Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas, Chile

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
Transversalidade dos Direitos Humanos
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
PNEDH e compromisso do Estado
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Profª Maria Cecilia Ziliotto
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Apoio Assessoria de Relações Internacionais - UFPR Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM-UFPR Centro de Estudos em Segurança Pública.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Cultura.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Psicologia e Segurança Pública
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
Centros de Educação em Direitos Humanos
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
REUNIÕES REGIONAIS.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Política Nacional de Educação Ambiental
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-PNEDH: compromisso com a formação do educador

Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas, Chile - 1998 “Incorporarão, nos projetos educativos, dentro do ordenamento jurídico de cada país, objetivos e conteúdos que desenvolvam a cultura democrática em todos os níveis, para a formação de pessoas em valores éticos, condutas solidárias e de probidade. Para isso, será preciso fortalecer a participação de docentes, famílias, estudantes e comunicadores sociais, em sua tarefa de conceber e pôr em prática os projetos que visem a formar cidadãos imbuídos de valores democráticos

A educação é chave para fortalecer as instituições democráticas, promover o desenvolvimento do potencial humano e o alívio da pobreza, e fomentar um maior entendimento entre os povos. Carta Democrática Interamericana (2001)

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS É UM MEIO PROPÍCIO PARA ENCARNAR E RECRIAR VALORES, PORQUE SITUA A DIGNIDADE HUMANA COMO VALOR FUNDANTE DE UMA ÉTICA E UMA MORAL E PORQUE DESDE A VIGÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS SE ARTICULAM OS VALORES DE LIBERDADE, A JUSTIÇA E A IGUALDADE, A DEMOCRACIA, O PLURALISMO E O RESPEITO. ( Abraham Magendzo).

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS É UM DOS INSTRUMENTOS MAIS VALIOSOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS GERAIS DE JUSTIÇA SOCIAL, PAZ E DESENVOLVIMENTO. SUAS DIRETRIZES FUNDAMENTAIS SÃO A APRENDIZAGEM DA TOLERÂNCIA, DA ACEITAÇÃO DO “OUTRO”, DA SOLIDARIEDADE E DA CIDADANIA FUNDADA NA PARTICIPAÇÃO. Jose Tuvilla Rayo).

PNEDH e compromisso do Estado O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é fruto do compromisso do Estado com a garantia dos direitos humanos e de uma construção histórica de setores da sociedade e de especialistas dessa área. o PNEDH resulta de extensa e diversificada articulação institucional envolvendo os governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, organismos internacionais, Instituições de Educação Superior e da sociedade civil organizada.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PNEDH No período de 2003 a 2006 a primeira versão do PNEDH foi divulgada e debatida em Encontros, Seminários, Fóruns em âmbito internacional, nacional, regional e estadual, buscando aperfeiçoar e implementar o PNEDH. Foram realizados Encontros Estaduais, em 26 unidades federadas, para coleta de contribuições da sociedade com vistas ao aperfeiçoamento do PNEDH.

ESTRUTURA DO PNEDH A estrutura do documento atual estabelece concepções, princípios, objetivos, diretrizes, linhas de ação em cinco grandes áreas de atuação: - Educação Básica, Educação Superior, Educação Não-Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança Pública, Educação e Mídia.

Objetivos do PNEDH Fortalecer o Estado Democrático de Direito; Enfatizar o papel dos direitos humanos no desenvolvimento nacional; Contribuir para a efetivação dos compromissos assumidos com relação à educação em direitos humanos no âmbito dos instrumentos e programas internacionais e nacionais. Orientar políticas educacionais direcionadas para a construção de uma cultura de direitos humanos.

Fomentar a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos; Incentivar a criação e o fortalecimento de instituições e organizações nacionais, estaduais e municipais na perspectiva da educação em direitos humanos; Recomendar a cooperação entre poder público (órgãos públicos) e sociedade civil para o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos. Orientar a transversalização da educação em direitos humanos nas políticas públicas; Orientar a elaboração e implementação dos Planos Municipais e Estaduais

EDH NOS SISTEMAS DE ENSINO A EDH é considerada parte integrante do direito à educação; Os DHs devem ser apreendidos pela socialização de conteúdos, através de experiências e devem ser praticados em todos os níveis do sistema escolar e em práticas educativas;

A EDH DEVE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO QUE INCLUI: Conhecimentos e habilidades: fazer conhecer a história e os processos de construção do conhecimento na área dos DHs e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como desenvolver habilidades para aplicá-los no dia-a-dia; Valores, atitudes e comportamentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que sustentem os DH; Ação: desencadear ações para a defesa e promoção dos DH.

