Cenário Atual do Resseguro de Vida no Brasil

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Transcrição da apresentação:

Cenário Atual do Resseguro de Vida no Brasil

ÍNDICE O Cenário atual e Tendências da Indústria de seguros de vida O Mercado Brasileiro de Seguros de Vida e Previdência Produtos atuais de Vida e Previdência Novos produtos e soluções para o futuro O papel do Ressegurador no Cenário Atual 2 2

O cenário atual – No mundo O seguro de Vida retomou seu crescimento no mundo? Mudou o foco e a estratégia do players Alguns fatos que mudaram o cenário mundial: AIG, os “holandeses/países baixos”, no Reino Unido EEUU – “social security” e sistema de saúde: mudanças drásticas ou suaves? Mais controle, solvência II, ERM, gerência de risco, custo de capital. Uma possível nova “bolha” e suas conseqüências no mundo. Entretanto a população continua a envelhecer com mais qualidade e mais longevidade 3 3

Cenário atual – Brasil Continua o ritmo de crescimento no seguros de vida e previdência “Nada de novo no front ocidental” Estabilidade política e econômica a vista Aumento oferta de crédito VS capacidade de crédito do consumidor Um pouco de inflação de novo? Entretanto a população continua a envelhecer com mais qualidade e mais longevidade 4 4

Algumas tendências no mundo com relação ao seguro de vida A tendência mundial Podem gerar reflexos no Brasil? “Unit links” é uma tendência geral? Consolidações dos grupos com reforço de marcas fortes Busca pela distribuição Mais M&A para ganhar escala Novos participantes – ainda não estão no Brasil alguns grandes grupos Cada vez mais diversificar geograficamente é importante. 5 5

O Mercado de Resseguros Mercado Total Concentração de Mercado USD ~180 bn, -- Vida : ~ 63 bn 5 Maiores : > 70 % market share Não Vida Vida Slide 54 Now what is the real value of our strong franchise and our focused strategy: One word: our portfolio is very ROBUST. The financial crisis was an excellent benchmark to demonstrate the resilience of SGL’s business model: Our EV continued to grow in 2008 to € 1.7 billion (to the opposite of all our competitors). The EEV operating profit 2008 was strong too with a figure of €182mio. The value of new business of €48 mio also testifies the dynamism of our teams and the strength of our franchise. We also felt the impact of the financial turmoil but far less than our peers (still EV earnings of €63mio). Why are we different/better than our peers: LOB’s structure: 1) a much bigger traditional mortality-based book (52% + 19% = 71%) almost ¾ of our portfolio. 2) Good performance of our specialties (CI ; LTC ; PA and disability). 3) Very little “Saving products (= 4 % annuities in the US)  no GMDB ; no VA ! Geographical portfolio: stronger presence in Continental European countries which are less price-competitive than the US + UK markets. I now handover to Frieder who will present to you the most pertinent key figures of our portfolio.

Mercado América Latina de Resseguros Vida Cessão Mex Col 5 % 4 % 3 % Ch ? 2 % Ar Br 1 % 300 400 100 200 Prêmios Resseguros M $ US

Mercado de Vida e Previdência 2010/2009 Mercado Vida e Previdência 2009 Linhas De Produtos Janeiro a Junho 2.010 Janeiro a Junho 2.009 2010 / 2009   R$ Milhões % Vida em Grupo 5.012,6 4.517,4 11,0 Vida Individual 904,8 788,5 14,7 “Credit Life” 1.569,0 1.277,0 22,9 Total 7.486,5 6.583,0 13,7 VGBL 15.598,0 12.762,8 22,2 PGBL 4.084,0 3.804,0 7,4 Trad 155,8 152,0 2,5 19.837,9 16.718,9 18,7 Total Mercado 27.324,4 23.301,9 17,3 8 8 8 8

Previdência Forte Evolução da Receita de previdência 9 9

Os impressionantes volumes de novas contribuições Crescimentos constantes há muitos anos Forte crescimento da economia permite prever maior captação de prêmios Entretanto a penetração é baixa: 1,5% Brasil tem 1% de “share” na indústria de Vida do mundo Contribuições de fundos fechados e outros setores da economia. 10 10

Algumas tendências no Brasil com relação ao seguro de vida Ainda mais concentração Inovação em produtos Seguros individuais Busca pela distribuição Resseguradores cada vez mais participantes Novo cenários futuros de rentabilidade e juros 11 11

C/ BENEFICIO FISCAL (*) S/ BENEFICIO FISCAL (S/ IR) Produtos disponíveis no Mercado de Seguros para Aposentadoria e/ou proteção de longo prazo - benefícios fiscais PRODUTOS ATUAIS   C/ BENEFICIO FISCAL (*) S/ BENEFICIO FISCAL S/ BENEFICIO FISCAL (S/ IR) PGBL VGBL Produtos PAGP VAGP Voltados para PRGP VRGP Acumulação PRSA VRSA PRI VRI Beneficio/ Renda por Invalidez Pecúlio Morte Previdência Pensão por morte Pecúlio Invalidez Seguros de Vida (*) Inclusive Renuncia Fiscal (Regime Regressivo) Termo Dotal Universal Vida Inteira Acidentes Doenças Graves Renda Aleatória 12 12

São estes produtos suficientes para o consumidor? Fator previdenciário veio para ficar Busca por retorno Percepção de risco de crédito Percepção de custos de Asset Management Proteção de Riscos Imediatos Proteção de Riscos Futuros 13 13

