EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Bem-vindos!.
FACULDADE METROPOLITANA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Dimensão 7 Infra-estrutura física
Redesenho Institucional CORI
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
SÉCULO XX.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Disciplinas do curso 06mar2008
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Diretrizes para os Institutos Federais
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Universidade Federal de Pernambuco
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Curso de Graduação em Gestão Pública
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Como elaborar Memorial e
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Introdução ao Serviço Social
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Concepções em Educação Matemática
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ISABELA BERALDI ESPERANDIO Módulo 1 – Unidade 4 Porto Alegre, RS, Brasil Abril de 2016.
CEFET-RN ESTRUTURA FUNCIONAL UNIDADESEDE GESTÃOSISTÊMICA UNED Zona Norte de Natal UNED Mossoró UNED Ipanguaçu UNED Currais Novos.
Transcrição da apresentação:

EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP Resultados Comissão Própria e Avaliação (CPA) 2005/2006

METODOLOGIA: Questões avaliativas Qual o panorama atual da extensão na PUC/SP Como professores, alunos e funcionários se manifestam frente às atividades de extensão desenvolvidas na dinâmica da vida universitária? As atividades de extensão estão integradas com as de ensino e pesquisa?

Instrumentos avaliativos Questionário para comunidade universitária Roteiro para coleta de informações NOME DA ATIVIDADE NATUREZA DA ATIVIDADE UNIDADE OU SETOR ÁREAS TEMÁTICAS INDICADAS NO CENSO DO MEC PROBLEMA SOCIAL ATENDIDO TOTAL DE PÚBLICO ATENDIDO TIPO DE PÚBLICO ATENDIDO –

I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? Informações 2004 2005 Nº de atividades de extensão 1332 962 Nº de atendidos 462630 3028758 Nº de alunos G-5385 P-369 G- 7251 P-1341 Nº de professores 1667 2115 Nº de funcionários 673 1134

Área Temática 2004 2005 Educação Cultura Saúde Comunicação I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? Abrangência da dimensão Área Temática 2004 2005 Educação Cultura Saúde Comunicação

I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? Abrangência da dimensão Natureza

Demandas sociais atendidas I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? Abrangência da dimensão Demandas sociais atendidas

1) Comunicação e Divulgação Cultural 2) Serviços Comunitários I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? A EXTENSÃO NA DINÂMICA UNIVERSITÁRIA 1) Comunicação e Divulgação Cultural 2) Serviços Comunitários 3) Educação Continuada 4) Prestação de Serviços.

I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? A EXTENSÃO NA DINÂMICA UNIVERSITÁRIA Comunicação e Divulgação Cultural - As atividades associadas à disseminação da produção do conhecimento e à eventos culturais e científicos. Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) Assessoria de Relações institucionais e Internacionais (ARII), Bibliotecas, Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC) Coordenadoria de Vestibulares e Concursos Teatro da Universidade, Católica (TUCA) TV PUC e Videoteca.

I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? A EXTENSÃO NA DINÂMICA UNIVERSITÁRIA 2) Serviços Comunitários - As atividades que se caracterizam como intervenção e prestação de serviços à comunidade. Programas da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC): Setor de Ensino Coordenadoria Geral de Estágio (CGE) Instituto de Estudos Especiais (IEE) Pastoral, Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Port Clínica Psicológica Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns.

Centros Universitários – CCH, CCET, CCJEA, CCMB e CE I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? A EXTENSÃO NA DINÂMICA UNIVERSITÁRIA 3) Educação Continuada – atividades de formação, aperfeiçoamento e especialização COGEAE Centros Universitários – CCH, CCET, CCJEA, CCMB e CE Departamento de Teologia e Ciência da Religião (DTCR) Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT).

Hospital Santa Lucinda Juizado Especial Cível PUC Junior Consultoria. I – QUAL O PANORAMA ATUAL DA EXTENSÃO DA PUC-SP? A EXTENSÃO NA DINÂMICA UNIVERSITÁRIA 4) Prestação de Serviços – subsídios teóricos e metodológicos para a implementação de políticas públicas, na prestação de serviços diretos para o enfrentamento de demandas sociais, éticas e políticas, e para o atendimento de necessidades particulares, tendo sempre como escopo processos de formação. Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC), setor de clínica Hospital Santa Lucinda Juizado Especial Cível PUC Junior Consultoria.

II - Como professores, alunos e funcionários se manifestam frente às atividades de extensão desenvolvidas na dinâmica da vida universitária? Professores - Foi solicitado aos docentes que registrassem três atividades de extensão mais importantes do seu conhecimento. 8% disseram não conhecer atividades de extensão. Esse índice associado aos 51% que não responderam a questão é um indicativo importante para reflexões da universidade.

II - Como professores, alunos e funcionários se manifestam frente às atividades de extensão desenvolvidas na dinâmica da vida universitária?

II - Como professores, alunos e funcionários se manifestam frente às atividades de extensão desenvolvidas na dinâmica da vida universitária? Alunos – manifestação sobre o tipo de atividade acadêmica complementar que participam em seu curso e foram incluídas às atividades: monitoria acadêmica, disciplinas fora da sua grade curricular, estágios e eventos.

II - Como professores, alunos e funcionários se manifestam frente às atividades de extensão desenvolvidas na dinâmica da vida universitária? Funcionários - Os funcionários foram inquiridos sobre o investimento da PUC-SP para seu desenvolvimento profissional. Dentre os itens, constavam atividades de extensão, como cursos, conferências, estágios, freqüência a teatro e programa de desenvolvimento de habilidades de trabalho Cursos específicos – (Nunca 55% Marquês de Paranaguá (MP)) Conferências referentes à minha área de atuação (Nunca 69% (MP) Possibilidades de freqüentar peças teatrais (Nunca 60,7% (MP)) Estágios para conhecimento de novas técnicas (Nunca 65,5% (MP)) Acompanhamento do meu desempenho funcional (Nunca 65,5% (MP)) Programas de desenvolvimento de habilidades de trabalho (Nunca 62,1% (MP)) Bolsas para realização de cursos de graduação e pós-graduação relacionados com a minha área de trabalhos (Nunca % (MP))

III - As atividades de extensão estão integradas com as de pesquisa e ensino? Pesquisa e extensão Professores

III - As atividades de extensão estão integradas com as de ensino e pesquisa? Pesquisa e extensão Alunos

III - As atividades de extensão estão integradas com as de ensino e pesquisa? Ensino e extensão Professores

III - As atividades de extensão estão integradas com as de pesquisa e ensino? Ensino e extensão - Alunos