Algumas considerações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
História em quadrinhos
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
A Reforma Religiosa do século XVI
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica
PERÍODO BARROCO
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
REFORMA E CONTRARREFORMA
A Reforma e a Contrarreforma
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
REFORMA e CONTRARREFORMA
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
FORAM FALSAMENTE ACUSADOS. (INCESTO, CANIBALISMO, ETC).
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
As reformas religiosas
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
RENASCIMENTO PARTE 2.
AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia.
Fontes históricas sobre a
ProlegÔmenos Prof. Márcio Ruben SIGA.
Tempo das Reformas Capítulo 14.
AS REFORMAS RELIGIOSAS NO SÉC. XVI
Barrocos ?.
LITERATURA BRASILEIRA I
PARA JOVENS, SENHORAS E VARÕES
Módulo 31 – Renascimento – Difusão e crise
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Módulo 33 – Reformas Calvinista e Anglicana
Reforma Protestante.
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Renascimento Cultural
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Arcadismo Contexto Histórico.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
A Reforma Protestante.
MARTINHO LUTERO. A ALEMANHA NO SÉCULO XVI Os impostos papais eram opressivos; A administração feita pelos líderes religiosos era corrupta; Suas imensas.
A estética barroca – parte I
Renascimento Cultural
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
A Palavra anunciada e testemunhada
A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI.
A Idade Moderna.
Transcrição da apresentação:

Algumas considerações Barroco Algumas considerações

O Século XVII No século XVII, o ser humano vive em conflito, atormentado por dúvidas existenciais, dividido entre uma postura racional e humanista e uma existência assombrada pela culpa religiosa.

Tensão no mundo da Fé O século XVI, na Europa, foi marcado por uma importante disputa religiosa. Tudo começou em 1517, quando o padre alemão Martinho Lutero divulgou um conjunto de 95 teses em que denunciava a venda do perdão (indulgência plenária) como uma prática corrupta da Igreja Católica.

Martinho Lutero Segundo ele, o único caminho para a salvação pessoal era uma vida regrada, marcada pela religiosidade, pelo arrependimento sincero dos pecados e pela confiança na misericórdia de Deus.

O Poder da Igreja Nessa perspectiva, o poder da Igreja Católica e dos padres diminuía bastante. Se os fiéis não dependiam mais dos padres, dos bispos e cardeais para alcançarem o perdão, por que deveriam se submeter a suas exigências de doações e penitências?

A debandada dos fiéis Em pouco tempo, toda a Alemanha tomou conhecimento das ideias de Lutero, que se espalharam também pelo restante da Europa. Muitos fiéis abandonaram a Igreja Católica para seguir os preceitos luteranos. Martinho Lutero foi excomungado pelo papa Leão X, mas a Reforma Protestante não poderia mais ser contida.

João Calvino Quando João Calvino, um luterano convertido, passou a defender a ideia de que a prosperidade obtida por meio do trabalho era uma manifestação do fator divino, a debandada dos católicos aumentou. Pela primeira vez na história da religião, o lucro passou a ser visto como algo aceitável. Era o impulso que faltava para a burguesia aderir ao protestantismo.

Reação Católica Quase três décadas depois, em 1545, a reação católica, conhecida como Contrarreforma, começou com a instalação do Concílio de Trento para definir medidas que pudessem conter as consequências da Reforma Protestante.

Medidas do Concílio de Trento 1) Ressurgimento do Tribunal do Santo Ofício, também chamado Sagrada Inquisição. Os inquisidores tinham o poder de prender as pessoas acusadas de heresia, confiscar seus bens e condená-las à morte na fogueira.

Medidas do Concílio de Trento: 2) A criação do Índice dos livros proibidos (Index Librorum Proibitorum), uma relação de textos cuja leitura era vetada aos católicos. Ao longo do tempo, o índice colecionou uma série de nomes consagrados. Entre eles, encontram-se Copérnico e Galileu, Descartes, Rousseau, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Sartre. Essa relação só deixou de ser feita na segunda metade do século XX.

Medidas do Concílio de Trento: 3) A criação da Companhia de Jesus pelo padre Inácio de Loyola. Seguindo um modelo militarizado, Loyola via os jesuítas como um grupo de combate à Reforma Protestante. Eles atuaram nas colônias portuguesas e espanholas em território americano.

Movimento cultural Como movimento cultural e artístico, o Barroco se estende do final do século XVI até o início do século XVIII. Começa na Itália e alcança vários países europeus e algumas de suas colônias, como o Brasil.