Possíveis mudanças na seguridade social Segundo pilar pode ser implantado Novos riscos podem ser adicionados a Seguridade Social - dependência longo prazo Mais incentivos e mais deferimento Saúde esta incluída na seguridade social Fator previdenciário veio para ficar ? Paternalismo vs pragmatismo 14 14

Já existe um movimento para ampliar os produtos incentivados De forma institucional V/PGBL Educação V/PGBL Saúde Ou de forma voluntária pelas seguradoras Melhor oferta de retorno Incorporação de eventos de risco associados a longevidade e sobrevivência 15 15

Como os resseguradores podem apoiar o desenvolvimento de novos produtos para proteção de longo prazo Com soluções de produtos inovadores e adequados à poupança de longo prazo e longevidade: Dependência de Longo Prazo Com soluções de risco: “annuities”, renda vitalícia Com soluções de capacidade: carteiras de benefícios atuais e futuras, solvência etc... Com soluções de serviços: TeleUnderwriting, Direct Marketing, etc.. 16 16

O progresso de uma forte revolução demográfica X 3 50 Milhões em 2050 População jovem que passa a integrar a força de trabalho Incremento da população em envelhecimento -- Forte Crescimento do Mercado -- Capacidades de financiamento Fonte: IBGE 17 17

Um exemplo de produto inovador- O ressegurador como apoio na pesquisa no desenvolvimento de um produto Dependência de Longo Prazo: Adotado por vários países Através da seguridade Social ou Incitativa privada ou ambas Um produto tangível Uma adição real de valor ao futuro aposentado Serviços adicionados 18 18

Dependência de Longo Prazo: um problema comum em países desenvolvidos Inevitável envelhecimento da população: um índice crescente de pessoas acima de 65 anos de idade… Percentual da população acima dos 65 anos de idade 10% 15% 20% 25% 30% 5% Itália Espanha Alemanha França EUA Brasil Fonte: EUROSTAT, DREES-OFCE and U.S. Bureau of the Census, current Population Reports 2000 2010 2020 2030 … levando ao aumento do número de pessoas dependentes 19 19

Sugestões para o Mercado Brasileiro - LTC Simplicidade do produto: independente, risco puro, benefício em dinheiro, seleção médica simplificada Comunicação sobre LTC, (por exemplo: doença de Alzheimer) envelhecimento da população é o principal gerador de sucesso Sistema público e/ou produtos de grupo, podem ser o primeiro passo para aumentar a conscientização da população sobre o problema de dependência de longo prazo A rede de bancassurance é bem-sucedida, uma vez que o LTC é o melhor meio de proteger os bens dos idosos O apoio familiar está cada vez menos freqüente nos países desenvolvidos: Grande necessidade de redes de assistência profissional para os idosos 20 20

Mais valores adicionados pelas Resseguradoras Serviços de: UW e Tele-Underwriting nos processos de venda de produtos de risco. Serviços de: TM/DM na complementação dos produtos de longo prazo . O exemplo da ReMark no Brasil Mecanismos utilizados em Mercados de Anuidades mais avançados 21 21

O Mercado Global de Resseguros Tendências para o futuro Desafios para os Resseguradores de Vida Forte proposta de serviços agregados Desenho de produtos “sob medida” UW mais sofisticado Presença local –Entender as necessidades Provedor de Capital Margem de solvência Riscos da longevidades Avançada capacidade para Pesquisas e Estudos Propor soluções globais integradas Solvency II: capital adicional Crescimento dos mercados emergentes. O envelhecimento das populações:Novas necessidades de cobertura -produtos de cuidado de longo prazo Enormes deficits públicos : O setor privado deve suprir este “gap” “Desafio dos custos”: Otimizar processos; Desenvolvimento da distribuição direta

Dependência de longo prazo / LTC ‘’ Teleunderwriting ‘’ Desafios no Brasil para os Resseguradores de Vida Crescente esperança de vida Aumento da base de segurados Novas necessidades de proteção Financiamento do crescimento do mercado Distribuição e processos Dependência de longo prazo / LTC P&D Definição do Produto Marketing do produto Controlar os riscos Novos produtos: doenças graves, os risco preferenciais A avaliação de riscos e maior u / w conhecimento Treinamento Soluções para Capital Teleunderwriting O marketing direto ‘’ Teleunderwriting ‘’ P&D Melhora a satisfação do cliente ‘‘Entrega ‘‘  mais rápida Aumento da taxa de conversão Redução do ‘‘não‘‘ Melhoraria do ‘‘sim’’ Reduzir litígios 23 23

Conclusões Os atuais produtos de formação de poupança de longo prazo para aposentadoria seguirão ainda por muitos anos. Os incentivos fiscais atuais e se expandidos, continuarão a ser atrativos para a poupança para aposentadoria. Os mecanismo de seguridade social serão expandidos, porem apoiados na previdência complementar. As seguradoras terão cada vez mais importância na formação da poupança de longo prazo e complementando a seguridade social. Os consumidores buscarão mais proteção e não somente acumulação. Os resseguradores serão cada vez mais atuantes e fornecedores de conhecimento, financiamento e inovação 24 24

Muito obrigado!!!!! ronkaufmann@scor.com Scor Global Life U.S. Reinsurance Company Escritório de Representação no Brasil Ltda. 25 25