Educação e qualificação profissional de professores e outros atores educacionais: promover conhecimento, qualificação e competência para facilitar a aprendizagem e a prática dos DHs nos espaços educativos.

Educação Em D.H. EDH vai além de uma aprendizagem cognitiva; inclui o desenvolvimento social e emocional de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Seu objetivo é desenvolver uma cultura em direitos humanos, do respeito e da preservação do meio ambiente, em que os DHs possam ser praticados e vividos nos diferentes espaços da sociedade.

Educação em D.Hs: compromisso com a formação do educador Elaborar diretrizes orientadoras da formulação de currículos que incorporem os conteúdos dos Direitos Humanos Desenvolver Projeto Político Pedagógico institucional que contemple essa temática e práticas em defesas dos direitos do ser humano, do meio ambiente saudável e da solidariedade planetária. Desenvolver práticas educativas que tenham como eixo orientador o respeito aos Direitos Humanos.

“A educação deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo” (Milton Santos).

COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – PIAUÍ Rua Olavo Bilac, 1148 Centro – Teresina – Piauí. 64001-970 Telefone: (86) 3221-6227 – Ramal 203 E-mail: ceedh_pi@yahoo.com.br ceedhpiaui@hotmail.com http://br.groups.yahoo.com/group/ceedh_pi/

experiências realizadas PROJETO: EDUCAR PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA E PARA OS DIREITOS HUMANOS Formação em Educação em Direitos Humanos Estruturação e fortalecimento do CEEDH-PI Experiências exitosas em Educação em Direitos Humanos experiências realizadas Divulgação das

AVALIAÇÃO DO PROJETO “EDUCAR PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA E PARA OS DIREITOS HUMANOS” ATENDIMENTO AO(S) EIXOS(S) ( x ) Estruturação e fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos ( x ) Formação de profissionais da educação básica e defensores dos Direitos Humanos ( x ) Sistematização de experiências exitosas em Educação em Direitos Humanos ( x ) Divulgação das experiências realizadas através de publicações

AÇÃO I Metas 1 - Realização de 05 Audiências públicas nos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus; 2 - Elaboração e validação do Regimento Interno do Comitê; 3 - Formalização de “Termo de Adesão” para materialização da participação das OGs, ONGs, instituições estaduais para defesa dos DH, outros agentes da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa presentes na audiência pública; 4 - Realização do II Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos.

AÇÃOII Metas 1- Elaboração de um Caderno de Textos sobre Educação em Direitos Humanos que será utilizado nos cursos de capacitação; 2 - Realização de 05 cursos de capacitação em EDH para profissionais da Educação Básica; 3 - Realização de 05 cursos de capacitação para defensores de Direitos Humanos.

Ação III Metas 1 - Realização de pesquisa nos 05 municípios contemplados no projeto no sentido de identificar as experiências exitosas em EDH; 2 - Sistematização das experiências em 05 municípios

Ação IV Metas 1 - Organização e publicação de um livro sobre as experiências exitosas de EDH;Construção, disponibilização e manutenção do link sobre o Comitê no site da UFPI; 2 - Disponibilização virtual dos materiais produzidos durante a realização do projeto.

ATIVIDADES: Articulação Política; Mobilização através de informações repassadas à comunidade; Estímulo ao envolvimento das Entidades nas ações do Comitê; Promoção e participação em Eventos de grande repercussão para divulgar o CEEDH no Piauí e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Visita às Entidades nas mais variadas esferas: federais, estaduais, municipais e sociedade civil com vistas a sensibilização para participação no CEEDH.

Universidade Federal do Piauí Parnaíba – PI 16, 17 e 18 de maio de 2007.

Parnaíba – Capital do Delta

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS É ESSENCIALMENTE A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E DA VIVÊNCIA DOS VALORES DA LIBERDADE, DA JUSTIÇA, DA IGUALDADE, DA SOLIDARIEDADE, DA COOPERAÇÃO, DA TOLERÂNCIA E DA PAZ. PORTANTO, A FORMAÇÃO DESTA CULTURA SIGNIFICA CRIAR, INFLUENCIAR, COMPARTILHAR E CONSOLIDAR MENTALIDADES, COSTUMES, ATITUDES, HÁBITOS E COMPORTAMENTOS QUE DECORREM, TODOS, DAQUELES VALORES ESSENCIAIS CITADOS – OS QUAIS DEVEM SE TRANSFORMAR EM PRÁTICAS. (Maria Vitória Benevides).

A coisa mais linda que existe Torquato Neto Coisa mais linda neste mundo É sair por um segundo E te encontrar por aí E ficar sem compromisso Pra fazer festa ou comício Com você perto de mim.

Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! E tchau!!!!!!