ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Consumo – Renda Permanente Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia Cap. 16 BL e Cap. 14 Froyen.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
CONCEITOS E HISTÓRICO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.
Economia Monetária II 15ª aula
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Conceitos Macroeconômicos
Elaboração de um projeto de pesquisa
Teoria Geral da Administração
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Economia Aula 09 a
Estratégia Mercadológica
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Capítulo 1 Aspectos preliminares
Metodologia do Ensino de Física I
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Definições de Economia
Iniquidade social, injustiça social e vulnerabilidade social: introdução Regina C Fiorati.
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
Sistemas de Informação EM MARKETING
Principais características do modo de produção capitalista
Administração de Serviços mestranda Ana Paula Cossmann
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Seminário “Desafios para a reindustrialização nacional”
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
Aspectos introdutórios 1ª Parte
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Comportamento do Consumidor
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Profa. Lérida Malagueta
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Aspectos Preliminares
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Noções básicas do mercado
Disciplina: Economia Internacional
MACROECONOMIA Aula 2- MODELO CLÁSSICO: Evolução do Pensamento, Concepções do Modelo e Oferta Agregada.
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
TÉCNICO EM LOGÍSTICA ALEXANDRE RIBEIRO ROSA 2015
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Economia Monetária II 18ª aula
Marketing Internacional
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Teoria da produção PROF: RICARDO CHAVEIRO ALVES. A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO PARA UM PRODUTO OU SERVIÇO  A função de produção é uma relação puramente técnica.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018

Referência:

Conceitos Fundamentais: Qual o motivo para estudar Economia?

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Diversas visões: Visão geral: Atividade Econômica ≠ Condições Econômicas; Trata da vida das pessoas?; Visão Neoclássica: “A ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos que têm usos alternativos” (Robbins, 1932) Estudo da escolha racional; O que define é a abordagem teórica e não o objeto de estudo.

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Relação com o dinheiro; Deriva uma grande área da Economia → Economia Financeira: ↓ Indústria Financeira → Não equivale à Economia ↓ Pequena parte dela Maneira mais comum de se obter dinheiro: Emprego! Para compreender melhor, devemos ter informações, sobre: Qualificações; Inovações tecnológicas; Comércio internacional.

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Salários e condições de trabalho → afetados por decisões políticas ↓ No Brasil a atual Reforma Trabalhista é um bom exemplo disso! ↓ As guerras civis também podem afetar relações de trabalho nos países destinos dos refugiados. Transferências de Dinheiro: Pode se dá de forma individual ou coletiva, por meio de dinheiro ou bens. No âmbito familiar ou ciclo de amizade; Doações voluntárias a desconhecidos. Transferências governamentais: Subsídio aos pobres → Benefícios; Auxílio a grupos considerados vulneráveis...→ Estado de bem-estar social → Progressividade dos T

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Portanto, o emprego ou as transferências lhe dão acesso aos recursos ↓ CONSUMO ↓ BENS → Satisfação de necessidades básicas (alimentos, ↓ ↓ roupas, etc.) SERVIÇOS Necessidades mentais “superiores” (livros, ↓ computadores, etc.) (Viagem de ônibus, corte de cabelo, etc.) Então, o consumo, que corresponde a boa parte dos estudos de Economia, corresponde a como as pessoas alocam dinheiro entre diferentes tipos de bens e serviços. Como fazem suas escolhas? O que as influenciam? Como avaliam as empresas?...

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Como bens e serviços chegam ao consumidor? Em ultima instância, precisam ser produzidos. Trabalho ↔ Capital ↓ ↓ Homens Máquinas É importante destacar que existem fatores de ordem prática que necessitam ser observados no que tange à produção de bens e serviços: Como a fábrica se organiza fisicamente? Como se controla trabalhadores ou se relaciona com sindicatos? Como melhorar as tecnologias utilizadas? Isso tudo tem sido apontado como poderosas causas de mudanças sociais ao longo da história → Revolução Industrial.

Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? O tema dos estudos econômicos deveria ser a economia — a qual envolve dinheiro, trabalho, tecnologia, comércio internacional, impostos e outras coisas relativas às formas como produzimos bens e serviços, distribuímos os rendimentos gerados nesse processo e consumimos as coisas assim produzidas — em vez de “a vida, o universo e tudo mais” (ou “quase tudo”), como pensam muitos economistas. Logo, a melhor definição de estudos econômicos é aquela em que se tem a melhor explicação possível de vários fenômenos econômicos, e não uma “prova” constante de que uma determinada teoria econômica pode explicar não apenas a economia, mas “tudo”.