Seminários Integrados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Profa. Therezinha Conde
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
Dermeval Saviani. Dermeval Saviani (Santo Antônio de Posse, 25 de dezembro de 1943) é um filósofo e pedagogo brasileiro. Nasceu em Santo Antônio de Posse.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Pré-socráticos.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak

Tema 3 minecraft JOGO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E COLABORATIVA (#ecoimooc5,#ecoimooc5t3,#artefacto2) UC Educação Aberta a Distância Elisabete.
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Apostila de Práticas Investigativas
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PÓS-COLONIALISMO.
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Projeto Pedagógico da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH): compromisso com a formação humana e com a educação em suas interfaces com.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O Projeto “João da Silva”
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Proposta de Temas para o Desenvolvimento do PID
Imersivas e Interativas
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Formação inicial docente e as tecnologias educacionais: preparação para a inovação tecnológica e a atuação na educação a distância Mariane Regina Kraviski.
Realidade e Senso Comum
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Tutorial de acesso às aulas de reforço
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
Grandes Desafios da Informática
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Centro Universitário Internacional Uninter
Aprendizagens Contextualizadas no Território
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
CIÊNCIAS DA NATUREZA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Introdução à História.
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
III SEMANA DE EDUCAÇÃO POR UMA ESCOLA PARA TODOS: UTOPIAS E POSSIBILIDADES Logo da instituição dos autores Título: subtítulo (Use fonte “Arial” e tamanho.
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
A divisão da história geral
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Seminários Integrados Aula 2 Prof. Sérgio Giacomo

Objetivos Formação Geral (I) Compreender conteúdos relacionados à arte, cultura e filosofia; Identificar os avanços tecnológicos e suas consequências; Definir Democracia, Ética e Cidadania.

Diversidade Cultural: Formação Geral (I) Cultura Toda forma de intervenção (exclusivamente) humana na natureza. É transmitida de geração em geração, sendo múltipla e variável: no tempo, no espaço, nas sociedades... Diversidade Cultural: Relativistas ou Universalistas!? Para Boaventura de Sousa Santos: Multiculturalismo!

Arte Formação Geral (I) Forma criativa de como a humanidade expressa emoções, histórias, cultura... A História da Arte Antiguidade – Idade Media Idade Moderna – Idade Contemporânea

Formação Geral (I) Pré-história Pintura Rupestre

Formação Geral (I) Idade Antiga Arquitetura Romana

Formação Geral (I) Idade Média Arquitetura Gótica

Formação Geral (I) Idade Moderna Pintura Barroca

Pintura Expressionista Formação Geral (I) Idade Contemporânea Pintura Expressionista

Filosofia Formação Geral (I) Da água de Tales de Mileto (623 a.C.) a democracia deliberativa de Jüngen Habermas (1929)... ...passando pelo Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder (1952)!

Filosofia Formação Geral (I) “A filosofia nasceu para tratar de temas concretos, do cotidiano... O objetivo [do filósofo] é tirar a filosofia de sua torre e acabar com a ideia de que ela é só para filósofos profissionais!” (Luiz Felipe Pondé)

Ciência, Tecnologia e Inovação Formação Geral (I) Ciência, Tecnologia e Inovação Buscando um caminho para entender este processo: Aestesis Mneme Empeiria Tecne Episteme

O maior inimigo do conhecimento científico é o senso comum! Formação Geral (I) Ciência O maior inimigo do conhecimento científico é o senso comum!

Teoria deskill ou competência artesanal? Formação Geral (I) Tecnologia “Tecnologia é a aplicação do conhecimento organizado no auxílio à solução de problemas em nossa sociedade...” Teoria deskill ou competência artesanal?

Democracia Formação Geral (I) Da ágora à realidade brasileira: com tanta “crise política”, vivemos em uma democracia? A questão ética...

Democracia Formação Geral (I) Da ágora à realidade brasileira: com tanta “crise institucional”, vivemos em uma democracia? A questão da cidadania...

A questão da alteridade x desigualdade... Formação Geral (I) Democracia Da ágora à realidade brasileira: com tanta “crise social”, vivemos em uma democracia? A questão da alteridade x desigualdade...

Título do tema da aula Antonio Sergio Giacomo Macedo Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), com habilitação também em História e Psicologia; mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001); doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Defendido em 2006, mas interrompido). Atualmente, professor da Universidade Estácio de Sá, na formação de professores dos Cursos de Pedagogia, História, Letras e Matemática, bem como em disciplinas eletivas para diversos Cursos. Tutor nos Cursos de Qualificação Profissional (PIQ), oferecidos aos docentes da instituição. Experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação; dedicando-se atualmente à pesquisa acerca das relações entre Tecnologia e Educação. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2947180616055215

Obrigado!