 30

31 Clivagem Extremidades coesivas

32 OUTROS TIPOS DE ENZIMAS DE RESTRIÇÃO