ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Advertisements

PLATÃO.
PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
História da Reflexão sobre a Natureza
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
A importância de Fóruns sobre o Patrimônio
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
As Origens Da Filosofia
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA.
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Lógica aristotélica.
Aristóteles.
Parte 1 O conhecimento científico
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
Platão e Aristóteles CURSINHO POPULAR CAMBUÍ- PROFESSOR DENIS R. SILVA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Introdução aos estudos Históricos
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
Prof. Francisco Porfírio
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Estética: Introdução Conceitual
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
ESTÉTICA 1.
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
DIALÉTICA Filosofia Antiga Filosofia Moderna Platão Aristóteles KantHegelMarx e Engels Heráclito Idealismo clássico alemão 530 a 428 a.C
Introdução à Estética.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Introdução aos estudos Históricos
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
UNIDADE 3 A filosofia na história
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Módulo 1 Capítulo 4.
Aula: Renascimento e Modernidade
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Professor: Raniere Marques LITERATURA-ENEM:  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos,
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA AULÃO ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA Prof. Esp. Carlos Eduardo Sousa da Fonseca Prof. Esp.Hiago de Paiva Cardoso

Surgimento da Filosofia Cosmologia= lógica/elementos da natureza x Cosmogonia= mito/deuses

PRÉ SOCRÁTICOS HERÁCLITO TALES DE MILETO PARMÊNIDES

Pré socráticos Tales de Mileto (624 a.C.-548 a.C.): nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, Tales acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas. Heráclito de Éfeso (540 a.C.-476 a.C.): considerado o “Pai da Dialética”, Heráclito nasceu em Éfeso e explorou a ideia do devir (fluidez das coisas). Para ele, o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo. Parmênides de Eléia (530 a.C.-460 a.C.): discípulo de Xenófanes, Parmênides nasceu em Eléia. Focou nos conceitos de “aletheia” e “doxa”, donde o primeiro significa a luz da verdade e o segundo, é relativo à opinião.

(ENEM 2016) Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne. HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado). Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se? PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das investigações do pensamento sistemático. preocupações do período mitológico. discussões de base ontológica. habilidades da retórica sofística. verdades do mundo sensível.

PLATÃO CONHECIMENTO SENSÍVEL= SENTIDOS (ENGANO) (MITO DA CAVERNA) CONHECIMENTO INTELIGÍVEL= PENSAMENTO/MUNDO DAS IDEIAS (CONHECIMENTO REAL) ARISTÓTELES MATERIAL= SENTIDO+RAZÃO

(ENEM 2016) No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual homem descobre a: suspensão do juízo como reveladora da verdade. realidade inteligível por meio do método dialético. salvação da condição mortal pelo poder de Deus. essência das coisas sensíveis no intelecto divino. ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade

RACIONALISMO “Penso, logo existo”

SEBASTIÃO SALGADO

Frans krajcberg

VIK MUNIZ

H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.  Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter- relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.