ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016.
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
FRAÇÕES.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Programa de Matemática do Ensino Básico
Desenho Técnico para Mecânica
Metodologia do Ensino de Matemática
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Tratamento da Informação Marina Biella
Avaliação Oratório São João Bosco
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
A ordenação: séries e sequências
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Espaço resevado para logo da Instituição/Universidade
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Atividades com bases de sistemas de numeração
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Pedagogia Uma abordagem didática do número Profª Sueli Fanizzi.
Contato: Professor: Sérgio Contato:
TÍTULO DO TRABALHO AQUI
Metodologia do Ensino de Matemática
estudando para o ENEM de forma invertida questão 61 de 1999
Distribuição de Freqüência
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Escalas de medidas aula 2
Laboratório de Aritmética
números inteiros e decimais
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
Tema Números..
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Espaço resevado para logo da Instituição/Universidade
ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM   ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Matemática. Pauta 2ª parte  Conhecendo o que sabemos  Intervenção para aprimorar saberes  Sistematização  Avaliação.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Representação Gráfica de dados
Educacional do Estado de Goiás
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Profª Maria Inmaculada Chao Cabanas
Dimensões Euclidianas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Espaço reservado para logo da Instituição/Universidade
Revisão dos Números.
Matemática Nome Data Ordenar números inteiros numa régua graduada
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA FORMADORES: Ana Cacilda Muliterno Wellington Lima Monica Dias Iran Rodrigues.
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
Revisão dos Números.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
Matemática Nome Data A Área
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
FORMATAÇÃO.
Ordenação por Comparação
TAMANHO MÁXIMO DO PÔSTER: 80 cm (largura) x 110 cm (altura).
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA MATEMÁTICA - 2º ANO DE ESCOLARIDADE

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Números e grandezas   Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) D01 Executar a contagem de um grupo de objetos/pessoas/animais D02 Reconhecer números ordinais D03 Corresponder números naturais à sua escrita por extenso D04 Identificar números naturais segundo critério de ordem D05 Reconhecer características do sistema de numeração decimal Composição e decomposição de números decimais D06 Identificar e composição ou decomposição de números decimais Identificação de regularidade de sequencias e determinação de elementos ausentes na sequência D07 Completar sequências de números naturais Comparação e ordenação de elementos de uma coleção D08 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração D09 Executar a adição e subtração com números naturais Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) D10 Utilizar números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração, na resolução de problemas

2 – Geometria T3 – Grandezas e medidas T4 – Tratamento da Informação TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES 2 – Geometria Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e características D12 Identificar representações de figuras tridimensionais Figuras geométricas planas: reconhecimento e características D13 Identificar representações de figuras bidimensionais Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência e indicação de mudanças de direção e sentido D14 Identificar a localização ou a movimentação de pessoas ou objetos em uma representação plana do espaço T3 – Grandezas e medidas Sistema Monetário Brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores D15 Identificar e corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro Medida de cumprimento de capacidade e de massa: unidades convencionais e não convencionais D16 Comparar ou ordenar o objeto/pessoa/animal por meio dos atributos de tamanho, cumprimento, espessura, altura e capacidade Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário e ordenação de datas D20 Utilizar medidas de tempo na resolução de problema T4 – Tratamento da Informação Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada em gráficos de colunas D21 Identificar informações a partir de dados dispostos em tabelas D22 Identificar dados apresentados por meio de gráficos

Medida de cumprimento de capacidade e de massa: unidades convencionais e não convencionais Comparar ou ordenar o objeto/pessoa/animal por meio dos atributos de tamanho, cumprimento, espessura, altura e capacidade

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração D09 Executar a adição e subtração com números naturais

Identificar dados apresentados por meio de gráficos Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada em gráficos de colunas D22 Identificar dados apresentados por meio de gráficos

Corresponder números naturais à sua escrita por extenso Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) D03 Corresponder números naturais à sua escrita por extenso

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e características D12 Identificar representações de figuras tridimensionais

Completar sequências de números naturais Identificação de regularidade de sequencias e determinação de elementos ausentes na sequência D07 Completar sequências de números naturais

Utilizar medidas de tempo na resolução de problema Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário e ordenação de datas D20 Utilizar medidas de tempo na resolução de problema

Executar a contagem de um grupo de objetos/pessoas/animais Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) D01 Executar a contagem de um grupo de objetos/pessoas/animais

Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência e indicação de mudanças de direção e sentido D14 Identificar a localização ou a movimentação de pessoas ou objetos em uma representação plana do espaço

Composição e decomposição de números decimais D06 Identificar e composição ou decomposição de números decimais

Comparação e ordenação de elementos de uma coleção D08 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e características D12 Identificar representações de figuras tridimensionais

Identificar números naturais segundo critério de ordem Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) D04 Identificar números naturais segundo critério de ordem

Identificar informações a partir de dados dispostos em tabelas Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada em gráficos de colunas D21 Identificar informações a partir de dados dispostos em tabelas

Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) D10 Utilizar números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração, na resolução de problemas

Figuras geométricas planas: reconhecimento e características D13 Identificar representações de figuras bidimensionais

(valor posicional e papel do zero) Reconhecer números ordinais Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) D02 Reconhecer números ordinais

Sistema Monetário Brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores Identificar e corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro

Identificar dados apresentados por meio de gráficos Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada em gráficos de colunas D22 Identificar dados apresentados por meio de gráficos

Composição e decomposição de números decimais D06 Identificar e composição ou decomposição de números decimais