PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTEGRANDO A VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR COM AS VIGILANCIAS EM SAÚDE NA REGIÃO DE SAÚDE DE ITABERABA, BAHIA. Mariana Cardoso Psicóloga Cerest de.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Seminário Nacional de Provimento e Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
8 ª 02 de junho de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 8 ª Reunião 02 de junho de 2014.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Planejamento 2017 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Enfª Rebeca Gusmão Soares
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Coordenação: Luciana Danielli
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Coordenação: Vani Kenski
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
Universidade Aberta do SUS
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Yaneisy Guerra González
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
Luciane Silveira Miranda de Lima
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO PARANÁ Áreas de atuação
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Identificação dos Pacientes em Tratamento de Glaucoma
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Realizar Formação Continuada
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Mônica Malacarne Stéla Piccin
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
COBERTURA VACINAL EM OEIRAS-PI: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO Aluno: Enos Campos Neto Tutor: Angelo Brito Rodrigues 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
Questionário sobre o Levantamento do Programa Mais Médicos na Bahia
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Panorama Epidemiológico

Objetivos Dar o suporte de que profissionais de saúde e gestores precisam para o enfrentamento das doenças ocasionadas pelo Aedes Possibilitar o planejamento e o acesso às informações necessárias para tomada de decisão no que diz respeito às ações integradas de vigilância e atenção básica, adequadas às realidades municipais Capacitação dos gestores e profissionais de saúde envolvidos na detecção, monitoramento e resposta no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes

Elaborar e implementar ferramentas de Educação à Distância (EAD) para Secretários Municipais de Saúde e profissionais de saúde para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes e suas consequências e para fortalecimento da integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica; Realizar atividade semipresencial em entomologia como dispositivo auto instrutivo para capacitar profissionais de saúde, com vistas a ampliar a capacidade de investigação de campo em todos os municípios brasileiros na identificação e resposta às emergências em saúde pública locais; Prestar apoio aos gestores e profissionais de saúde na elaboração e implementação de projetos de intervenção, de acordo com as realidades do município, a partir da capacitação de tutores que atuarão junto aos municípios em cada Região de Saúde, no apoio à aprendizagem nos cursos e à elaboração dos projetos; Apresentar experiências municipais exitosas em relação à elaboração dos projetos de intervenção.

(+ 30% Desistência= 553 Vagas) Oferta de Cursos: Parceiro Curso Participantes Quantitativo Quantidade Bahia IPADS Formação de Tutores Tutores 230 17 Vagas Integração AB/VS - EAD com tutoria Gestores 25 x 220 = 5.500 425 Vagas (+ 30% Desistência= 553 Vagas) Profissionais Nível Superior Profissionais Nível Médio PROEPI Vigilância em saúde - EAD Profissionais de saúde Aberto Livre Entomologia - EAD Entomologia - Semi Presencial Profissionais específicos 54 02 Vagas

Contratação de tutores para suporte aos gestores e profissionais de saúde durante os cursos e na elaboração e desenvolvimento dos projetos de intervenção para enfrentamento de forma integrada do Aedes e suas consequências Capacitação de tutores, gestores, profissionais de saúde e técnicos em entomologia, através de cursos à distância, semipresencial e auto instrutivos, nos temas “Vigilância em Saúde e Entomologia” e “Fortalecimento e Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica” Realização de mostra de experiências exitosas na formulação dos planos de intervenção

Capacitação de 230 tutores e 11 Capacitação de 230 tutores e 11.500 profissionais de saúde dos municípios Elaboração e desenvolvimento dos projetos de intervenção municipais de enfrentamento ao Aedes e suas consequências Equipes de saúde capacitadas com noções de epidemiologia básica e ações de vigilância em saúde, controle do Aedes, Investigação e resposta às emergências em saúde e integração das ações de vigilância e atenção básica no enfrentamento do Aedes Profissionais de saúde capacitados, à distância e semipresencial, com noções teóricas e práticas em Entomologia Aplicada à Saúde Pública Até 300 projetos de intervenção municipais de enfrentamento ao Aedes e suas consequências e de fortalecimento da integração de Vigilância em Saúde e Atenção Básica selecionados e apresentados

Andamento do Projeto Data Atividades 14/07/17 Seminário de mobilização e sensibilização de um gestor municipal por região de saúde – XXXIII Congresso CONASEMS 18/12/17 Contratação das empresas (IPADS e PROEPI) 31/01 e 01/02/18 Oficina de validação dos planos de trabalho das empresas 12 e 13/03/18 Oficina de alinhamento com os COSEMS Jun/18 Oferta do curso EAD auto instrutivo de Vigilância em Saúde Pública Oferta do curso EAD auto instrutivo de Entomologia Aplicada à Saúde Pública Jul/18 Oferta do curso semipresencial de Entomologia Prática Aplicada à Saúde Pública Jul e Ago/18 Oferta dos cursos de capacitação de tutores A partir de Set/18 Oferta dos cursos de integração VS/AB para gestores e profissionais de saúde

Obrigada !!! Stela dos Santos Souza Thais Gaspar Ferreira Presidente Cosems -Ba Assessora Técnica Cosems -Ba