GALILEU GALILEI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BC0101 AULA 6 (cont.) O PROBLEMA DA INDUÇÃO. PROBLEMA FILOSÓFICO DA INDUÇÃO PODE SER ASSIM FORMULADO: “QUAL É A JUSTIFICAÇÃO PARA A CRENÇA QUE O FUTURO.
Advertisements

Prof Carla Queiroz Curso: Psicologia.  – “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”  – “Pesquisa científica.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
1) Defina sequências numéricas.
Aqui vais aprender o que é um número primo.
Pré-socráticos.
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Estudando para o ENEM de forma invertida
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Aplicações aos osciladores harmónicos
FÍSICA.
Introdução: grandezas físicas e suas unidades.
EPISTEMOLOGIA MODERNA
Sistemas de Controlo: Realimentação
Retirado de: O novo mundo de Galileu
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
ESTATÍSTICA AULA 07 PROBABILIDADE – Unidade 5 Conceitos básicos
Progressão Aritmética Prof. Alisson Ferreira
Apostila de Práticas Investigativas
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
Relatividade de Galileu
Pesquisa em Psicologia
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
Movimento retilíneo de queda livre
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Pesquisa científica Marcelo Correa.
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Estudando para o Enem de forma invertida
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Radiação , Condução e Convecção
Métodos Numéricos de Determinação de Raízes: Bisseção, Secante e Newton-Raphson Professor.: Heron Jr.
Intersecção e Reunião de Intervalos
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
Apresentação.
Estatística Descritiva
Estrutura de Repetição
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Metodologia Científica
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
EPICURO E A FUNDACAO do JARDIM
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
PROGRESSÃO ARITMÉTICA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS (Aula 6)
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Introdução ao estudo da Química
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Conversão de Energia (Teorema do Trabalho – Energia Cinética)
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Título do Projeto Científico
Modêlos Atômicos.
Pesquisa científica Marcelo Correa.
A Fenomenologia de Husserl
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
História da Psicologia
Metodologia de Pesquisa
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
...semana que vem: laboratório!
AS LEIS DE NEWTON O QUE É FORÇA ? FORÇA DE ATRITO UM POUCO DE HISTÓRIA
MATEMÁTICA.
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

GALILEU GALILEI

Retirado de: O novo mundo de Galileu Retirado de: O novo mundo de Galileu. Super interessante, São Paulo, ano 5, n.5, p. 73-77, maio 1985.

O método científico de Galileu. Por Milton Vargas O engenheiro Milton Vargas é professor de Metodologia da Pesquisa da Escola Politécnica da USP.

É no próprio centro do movimento renascentista, em que pintores e arquitetos confiam no que seus próprios olhos percebem, que Galileu Galilei propõe seu método experimental. Pois é nos discursos sobre duas novas ciências, escritos nos anos de reclusão, após ter sido condenado pela Inquisição, que surge mais nitidamente o método galileano, sob o qual se constrói a ciência moderna.

É o seguinte: premido pela necessidade de resolver um problema, quando ainda não tenho condições de chegar a uma solução analítica, baseio- me numa conjectura. Isto é, em algo ainda não necessariamente verdadeiro. Algo ideal, pois não necessariamente induzido de observação empírica e também não necessariamente evidente por si mesmo. Mas algo plausível, diante de tudo o que já se conhece, na época, sobre o fenômeno.

Por exemplo: é plausível, mas não evidente, que, na ausência de resistências de atrito ou do ar, os corpos caiam com velocidade uniformemente crescente com o tempo, independentemente de seu peso, tamanho e forma. A partir dessa conjectura, deduzo - preferencialmente com o emprego da Matemática - conclusões particulares.

Por exemplo: posso demonstrar matematicamente que, se os corpos caírem com velocidade uniformemente acelerada, sem sofrer resistência, os espaços percorridos em intervalos iguais de tempo estarão entre si como os números ímpares: 1, 3, 5, 7... Isto é, no primeiro segundo, caem de uma certa altura h; no segundo, 3h; no terceiro, 5h,etc.

Para verificar essa conclusão, faço uma experiência Para verificar essa conclusão, faço uma experiência. Mas não é uma qualquer; não é uma observação ocasional do fenômeno. É um experimento organizado e interpretado de acordo com a conjectura.

Por exemplo: armo um plano inclinado e sobre ele deixo rolar uma bola, em vez de deixá-la cair livremente. Com isso, elimino a resistência do ar. Por outro lado, a canaleta do plano inclinado é bem polida, e a bola é dura e lisa para eliminar o atrito. Divido as alturas do plano inclinado segundo os números primos: 1, 3, 5,... Deixo rolar a bola e, se os tempos para percorrer essas alturas são iguais, então a conjectura será verdadeira.

No experimento de Galileu, repetido várias vezes, assim se deu No experimento de Galileu, repetido várias vezes, assim se deu. Portanto, a conjectura é verdadeira: os corpos caem com velocidade uniformemente acelerada.

É esse o método galileano: o da verificação experimental de uma conjectura - a qual pode ser, inclusive, contrária a toda evidência e não precisa ser necessariamente induzida de fenômenos observados. Torna-se verdadeira se o experimento com ela concordar.

O método foi tão revolucionário que transformou a ciência em algo radicalmente novo. Antes dele, era evidente que a Terra estava parada e que ocupava um lugar privilegiado no Cosmo. Tudo que ele tentou demonstrar contrariava a evidência. Deveria, portanto, ser falso.

No entanto, ele estava certo No entanto, ele estava certo. Era uma razão nova que se instituíra no mundo, fazendo surgir uma nova verdade e, com essa, o mundo moderno.

Galileu, com seu método experimental, revela-nos que o mundo é muito maior do que imaginávamos. A partir da observação dos astros e estrelas, descobriu que havia muito mais coisas no mundo do que até então se supunha. Até então, como se acreditava em um mundo finito, o conhecimento, por estar limitado a este mundo, era também finito. Galileu inicia a percepção de um mundo infinito e consequentemente da infinitude do conhecimento. A modernidade ousa conhecer.

Créditos Referências: Revista super interessante. Ano 5. nº5. pp. 74-75. http://www.sxc.hu/photo Créditos Edson Silva